CTA: Exemplos de call to action que convertem

Pra quem trabalha com marketing digital, entender o que é, por que utilizar exemplos de call to action e, principalmente, como utilizar um bom CTA é essencial para tornar um texto mais persuasivo e conseguir mais resultados com ele.

Independentemente do objetivo, é fundamental saber utilizar esta técnica a seu favor. Seja para gerar mais tráfego para o site, para aumentar as interações nas redes sociais ou para aumentar o volume de vendas.

Eis alguns exemplos de call to action que vê em toda a parte, mas que nem dá conta: visite a nossa loja, faça download do ebook, clique para saber mais, entre muitos outros.

Saiba no ponto seguinte o que significa CTA.

O que é um CTA (Call to Action)?

Cta, Call to Action ou Chamada para Ação é uma forma não intrusiva de fazer com que os seus seguidores interajam com o conteúdo que publica, seja através de comentários, partilhas, identificações, etc.

Um call to action pode ser colocado em artigos de bloglanding pages e pode também ser utilizado no email marketing com o objetivo de deixar bem claro ao lead qual a ação que deve seguir.

É uma das principais ferramentas de marketing digital para a conversão de leads.

No entanto, não serve apenas para aumentar o volume de vendas. Serve também para incentivar outras ações importantes, como por exemplo, fazer o download de ficheiros ou subscrever uma newsletter.

Qual a importância de um call to action?

Um call to action é importante para que consiga direcionar os utilizadores a fazer exatamente o que precisa que façam. O CTA vai servir como o impulso final para que as pessoas tomem aquela ação necessária para alcançar um objetivo.

E o call to action tem um papel importante nesse caminho pra que o lead vá avançando entre essas etapas. Cada “Clique e saiba mais” ou “Aceda e faça o download” é o impulso que precisa para tomar o próximo passo que planeou e aumentar as taxas de conversão.

Posto isto, um call to action é certamente um dos pontos mais importantes em qualquer comunicação de marketing de uma empresa.

Simples e direto, é capaz de eliminar obstáculos na jornada de compra e levar o lead à próxima etapa do funil de vendas. Para que isso aconteça, é necessário que utilize os melhores exemplos de call to action e que sejam o mais atrativos possível, para que chame à atenção.

É por isto que, no Marketing de Conteúdo, o CTA está presente em todo o processo, auxiliando em cada etapa do funil de vendas, desde a primeira visita até ao momento em que o lead se torna efetivamente cliente.

Por exemplo, se o visitante ainda estiver no topo do funil de vendas, ainda não sabe muito bem o que deve fazer para resolver um problema.

Neste caso, vai precisar de um incentivo para que tome uma decisão. É aí que o CTA entra para ajudá-lo a seguir os próximos passos, até que chegue ao fundo do funil de vendas.

O Call to Action tem esta função de explicar qual o caminho a percorrer até encontrar a informação desejada. Eis um exemplo prático.

Se um utilizador procura um orçamento sobre um produto, é importante que o botão disponibilizado abaixo do formulário de contato utilize expressões, como “Solicite um orçamento”.

Quanto mais claro o CTA, maior é a taxa de conversão.

O que fazer para criar um Call to Action que converte?

Não basta criar um CTA com um texto aliciante e simplesmente colocá-lo em qualquer lugar.

Por vezes um CTA acaba por se perder no meio de uma página de conteúdo disperso, prejudicando os resultados.

Posto isto, confira 9 dicas para criar bons exemplos de call to action e aumentar as conversões:

1. Atenção ao contraste de cores

O CTA precisa de ser chamativo. Segundo dados estatísticos, exemplos de call to action laranja aumentam cerca de 33% a taxa de conversão. Portanto, para o utilizador reparar no CTA principal, é necessário que esteja visível e se destaque do restante conteúdo.

Usar uma cor que contraste com os outros elementos da página pode ser uma boa forma de garantir a atenção para o CTA.

2. O benefício tem de estar em destaque

Ao invés de utilizar um exemplos de call to action, como “clica aqui” ou “inscreve-te aqui”, opta por algo mais específico, como “faz Download do teu E-book” ou “solicita o teu orçamento”.

Assim, reforça-se o benefício da ação para o utilizador e tudo fica mais claro, para que não restem dúvidas.

3. Sê claro e objetivo

Deve indicar de forma direta a ação que é esperada que o visitante faça. Dê preferência a frases curtas, com duas ou três palavras no máximo.

