Quer internacionalizar a sua empresa? Agora pode ser mais fácil, através da medida de apoio à Internacionalização via e-commerce do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Continue a ler para saber tudo.
O Que é a Internacionalização via E-Commerce?
A Internacionalização via E-commerce é um incentivo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem como objetivo principal dinamizar as exportações online de produtos e serviços portugueses.
Esta medida do Governo foi desenvolvida para apoiar o desenvolvimento de serviços de apoio aos processos de internacionalização de pequenas e médias empresas (PME) portuguesas através do comércio eletrónico.
Quem é a AICEP?
A AICEP é a agência responsável pelo acolhimento de projetos de investimento, de origem nacional ou estrangeira, em Portugal.
É também a entidade que acompanha as etapas do projeto e dá aconselhamento e informação especializada às necessidades dos clientes.
Quem Pode Beneficiar Da Internacionalização Via E -Commerce?
Quem pode beneficiar do apoio à Internacionalização via E-commerce são as Pequenas e Médias Empresas (PME’s) portuguesas que pretendem iniciar ou reforçar a sua presença online internacional através dos canais de comércio eletrónico.
Quais são as Datas de Candidatura à Internacionalização via E-Commerce?
O período de candidaturas decorre de acordo com as seguintes fases:
- Fase 1: de 24/08/2023 até 15/09/2023, exclusivamente para os candidatos que efetuaram o Diagnóstico entre 24 de agosto de 2022 e 30 de junho de 2023.
- Fase 2: 16/09/2023 até 20/10/2023, para os restantes candidatos, com Diagnóstico realizado entre 24 de Agosto de 2022 ou posterior.
Qual é a Forma e Taxa de Financiamento do Apoio à Internacionalização via E-commerce?
A medida de apoio à Internacionalização via E-commerce é um incentivo não reembolsável, calculado a uma taxa de financiamento de 50% sobre as despesas elegíveis.
Os limites mínimos e máximos para despesas elegíveis são:
- Tipologias Novas Exportadoras de 10.000€ a 25.000€;
- Tipologias Mais Mercados de 25.000€ a 85.000€.
Quais São as Condições de Acesso à Internacionalização via E-Commerce?
As condições de acesso exigidas à Internacionalização via E-commerce são as seguintes:
- Realização prévia e obrigatória de um Diagnóstico de e-commerce. Diagnóstico realizado previamente, avaliado pelo AICEP, e com pontuação mínima superior a 20 pontos para garantir que a empresa reúne as condições de acesso.
- Apresentação de um Plano detalhado de E-commerce Internacional.
- Ter situação líquida positiva no exercício fiscal completo no ano anterior. O beneficiário final deverá ter a sua situação líquida positiva no exercício fiscal completo anterior ao ano da candidatura, sendo obrigatória a submissão da Informação Empresarial Simplificada (IES) relativa a esse ano.
- Demonstrar capacidade de financiamento do projeto
Qual é o Valor da Dotação do Aviso à Internacionalização via E-Commerce?
A dotação total destinada ao apoio à Internacionalização via E-commerce é de 12 milhões de Euros, sendo 6 milhões destinados a cada uma das diferentes fases do concurso.
Que Tipologias de Projetos são Abrangidas pela Internacionalização via E-Commerce?
As tipologias abrangidas pelo incentivo à Internacionalização via E-commerce são:
- Novas Exportadoras
- Mais Mercados
O que são as tipologias “Novos Exportadores” e “Mais Mercados”?
A tipologia “Mais Mercados” enquadra os projetos de Internacionalização das PME que demonstram melhores condições para promover o alargamento e a diversificação de mercados de exportação através de canais digitais. Este perfil é traduzido numa pontuação final igual ou superior a 75 pontos obtida no resultado do Diagnóstico E-Commerce realizado e apresentado em sede de candidatura.
A tipologia “Novas Exportadoras” enquadra os projetos de Internacionalização das PME que tenham obtido uma pontuação final igual ou superior a 20 pontos e inferior a 75 pontos no resultado do Diagnóstico E-commerce realizado e apresentado em sede de candidatura.
Qual é a Distribuição da Dotação Indicativa do Fundo a Conceder por Tipologia?
A dotação indicativa do fundo Internacionalização via E-commerce, a conceder por tipologia é:
- 4,5 milhões para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras”;
- 1,5 milhões para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados”.
Quais São as Despesas Elegíveis pela Internacionalização Via E-Commerce?
- Equipamento e software diretamente relacionados com a implementação do projeto;
- User-Centered Design (UX) — Desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
- Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;
- Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;
- Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA) — Melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
- Social Media Marketing — Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
- Content Marketing — Criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
- Display Advertising — Colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
- Mobile Marketing — Tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
- Business Inteligence e Web Analytics — Recolha, tratamento, análise e visualização de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão;
- Outras despesas que provem ser estritamente necessárias para o desenvolvimento do projeto.
