As grandes vantagens do Marketing de Conteúdo

Se quer que a sua empresa se destaque perante a concorrência, tem de trabalhar na forma como o público vê o seu negócio. Como? Produzindo bom conteúdo. É já consensual as vantagens do marketing de conteúdo e o quanto agrega valor a qualquer marca ou negócio.

Prova da importância do marketing de conteúdo é que cerca de 70% dos profissionais de marketing estão a investir ativamente em marketing de conteúdo, dado que uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz não só potencia o envolvimento do público com a sua marca, como desenvolve a sua presença no mercado, gera leads e impulsiona vendas.

Ainda tem dúvidas das vantagens do marketing de conteúdo? Nós ajudamos! Abaixo, mostramos-lhe as importância do marketing de conteúdo, 5 benefícios de produzir conteúdo consistente e de alta qualidade para a sua empresa e como pode obter os resultados que deseja com ele.

O que é o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é a ferramenta do marketing digital que permite a uma empresa crescer dentro do público-alvo através da criação de conteúdo valioso. Ao criar conteúdo relevante para o seu público-alvo, será visto como uma  referência e ganhará relevância, dado que é no Marketing de Conteúdo que a sua marca se faz conhecer como especialista  no assunto!

Através do marketing de conteúdo consegue criar conteúdo que resolve problemas, educa, conquista a confiança do público e dá-lhe autoridade na sua área de negócio. Se ainda está a pensar se o marketing de conteúdo é benéfico ou não para a sua empresa, continue a ler o artigo.

O Marketing de conteúdo no marketing digital

O Marketing de conteúdo no marketing digital é uma estratégia ganha. As estatísticas dizem-nos que cerca de 90% dos profissionais de marketing que utilizam o marketing de conteúdo planeiam investir o mesmo valor em 2022 para potenciar o envolvimento do público com a marca e para desenvolver a presença no mercado, gerando leads e impulsionando vendas.

Flare Content facebook

Qual a importância do marketing de conteúdo?

Ao falarmos da importância do marketing de conteúdo, não nos podemos esquecer da metodologia Inbound Marketing.

O Inbound Marketing é onde está inserido o marketing de conteúdo e tem como principal premissa “captar o interesse das pessoas de forma indireta e não invasiva”.

O Inbound marketing faz com que o público seja atraído subtilmente ou até que seja o próprio público a permitir que o produto o atraia. Por alguma razão é que este tipo de marketing é conhecido como o Marketing de Atração.

Para que consiga atingir os seus objetivos, o Inbound Marketing assenta essencialmente em 4 pilares:

O marketing de conteúdo atrai visitantes

Tal como vimos nos exemplos acima, o conteúdo relevante atrai visitantes e possíveis clientes para que se fidelizem à marca.

O marketing de conteúdo aumenta a conversão

A conversão é a transformação de visitas em leads. Ao aproximar estas leads do seu negócio está cada vez mais perto de as tornar potenciais vendas.

O marketing de conteúdo aumenta o volume das vendas

A lead tem interesse nos seus produtos ou serviços? Então está na hora de fechar a venda! Mostre que o seu negócio é o melhor face a todos os concorrentes.

O marketing de conteúdo fideliza o cliente

A relação entre a sua empresa e o cliente não pode terminar com apenas uma venda. O Inbound Marketing diz-nos que esta relação deve ser duradoura e, para tal, a sua empresa deve fornecer o suporte que o cliente precisar.

Estratégia de Marketing de Conteúdo: As 5 vantagens do Marketing de Conteúdo

1. Melhora o posicionamento nos motores de pesquisa

Um bom conteúdo facilmente melhora o seu posicionamento nos motores de pesquisa. Prova disto é que os negócios que utilizam o marketing de conteúdo, isto é, sites e blogs que apresentam conteúdos estruturados por estratégias como o Inbound Marketing, geram mais tráfego.

No entanto, existem muitas empresas que o fazem sem ter em consideração o mais importante: as pessoas. Por isso, queremos deixar-lhe uma dica: se o seu único objetivo para a produção de conteúdo for melhorar a sua posição na página dos motor de pesquisa usando forçosamente palavras-chave, pare e reavalie a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Lembre-se que, antes de escrever para o Google, está a escrever para pessoas e o seu principal objetivo deve ser sempre acrescentar valor a quem lê os seus conteúdos.

O seu foco deve ser resolver problemas, responder a questões e educar o seu público. Se o fizer desta forma, vai com certeza gerar bons resultados.