4. Utilize o senso de urgência

Uma página pode ter distrações para os visitantes. Por isso, utilizar o senso de urgência para demonstrar que a oferta está disponível por tempo limitado, faz com que o leitor sinta medo de perder a oportunidade e entenda que tem um prazo para aproveitar as vantagens da oferta.

Isto impulsiona o visitante a agir de imediato.

Exemplos de CTA:

1. Página que promove um desconto relâmpago:

  • Clique aqui e garanta o seu desconto.

2. Página que anuncia as últimas unidades de um produto:

  • Reserve o seu agora!
  • Clique aqui e reserve o seu.

5. Atenção ao posicionamento do CTA

Posicione o CTA num lugar visível, para onde o olhar do utilizador vá naturalmente. O design certo pode fazer toda a diferença nas taxas de conversão.

6. Faça testes A/B

Para otimizar ainda mais os resultados, aposte nos testes A/B, ou seja, faça pequenas mudanças de layout ou conteúdo e compare com a versão original para entender qual tem melhor desempenho.

Com vários testes específicos, é possível perceber mais facilmente o que deve mudar para chegar ao CTA ideal.

7. Escolha como escrever

Utilize verbos no imperativo. Esta conjugação ajuda a melhorar as conversões, já que foi feita justamente para induzir à ação.

Exemplos de CTA:

  • Compre;
  • Reserve;
  • Clique;
  • Confira;
  • Aproveite.

Escrever na primeira pessoa é também uma forma eficiente de chamar à atenção.

Exemplos de CTA:

  • Quero aproveitar o desconto!
  • Quero subscrever a newsletter.

Outra conjugação muito utilizada é o infinitivo. Este tipo de CTA indica qual será a ação realizada ao clicar no link, sendo clara e direta.

Exemplos de CTA:

  • Comprar;
  • Fazer download.

Flare Content - Instagram

Exemplos de Call to Action de sucesso

Para que possa entender melhor como devemos utilizar cada tipo de CTA, eis alguns exemplos de call to action para saber como deve estruturar o seu:

Exemplos de call to action para subscrever a newsletter:

Quando uma pessoa subscreve uma newsletter, é porque está realmente interessada no conteúdo. Isto faz com que o utilizador avance inconscientemente para a próxima etapa do funil de vendas.

E qual é afinal a vantagem deste tipo de CTA para as estratégias de marketing de conteúdo? Quando tem a oportunidade de enviar mensagens diretamente para a caixa de entrada, também ganha a oportunidade de:

  • Aumentar o engagement;
  • Aumentar o número de visitas ao site;
  • Aumentar a taxa de partilha dos conteúdos nas redes sociais;
  • Gerar novas leads.

Exemplo:

  • Subscreva a nossa newsletter e fica a par de todas as novidades!

Exemplos de call to action para fazer download:

Ao fazer download de um ficheiro, consegue transmitir às pessoas que é uma autoridade naquele assunto e acaba por fortalecer a relação com potenciais clientes.

Exemplo:

  • Descarregue o ebook gratuitamente e aproveite as nossas dicas para melhorar os seus resultados.

Exemplos de call to action para seguir nas redes sociais:

O objetivo deste tipo de CTA é bastante óbvio: convidar os utilizadores que visitam o seu website a também seguir a marca nas redes sociais.

Acaba por ser uma excelente forma de aumentar o tráfego e a notoriedade da marca.

Exemplo:

  • Gostou deste post? Siga-nos nas redes sociais.

Exemplos de call to action para vídeos:

  • Assista o vídeo completo para saber mais;
  • Assista agora.

Exemplos de call to action para carrossel:

  1. Arrasta para o lado;
  2. Arraste para o lado pra entender melhor.

Exemplos de call to action para gerar tráfego:

  1. Clique no link na nossa bio!
  2. Arraste para cima e confira;
  3. Aceda ao link e saiba mais.

Exemplos de call to action para conversão:

  1. Compre agora;
  2. Clique e faça o download;
  3. Baixe gratuitamente;
  4. Clique e faça a sua reserva;
  5. Garanta a sua vaga.

É importante que tenha sempre um CTA, dado que a sua empresa só tem a beneficiar com isto.

Precisa de ajuda para criar call to action impossíveis de ignorar? Fale connosco.

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