Infográfico simples: O que é e como criar o modelo ideal

Infográfico simples: O que é e como criar o modelo ideal

Uma das formas de melhor transmitir informação é através da imagem. A expressão “uma imagem vale mais do que mil palavras” é um bom resumo desta evidência e o infográfico simples é um dos meios mais eficazes para atingir este objetivo. De acordo com dados estatísticos, as pessoas lembram-se de cerca de 65% da informação se for exibida através de recursos visuais. Quando a informação é apresentada verbalmente, as pessoas só se lembram de 10% daquilo que ouvem.

Infográfico definição

Infográfico é uma representação visual, cujo principal objetivo é transmitir informações através do uso de imagens, vídeos, diagramas e elementos visuais gráficos. Geralmente, o infográfico acompanha um texto, funcionando como um resumo didático e simples do conteúdo escrito, ou seja,  é uma ferramenta eficaz para apresentar dados e explicar questões complexas da forma mais clara e objetiva possível. De acordo com um estudo, as taxas de leitores são 80% mais altas quando o conteúdo contém recursos visuais, como por exemplo, tabelas, gráficos e imagens.

Por juntar texto e imagens, o infográfico atua em duas zonas distintas do cérebro humano: o lado direito, responsável por compreender e interpretar figuras e o lado esquerdo, que se foca na escrita e no raciocínio lógico. Assim, os infográficos acabam por simplificar a interpretação dos conteúdos, dado que as duas áreas do cérebro atuam em conjunto. No entanto, é de realçar que cerca de 50% das informações transmitidas ao cérebro são visuais.

Por que deve investir em infográficos?

Um dos melhores exemplos é o infográfico simples, mas quanto mais criativos forem, mais eficazes serão, visto que atraem mais a atenção dos utilizadores e não os deixam abandonar sem que antes vejam o conteúdo. Adicionalmente, os recursos visuais estão associados a uma melhor aprendizagem. Um estudo mostrou um aumento de 78% na aprendizagem e retenção das informações.

Se quer investir numa estratégia digital para a sua empresa, mas não definiu ainda o que fazer, esteja ciente de que optar por criar um infográfico é uma alternativa mais do que interessante. Segundo estatísticas, os infográficos estão mais aptos a ser lidos do que os textos corridos. Prova disto, segundo dados estatísticos, os utilizadores gastam 10% mais tempo a olhar para imagens, do que a ler texto.

infográfico simples: por que utilizar

Como criar um infográfico

Ao investir em infográficos, o ponto chave é a simplicidade, dado que os infográficos são ótimas ferramentas para assimilar informação mais rapidamente e causar maior impacto ao utilizador.

1. Organize as informações

Sempre que se produz conteúdo, independente do formato, é fundamental organizar as ideias e garantir que o conteúdo é relevante e que funciona realmente para o leitor. Depois disto, é altura de dar forma ao infográfico e fazer o esboço.

2. Defina o tema do infográfico

Vai investir num infográfico para gerar tráfego para o seu site? Então deve definir como vai fazê-lo:

  • Qual o assunto do conteúdo?
  • Qual será o tema abordado?
  • Quais serão as fontes de informação?

Não adianta criar um infográfico sem definir anteriormente estes aspetos. Caso contrário, vai perder tempo e, como se costuma dizer, tempo é dinheiro.

Então, para definir o tema do conteúdo precisa de conhecer as dores do seu público e mostrar a solução para os seus problemas.

Quando conhece a sua persona, é possível criar um conteúdo mais assertivo.

3. Determine a ordem das informações

Um infográfico precisa de ser objetivo e relevante para ser atraente para os utilizadores, portanto, é imprescindível que seja avaliada a forma e a ordem, com que cada informação será passada.

A organização começa na fase das ideias. Separe as ideias que fazem mais sentido para o projeto. Quanto mais as ideias estiverem agrupadas e organizadas, melhor.

A ordem de apresentação ajuda a tornar claro o processo responsável pela criação de um bom infográfico.

4. Crie um design atrativo

É o design que vai conduzir ou não à leitura do infográfico. Portanto:

  • Seja criativo na escolha das fontes utilizadas nos títulos, sub-títulos e texto;
  • O infográfico deve ter dados com percentagens e utilizar cores e fontes de modelos e tamanhos diferentes. O uso de cores em elementos visuais está associado a um aumento de 80% nos níveis de motivação quando se trata de ler conteúdo.

5. Acrescente um CTA 

O objetivo dos infográficos é gerar conversões ou gerar valor para uma marca. Seja qual for o objetivo, é indispensável que o CTA esteja alinhado e a apontar diretamente para este objetivo nítido e claro.

Vantagens da utilização de infográficos

Os infográficos têm o poder de apresentar dados complexos de maneira concisa e altamente visual. Eis as principais vantagens do infográfico simples:

infográfico simples: vantagens

infográfico simples: vantagens

Agora já conhece alguns dos motivos pelos quais esta disposição de informação é tão útil e apelativa. Já implementou os infográficos na sua estratégia? Do que está à espera?

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