Ao produzir conteúdo de qualidade de forma consistente, a sua empresa torna-se visível e constrói autoridade com o seu público.

benefício marketing de conteúdo

2. O marketing de conteúdo ajuda a construir autoridade

Produzir conteúdo relevante, informativo e educacional impacta a forma como as pessoas veem e pensam sobre a sua marca.

Além disso, ao produzir conteúdo de qualidade, vai fazer com que o seu público o veja como uma marca de confiança e especialista na sua área de negócio – logo, alguém em quem podem confiar e apostar. Pense sempre que os conteúdos que partilhar devem transparecer os seus conhecimentos na sua área e oferecer soluções à sua audiência.

E claro, não nos vamos esquecer da autoridade online. A criação de conteúdo de qualidade também ajuda a que o Google “o veja com bons olhos”. Se a sua empresa for apontada como relevante e válida para obter informações, é provável que tenha uma classificação mais elevada nos motores de pesquisa.

No fundo é um círculo em constante movimento. Se o público considerar o seu conteúdo relevante, ao clicar nele, ler e partilhar, por exemplo, o Google recebe indicações de que o que publicou é efetivamente bom para a sua audiência. Por outro lado, se os conteúdos estiverem bem estruturados e cumprirem com as normas de SEO, o Google também o irá beneficiar, apresentando-os a mais pessoas.

3. O marketing de conteúdo gera leads qualificadas

Um dos maiores benefícios do marketing de conteúdo é a capacidade de atrair novos leads. Pesquisas indicam que os negócios que adotam o marketing de conteúdo geram 3 vezes mais leads, ou seja, a taxa de conversão é maior nos sites e blogs que utilizam o marketing de conteúdo como estratégia. Outra das vantagens do marketing de conteúdo é o custo 62% mais reduzido face ao marketing tradicional.

Criar bons artigos para o seu blog, oferecer PDF’s, eBooks ou infográficos, é uma maneira fácil de gerar leads qualificadas e de aumentar a sua base de dados.

Depois de obter os dados dos seus potenciais clientes, vai ser capaz de melhorar a sua estratégia de marketing de conteúdo e oferecer conteúdo que realmente satisfaz as suas necessidades e resolve os seus problemas. Desta forma, está a fazer com que deem mais um passo em frente em direção ao fundo do funil de vendas.

O marketing de conteúdo tem um retorno sobre o investimento (ROI) fabuloso, já que os conteúdos podem continuar a gerar leads ao longo do tempo. Para isso, pense sempre em criar conteúdo evergreen (que se mantenha atualizado durante muito tempo) ou vá atualizando os conteúdos consoante as mudanças do mercado.

benefícios do marketing de conteúdo

4. Ajuda a construir uma boa relação com o público

A criação e partilha de conteúdo relevante de forma consistente, ajuda-o a construir uma relação próxima com o seu público. E a verdade é que, quando criamos valor sem pedir nada em troca é mais provável que confiem nos nossos conselhos e recomendações.

A médio e longo prazo, o retorno do marketing de conteúdo é verdadeiramente positivo. Ainda que nem sempre exista conversão, a reputação da sua marca está a ser trabalhada com a partilha de conteúdos que ajudam a audiência a resolver os seus problemas. E quanto mais conteúdos de qualidade eles virem, maior é a probabilidade de criar uma ligação emocional positiva com a sua marca.

5. O marketing de conteúdo melhora a tração nas redes sociais

Cada pessoa que encontrar o seu conteúdo e o achar valioso vai torna-se num potencial defensor da marca.

Muitos desses leitores vão começar a seguir o seu negócio nas redes sociais para que possam manter-se atualizados sobre os próximos conteúdos que escrever. Muitos deles vão também partilhar os seus conteúdos com amigos e familiares, o que ajuda a aumentar exponencialmente o número de seguidores ao longo do tempo, o brand awareness e a autoridade da sua marca.

Uma estratégia de marketing de conteúdo sólida afeta a tomada de decisão do seu público mais do que qualquer outra técnica. A sua marca precisa de uma voz ativa para crescer e manter um posicionamento de marca sólido no mercado. O Marketing de Conteúdo ajuda a estabelecer a sua credibilidade, constrói confiança e fortalece a sua reputação.

Conhece mais vantagens do marketing de conteúdo? Precisa de ajuda na sua estratégia de marketing de conteúdo? Fale connosco.

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