Apoio à Internacionalização via E-Commerce: Passo A Passo
Realizar Diagnóstico De E-Commerce
Antes da submissão da candidatura, a PME deve realizar o seu Diagnóstico de E-commerce no website Portugal Exporta.
O resultado da avaliação define a tipologia da candidatura a submeter: Novas Exportadoras ou Mais Mercados.
As sugestões fornecidas neste diagnóstico também têm como objetivo dar orientações para a criação de um plano de comércio eletrónico internacional detalhado que servirá como base para a apresentação da candidatura.
Desenvolver Um Plano De E-Commerce Internacional
Para apoiar a sua candidatura, a empresa deve preparar um plano pormenorizado de E-Commerce Internacional. Este plano deve estar em conformidade com a estrutura e os critérios definidos no Anexo I do Aviso de Abertura de Concurso n.º 14/C16-i02/2023.
As pequenas e médias empresas (PME) que estão a concorrer têm a opção de apresentar o seu plano de forma independente ou podem solicitar assistência à AICEP para a elaboração de um plano personalizado. Isso pode ser feito através do registo na plataforma MY AICEP e a iniciativa de um Plano de Ação para Exportação através do Comércio Eletrónico.
Submeter a Candidatura Através De Formulário Eletrónico
A apresentação das candidaturas é realizada através de formulário eletrónico, que ficou disponível a partir de 28 de agosto de 2023 e cujo acesso pode ser feito através da página eletrónica do IAPMEI e/ou da AICEP.
A empresa PME terá de submeter o Diagnóstico de E-Commerce fornecido pela AICEP, anexado à candidatura, bem como o seu Plano de E-Commerce Internacional.
A empresa deve assinalar, no formulário de candidatura, a tipologia de projeto a que se está a candidatar, Novos Exportadores ou Mais Mercados, em resultado da avaliação obtida no seu Diagnóstico de E-Commerce.
Antes de realizar uma candidatura, a empresa deve ler atentamente a legislação de suporte da medida e o estipulado no aviso de abertura de concurso.
Diagnóstico E-Commerce: O Que é?
O Diagnóstico E-Commerce da AICEP permite-lhe avaliar a preparação da sua empresa para o comércio eletrónico nas componentes Produto, Tecnologia, Recursos Humanos, Marketing, Regulamentação. No fim do formulário tem acesso à pontuação global da preparação da sua empresa para o e-commerce, numa escala de 0 a 100%.
É Preciso um Diagnóstico do E-Commerce. Onde Posso Fazer?
A AICEP desenvolveu um diagnóstico que permite avaliar o grau de preparação da sua empresa para o e-commerce e ainda aceder a recomendações adequadas a cada caso.
Com este diagnóstico ficará a conhecer as áreas em que a sua empresa já está preparada e o que precisa de melhorar. O Diagnóstico de E-Commerce está disponível aqui e é feito online.
O Que Acontece a Seguir?
Depois de submetida a candidatura, esta é analisada pela AICEP, EPE, designada Entidade Gestora da Medida de «Internacionalização via E-commerce» nos termos do Despacho n.º 12619/2021, de 27 de dezembro.
A decisão sobre o financiamento dos projetos é tomada pelo IAPMEI dentro de um prazo de 90 dias úteis, que começa a contar desde a data de submissão de candidatura. O prazo é suspendido sempre que forem requeridos à PME candidata quaisquer esclarecimentos, informações ou documentos. Note-se que esta suspensão, só pode acontecer uma vez.
A não apresentação pela PME candidata dos elementos solicitados, no prazo de 10 dias úteis, significará a desistência da candidatura.
Os candidatos têm o direito de ser ouvidos, durante o processo, nos termos legais, sendo concedido um prazo máximo de 10 dias úteis para a PME se pronunciar, contados a partir da notificação da decisão.
A decisão final é dada pelo IAPMEI no prazo máximo de 40 dias úteis a contar da data da apresentação da alegação.
O IAPMEI notifica os candidatos da decisão final no prazo máximo de 5 dias úteis, a contar da data de decisão.
Como Analisar os Resultados?
Para analisar os resultados do projeto são considerados um ou mais dos seguintes indicadores:
- Criação de loja própria online;
- N.º de novos serviços e/ou funcionalidades introduzidas em loja própria online;
- N.º de novas adesões a marketplaces;
- N.º de mercados abrangidos no âmbito das ações de marketing digital.
Como a Flare Content pode Ajudar?
Na Flare Content temos uma equipa de profissionais empenhados a atingir bons resultados, dedicados e atentos às necessidades do seu negócio.
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- Written by: flarecon
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