Importância das redes sociais para os pequenos negócios

Importância das redes sociais para os pequenos negócios

Quando o assunto é marketing digital, as redes sociais estão entre as ferramentas fundamentais de uma estratégia efetiva para alavancar os negócios e ter contacto direto com os clientes e consumidores. E não é para menos. De acordo com dados estatísticos, 43.9% dos utilizadores consomem conteúdo online disponível em redes sociais, sites ou blogs. Tal número comprova a importância de promover um negócio nas redes sociais, seja ele um pequeno ou grande negócio, a partir de conteúdos que promovam interações e partilhas.

Um negócio presente nas redes sociais, consegue captar novos clientes e conquistar novos mercados, aumentando não só o volume de vendas, mas também ganhando autoridade perante a concorrência.

Por que deve investir nas redes sociais?

importância das redes sociais para pequenos negócios

1. Visibilidade

Através das redes sociais pode investir em anúncios pagos e fazer com que as suas publicações cheguem a um grande número de pessoas que possam ter interesse pelo seu produto ou serviço. E isto de uma forma rápida, simples e segmentada, já que a maioria das redes sociais permite personalizar o público a ser atingido conforme a localização, idade e outros fatores.

2. Maior interação e proximidade com os clientes

No que diz respeito à imagem do negócio, não resta dúvidas de que a presença nas redes sociais é essencial para fortalecer a relação com os clientes e também uma forma de conhecer as particularidades dos clientes, identificando as suas necessidades, hábitos, desejos e comportamentos.

Para além de aumentar a visibilidade, através das redes sociais é possível conhecer a opinião real dos clientes e construir uma relação de maior proximidade com eles. Esse tipo de informação pode ser utilizada para adequar as estratégias de conteúdo e criar um ambiente mais favorável ao diálogo direto. Esta é uma das razões pelas quais as empresas estão a investir cada vez mais em ferramentas de comunicação eficientes e diretas para que o atendimento ao cliente seja o mais personalizado possível, de forma a fazê-lo sentir valorizado.

3. Posicionamento da marca 

Uma presença ativa nas redes sociais ajuda a empresa a reforçar a sua presença num mercado cada vez mais competitivo e em constante mudança, melhorando o posicionamento orgânico na internet. A forma como a marca se posiciona nas redes sociais influencia totalmente a perceção dos consumidores em relação à marca, por isso é importante criar estratégias para garantir uma boa imagem e reputação.

4. Tráfego para outros canais 

As redes sociais também servem como fonte de tráfego para outros canais da marca, como por exemplo, site, blog, landing pages, o que faz com que,  consequentemente, aumente as taxas de conversão. Isto só acontece quando as plataformas são usadas de forma inteligente, aliadas a outras estratégias de marketing digital.

5. Segmentação

O investimento nas redes sociais é fundamental em qualquer estratégia de marketing.  Uma das grandes vantagens é a capacidade de segmentação que estas plataformas oferecem. Uma segmentação efetiva, divisão do nosso mercado em vários segmentos com base em determinadas características tal como idade, interesses, localização geográfica, etc., é uma mais valia que nenhuma estratégia de marketing deve ignorar. Utilizando esta ferramenta as empresas podem ter uma comunicação mais efetiva com os seus públicos alvos o que trará varias vantagens tais como, aumento da lealdade dos seus consumidores, aumento de market share e da notoriedade da sua marca.

6. Análise de resultados

Quando as empresas investem em estratégias de marketing, uma das grandes questões que se faz é: “como posso medir o sucesso das campanhas?”. Entretanto, quando se está no ambiente das redes sociais, isso deixa de ser um problema.

Tudo o que é feito por uma marca no ambiente online pode ser medido de forma prática e objetiva. É possível, por exemplo, entender o comportamento dos seguidores, os horários de maior interação, a faixa etária e a localização dos utilizadores que mais visitam a página. Com todos estes dados em mãos, é possível desenvolver as melhores estratégias para alcançar cada objetivo traçado.

7. Tendências

Já deve ter percebido que o conteúdo que oferece ao público é muito importante. E essa é exatamente uma das principais tendências para os próximos tempos: criar conteúdo cada vez mais interessante e relevante. No entanto, este é um meio que evolui rapidamente e não basta estar presente, é fundamental produzir conteúdo relevante.

Agora que já conhece a importância das redes sociais para o seu negócio, está na hora de passar a teoria para a prática e procurar obter os melhores resultados possíveis.

E agora, já está convencido da importância das redes sociais e do quão fundamentais são para o seu negócio? Se a sua empresa ainda não possui uma estratégia para as redes sociais, fale connosco.

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