Proposta de Valor: Como Elaborar e Exemplos

A proposta de valor é o conceito que diferencia a sua marca das outras. Este fator diferenciador revê-se no que tem para oferecer e define de forma clara e concisa por que os clientes devem escolher o seu produto ou serviço em vez da concorrência. Uma proposta de valor bem elaborada não só destaca os benefícios únicos que oferece, como também estabelece uma conexão emocional com o seu público-alvo, incentivando-os a agir.

Neste artigo explicamos como elaborar uma proposta de valor, explicamos qual é a melhor forma de apresentar os benefícios de um produto ou serviço e muito mais.

Uma proposta de valor junta as três principais peças que formam a identidade de qualquer negócio: a marca, o produto e clientes. Mas vamos por partes.

No momento em que um consumidor pensa em adquirir qualquer tipo de produto ou serviço, não pensa apenas nas características desse mesmo produto ou serviço. A sua escolha  baseia-se naquilo que representa para si.

Num mercado recheado de produtos e serviços é difícil uma empresa sobressair face à concorrência, mas com a proposta de valor certa pode ganhar uma vantagem competitiva face aos seus concorrentes.

O que é uma Proposta de Valor?

Uma proposta de valor explica os benefícios únicos que o seu produto ou serviço oferece aos clientes e por que devem escolhê-lo em vez das opções concorrentes.

Se pudéssemos resumir a proposta de valor numa pergunta, certamente seria “Em que é que a minha empresa se destaca dos meus concorrentes aos olhos dos meus clientes? É esta uma das máximas que deve estar sempre presente ao elaborar uma proposta de valor.

A proposta de valor mostra ao cliente:

  • O que diferencia a sua empresa;
  • As vantagens de adquirir os seus produtos;
  • Que os seus produtos satisfazem as suas necessidades.

Exemplos de proposta de valor

São várias as marcas que se apresentam boas proposta de valor. Cada uma delas cria uma expectativa ao seu público-alvo de cada vez que lança um produto ou serviço. Eis alguns exemplos reais de propostas de valor:

1. Apple e Samsung – Inovação

Marcas de tecnologia, como a Apple e a Samsung, transmitem aos seus clientes a sensação de inovação na parte tecnológica. Estas empresas conseguem isto, não só pela sua reputação de marcas conceituadas na área, mas também pela forma como apresentam os seus produtos e serviços.

Normalmente qualquer inovação destas duas marcas tem um impacto gigante nos seus consumidores.

2. Starbucks – Personalização

3. Rollex – Elevação de Status 

Marcas de luxo como a Rollex e a Rolls-Royce revelam o verdadeiro significado de exclusividade exigido por determinados consumidores. Nestes artigos e serviços, a exclusividade e o preço são aspetos importantes na hora da compra e oferecem a diferenciação desejada pelos seus clientes.

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