Blog: 7 motivos para o incluir na sua estratégia de conteúdos

Blog: 7 motivos para o incluir na sua estratégia de conteúdos

Qual a utilidade de um blog para uma empresa?

O blog de uma empresa é utilizado para publicar conteúdo relevante e é umas das melhores formas de desenvolver uma forte presença digital para se envolver e comunicar com os seus clientes.

Os blogs são uma forma das empresas direcionarem tráfego para os seus sites de forma orgânica e de atrair potenciais clientes, ao mesmo tempo que trabalha o seu brand awareness e o posicionamento no mercado.

Se ainda tem dúvidas se deve investir em conteúdo, conheça os 7 motivos para incluir o blog na sua empresa:

1. O blog é o lado humano da sua empresa (e as pessoas confiam nele)

O seu blog é o lado humano do seu negócio, onde encontra e define a sua voz e pode comunicar diretamente com o seu público. É a melhor forma de explorar os problemas e preocupações das suas personas e de lhes mostrar que tem conhecimento sobre a sua área de negócio.

Um blog é, no fundo, o que o ajuda diferenciar-se da concorrência e uma das fontes mais confiáveis de informações online.

2. Ter um blog faz da sua empresa especialista

O blog é uma boa maneira da sua empresa afirmar a sua posição no mercado em que atua e ganhar a confiança dos seus seguidores.

Ao fornecer conteúdo que será visto como informação valiosa, irá demonstrar aos seus leitores a experiência, conhecimento e competências que detém sobre determinada área.

3. Conduz tráfego para o seu site

O seu blog dá-lhe a oportunidade de criar conteúdo relevante para os seus (potenciais) clientes. Ao escrever bom conteúdo está a posicionar-se organicamente nos motores de busca e a aumentar as probabilidades de ser encontrado pelo seu target.

Veja o blog com uma coleção em evolução de artigos ricos em informação e soluções para os seus clientes.

Se tem redes sociais como o Facebook, Twitter, LinkedIn, ou outras, use-as para partilhar os artigos, pois vai ajudar a aumentar o tráfego.

4. Melhora o SEO (posicionamento orgânico)

O blog da sua empresa pode ajudá-lo a potenciar o SEO (Search Engine Optimization) do seu negócio e a melhorar automaticamente o posicionamento da sua marca nos motores de busca e no mercado.

Conteúdo novo e relevante ainda é a chave para superar os seus concorrentes nas páginas de resultados do Google.

Construa a sua estratégia de marketing de conteúdo e certifique-se que os artigos são estruturados com todas as regras de SEO necessárias para posicionar os seus artigos organicamente.

Acompanhe os resultados e vá melhorando o posicionamento com o passar do tempo. Isso vai ajudá-lo a chegar ao seu target e fazê-lo subir nas posições dos motores de busca.

5. Um blog mantém as suas redes sociais ativas

Outro grande motivo para incluir um blog na sua estratégia de marketing e conteúdo é a ajuda que este lhe dá com as suas redes sociais, mantendo-as ativas.

Um artigo de blog fomenta a partilha e discussão. Escolha tópicos que acredita que podem ser facilmente partilhados e mostre-os à sua rede.

Certifique-se que os ícones das redes sociais estão bem visíveis nos artigos do seu blog para que seja fácil e intuitivo partilhar.

Use as palavras-chave e encontre hashtags populares para espalhar a palavra no Twitter ou no Instagram. Use a sua personalidade no blog, escreva sobre a sua experiência pessoal, conte histórias ricas e envolventes e destaque-se da multidão – e da sua concorrência.

Uma dica para aumentar as visitas ao blog (e a partilha de artigos): além de incluir os ícones das redes sociais, adicione também um link para o blog na sua assinatura de email.

6. Fortalece a relação com os seus clientes

Além de atrair novos clientes, o seu blog é uma forma de aprofundar a conexão com os seus atuais clientes.

Ao partilhar conteúdos relevantes de forma consistente dá-lhes a oportunidade de conhecerem melhor a sua empresa ou produto, além que que se torna automaticamente numa fonte de informação – e resolução de problemas – fidedigna.

Lembre-se, os consumidores gostam de ser informados e educados.

Além disso, o blog é também uma forma de interagir com os seus leitores e clientes, respondendo às suas questões nas caixas de comentários. Se eles tiverem dúvidas sobre um produto, por exemplo, responda diretamente no blog. Os comentários do seu site duram mais do que uma resposta do Twitter ou publicação no Facebook. Certifique-se que dá uma resposta com forte probabilidade de se manter válida durante muito tempo.

Mais do que esperar por um comentário, promova a ação no seu blogue com Call to Actions (CTA). Torne-o dinâmico. Diga ao seu leitor o que fazer e potencie a comunicação.

7. Constrói a reputação e posicionamento da marca

Um artigo de blog bem escrito ajuda a construir a reputação da sua empresa e a posicioná-la como líder do setor. Publicando tópicos que ressoam no seu mercado está a mostrar a sua expertise, o seu conhecimento e habilidades para seu negócio, serviços ou produtos.

Os seus leitores vão (re)conhecê-lo como a fonte de conhecimento para os produtos, serviços e soluções que desejam. Quanto mais mostrar que está bem informado sobre a área de negócio, mais probabilidades existem dos seus potenciais clientes confiarem em si.

Um blog ajuda a que o seu negócio se torne numa fonte valiosa e credível de informações. Dá-lhe a oportunidade de captar novos clientes antes mesmo de eles terem pensado em procurá-lo. Investir num blog é uma tática inteligente que lhe vai trazer muitos frutos a médio e longo prazo.

Esperamos ter-lhe dado algumas ideias úteis sobre a importância do blog e como este pode potenciar o seu negócio. Se achou o artigo relevante e acha que pode ajudar outras pessoas a alavancar os seus negócios, partilhe-o nas suas redes sociais.

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