Comprar seguidores no Instagram: 7 Razões para não o fazer

Comprar seguidores no Instagram: 7 Razões para não o fazer

É comum, as pessoas acreditarem na ideia de que ter muitos seguidores no perfil é sinónimo de credibilidade e mais confiança no processo de compra. No caso dos seguidores certos, isto é verdade, mas a questão é outra no que toca à compra de seguidores. Muitos caem na tentação de comprar seguidores, por à partida ser uma solução barata, simples e capaz de atingir resultados positivos aparentemente imediatos. Mas acaba por se tornar precisamente o contrário. Tem um custo elevado, traz consigo perfis falsos que não estão interessados no seu conteúdo, nem naquilo que vende.

Como posso obter resultados positivos sem comprar seguidores?

Antes de mais, é importante saber que sim é possível ser bem sucedido e ter poucos seguidores. Como se costuma dizer: menos é mais. Mas porquê? É simples. É preferível ter poucos seguidores, mas que sejam os certos, do que ter muitos seguidores que não se interessam pelo que vende, nem que sabem da sua existência. Para além disto, é importante ter consciência de que ao comprar seguidores, muitas contas que irão seguir o seu perfil, serão falsas. Isto traduz-se em perda de tempo e dinheiro.

Investir dinheiro em seguidores no Instagram não é definitivamente a melhor estratégia, nem a melhor forma de começar um negócio online. Confira 7 motivos que provam que comprar seguidores no Instagram afeta negativamente a sua marca.

1. Engagement reduzido

Quando se compra seguidores, a tendência é ter contas falsas como seguidores. É muito comum ver contas com mais de 10 mil seguidores e no final perceber que têm uma média de 50 likes. Isto acontece porque estes perfis falsos não vão interagir com a sua marca e isto resultará numa péssima taxa de engagement para o seu perfil. Tantos seguidores falsos não têm qualquer valor, já que esses seguidores não interagem com a marca. São apenas números.

A taxa média de engagement para um post de uma conta empresarial no Instagram é de cerca de 0.91%. Ao comprar seguidores falsos no Instagram, está apenas a angariar seguidores para o seu perfil, mas sem qualquer interação, ou seja, o seu perfil dificilmente receberá comentários e likes nas publicações, perdendo relevância e ficando cada vez mais para trás no feed.

engagement redes sociais

2. Falsos seguidores não se tornarão leads qualificados

Apesar da popularidade ainda ser importante para uma marca, o principal motivo para as empresas se preocuparem tanto com o engagement nas redes sociais ainda é o mesmo: aumentar as vendas. Cerca de 60% dos utilizadores descobrem novos produtos no Instagram. Afinal, a popularidade tem como objetivo final fazer com que os consumidores confiem numa marca e comprem mais.

É a mesma coisa quando coleciona leads não qualificados, que acompanham a sua marca, mas não têm interesse em adquirir o produto. No caso dos perfis falsos, estarão apenas a fazer volume e não vão de todo contribuir para o aumento do volume de vendas.

3. Perda de relevância

O algoritmo do Instagram está cada vez mais inteligente e é frequentemente atualizado com o objetivo de oferecer a melhor experiência possível ao utilizador. Agora, o Instagram entrega os seus conteúdos para os seguidores conforme a sua relevância para eles. Se os utilizadores gostam, comentam, salvam ou enviam para amigos, o post é entregue para mais pessoas e contribui para aumentar a relevância do perfil como um todo, mas se a maioria dos seguidores não for real, eles não interagem.

Posto isto, a entrega do conteúdo está diretamente relacionada com a sua relevância. Se grande parte dos seguidores são falsos, a sua relevância será menor e o Instagram não se encarregará de dar destaque à publicação. Como resultado, terá cada vez menos interações e alcançará um menor número de seguidores.

4. Penalizações

Quem utiliza bots (aplicação que simula uma atividade humana na internet) para comprar seguidores está a infringir os termos de utilização do Instagram. Por isso, o seu algoritmo é programado para eliminar perfis falsos e contas que possuem um grande número de seguidores. Em caso de identificação destas contas, estão sujeitas à exclusão permanentemente do Instagram e assim perderá o seu perfil e tudo aquilo que estiver relacionado a ele, como posts, comentários e todos os seguidores, sejam eles falsos ou reais.

5. Perda de credibilidade

Ter um elevado número de seguidores e pouca interação pode ser visto como um perfil sem credibilidade. E, sem credibilidade, é mais difícil alcançar bons resultados. Os bots contribuem para a perda da credibilidade da sua marca, já que deixam comentários automáticos e são percetivelmente falsos. Quem confia numa empresa que quer enganar o seu público com falsas interações?

conteúdo sem conversão

6. Risco de segurança para os seguidores reais

Assim que comprar falsos seguidores, podem ter acesso à sua lista de seguidores, incluindo os verdadeiros seguidores. Isto significa que, ao colocar bots para aumentar os seus números, acabará por fazer com que as pessoas que realmente seguem o seu conteúdo sejam alvos de spam, vírus e tentativas de roubo de dados.

7. Investimento sem retorno

Comprar seguidores é desperdiçar dinheiro que podia ser investido em conteúdo de qualidade e anúncios para que a sua loja fosse mais facilmente encontrada pelo público que realmente se interessa pelo seu negócio.

Pare de comprar seguidores falsos no Instagram

Criar um perfil com base numa mentira apenas para tentar impressionar os concorrentes é desnecessário para o seu negócio. Percebe agora como é prejudicial comprar seguidores para o Instagram? Além de ser eticamente reprovável, pode sofrer uma penalização, perder credibilidade e prejudicar os resultados da sua marca.

Com as razões que enumeramos neste artigo, é óbvio que a nossa última recomendação é que pare o quanto antes de comprar seguidores no Instagram! Para fazer o seu perfil crescer de forma orgânica, crie uma estratégia sólida com conteúdo relevante, seja consistente nas publicações e interaja o máximo possível com os seus seguidores.

No Comments

Post A Comment