Quando o assunto é marketing digital, a comunicação nas redes sociais está entre as ferramentas fundamentais de uma estratégia para alavancar os negócios e ter contacto direto com os clientes e o público-alvo. Leia o artigo e descubra a importância das redes sociais para as empresas.
Qual a importância das redes sociais para as empresas?
Um negócio presente nas redes sociais, consegue captar novos clientes e conquistar novos mercados, aumentando não só o volume de vendas, mas também ganhando autoridade perante a concorrência.
Por que deve investir nas redes sociais?
De acordo com dados estatísticos da Global Overview Report, 9 em cada 10 marcas utiliza pelo menos uma rede social para promover a sua empresa.
Este número comprova a importância das redes sociais para as empresas, quer tenha um pequeno ou grande negócio, a partir de conteúdos que promovam interações e partilhas.
1. Visibilidade
Através das redes sociais pode investir em anúncios pagos e fazer com que as suas publicações cheguem a um grande número de pessoas que podem ter interesse pelo seu produto ou serviço.
E isto de uma forma rápida, simples e segmentada, já que a maioria das redes sociais permite personalizar o público a ser atingido conforme a localização, idade e outros fatores.
2. Maior interação e proximidade com os clientes
No que diz respeito à imagem do negócio, não resta dúvidas de que a presença nas redes sociais é essencial para fortalecer a relação com os clientes e também uma forma de conhecer as particularidades dos clientes, identificando as suas necessidades, hábitos, desejos e comportamentos.
Para além de aumentar a visibilidade, através das redes sociais é possível conhecer a opinião real dos clientes e construir uma relação de maior proximidade com eles.
Este tipo de informação pode ser utilizada para adequar as estratégias de conteúdo e criar um ambiente mais favorável ao diálogo direto.
Esta é uma das razões pelas quais as empresas estão a investir cada vez mais em ferramentas de comunicação eficientes e diretas para que o atendimento ao cliente seja o mais personalizado possível, fazendo-o sentir valorizado.
3. Posicionamento da marca
Uma presença ativa nas redes sociais ajuda a empresa a reforçar a presença num mercado cada vez mais competitivo e em constante mudança, melhorando o posicionamento orgânico na internet e, consequentemente, o posicionamento de marca.
A forma como a marca se posiciona nas redes sociais influencia totalmente a perceção dos consumidores em relação à marca, por isso é importante criar estratégias para garantir uma boa imagem e reputação.
4. Tráfego para outros canais
As redes sociais também servem como fonte de tráfego para outros canais da marca, como o site, o blog, as landing pages, ou através de tráfego pago, o que faz com que, consequentemente, aumente as taxas de conversão.
Isto só acontece quando as plataformas são usadas de forma inteligente, aliadas a outras estratégias de marketing digital.
5. Segmentação
O investimento nas redes sociais é fundamental em qualquer estratégia de marketing. Uma das grandes vantagens é a capacidade de segmentação que estas plataformas oferecem.
Uma segmentação efetiva, divisão do nosso mercado em vários segmentos com base em determinadas características como a idade, os interesses e a localização geográfica são uma mais valia que nenhuma estratégia de marketing deve ignorar.
Utilizando esta ferramenta, as empresas podem ter uma comunicação mais efetiva com o público-alvo o que trará várias vantagens, como o aumento da lealdade dos consumidores, o aumento de market share e o aumento da notoriedade da marca.
6. Análise de resultados
Quando as empresas investem em estratégias de marketing, uma das grandes questões que se faz é: “como posso medir o sucesso das campanhas?”. Entretanto, quando se está no ambiente das redes sociais, isso deixa de ser um problema.
Tudo o que é feito por uma marca no ambiente online pode ser medido de forma prática e objetiva.
É possível, por exemplo, entender o comportamento dos seguidores, os horários de maior interação, a faixa etária e a localização dos utilizadores que mais visitam a página.
Com todos estes dados em mãos, é possível desenvolver as melhores estratégias para alcançar cada objetivo traçado.
7. Criação de conteúdo relevante
Já deve ter percebido que o conteúdo que oferece ao público é muito importante. E essa é exatamente uma das principais tendências para os próximos tempos: criar conteúdo cada vez mais interessante e relevante.
No entanto, este é um meio que evolui rapidamente e não basta estar presente, é fundamental produzir conteúdo relevante.
Agora que já conhece a importância das redes sociais para as empresas, está na hora de passar da teoria para a prática e procurar obter os melhores resultados possíveis.
Quanto custa a gestão de redes sociais?
O preço da gestão de redes sociais não tem um padrão estabelecido. O preço é baseado em várias abordagens, de acordo com as necessidades de cada cliente, do seu público-alvo e nas diferentes estratégias utilizadas para criar uma presença online eficaz para a sua empresa.
E agora, já está convencida(o) da importância das redes sociais para os negócios?
Se a sua empresa ainda não possui uma estratégia para as redes sociais ou precisa de uma agência especialista em redes sociais, fale connosco.
Não hesite em recorrer aos nossos serviços para impulsionar os resultados do seu negócio a patamares de excelência.
- Written by: flarecon
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- Tags: inbound marketing, marketing, marketing de conteúdo, redes sociais, seo