Podemos dizer que um website é user friendly quando o utilizador consegue perceber como funciona todo o mecanismo de forma instantânea, intuitiva, concisa e direta, sendo capaz de executar ações com total autonomia.
O que é um site user friendly?
User friendly é basicamente quando um website é fácil de ser utilizado, permitindo ao utilizador localizar-se e entender como tudo funciona de forma rápida e sem rodeios.
Geralmente, um website user friendly mantém apenas o estritamente necessário, ou seja, é de fácil compreensão para que os utilizadores não tenham que pensar muito.
Quais as vantagens de ter um site user friendly?
O objetivo de ter um site user friendly consiste em tornar a interação digital o mais simples, fluída, intuitiva e eficiente possível.
Deste modo, deve ser garantida a facilidade de acesso, compreensão e utilização, maximizando a experiência do utilizador.
1. Aquisição de novos clientes
Um website user friendly bem-sucedido contribui para uma experiência do utilizador positiva, que se reflete em vantagem competitiva face aos concorrentes e pode, sem dúvida alguma, ser um fator diferenciador da marca.
Desta forma, atrai novos clientes e, consequentemente, aumenta o volume das vendas.
2. Maior engagement
Uma melhor navegação e simplificação da pesquisa atrai não só novos utilizadores, como também faz com que queiram dar continuidade à sua experiência digital.
Deste modo, existe uma menor taxa de rejeição e uma maior taxa de conversão.
Um design de interface do utilizador bem projetado estimula o envolvimento do cliente, o que o leva a tornar-se fiel à marca.
3. Aumento da produtividade
A entrega da melhor interface do utilizador leva a melhorias na produtividade. Esta produtividade reflete-se no utilizador e na marca.
Com um website user friendly e de fácil navegação, o utilizador diminui o tempo de pesquisa e aumenta a sua satisfação, cumprindo as suas necessidades de uma forma rápida e eficiente.
Por outro lado, a marca aumenta o volume de vendas e melhora a fidelização dos clientes.
7 Dicas para tornar o site user friendly
Agora que já conhece as principais vantagens de um site user friendly, está na hora de ficar a saber dicas para estruturar um site user friendly que proporcione uma boa experiência ao utilizador.
1. Escolha um layout simples
É importante que a estrutura do site permita uma navegação fluída para que o utilizador saiba onde está, para onde deve ir e o que tem de fazer.
Por isso, a navegação deve ser bem estruturada e organizada para que o utilizador tenha interesse em voltar.
O objetivo principal é tornar o trabalho do utilizador final mais fácil. Se isso puder ser alcançado com um design mais ousado, perfeito.
Mas se o seu design ousado for ineficiente e contraintuitivo, passará ao lado do user friendly.
2. Rápido carregamento do site
Um site rápido torna a experiência do utilizador mais user friendly.
Pesquisas indicam que os visitantes não querem esperar mais de 3 segundos pelo carregamento de um site: 40% abandona se tiver de esperar mais do que isso.
3. Mantenha a simplicidade
Como se costuma dizer: menos é mais, ou seja, dê prioridade ao que realmente importa e diminua a quantidade de informação irrelevante.
4. Evite blocos de texto grandes
Ninguém gosta de ler blocos de texto com 10 linhas.
Utilize subtítulos, imagens e CTA’s ao longo da página para facilitar a leitura.
5. Otimize as imagens para um site user friendly
A utilização de boas imagens no website pode melhorar consideravelmente o nível de interação com o utilizador. Os elementos visuais proporcionam uma visita mais agradável ao website e uma melhor compreensão dos assuntos que estão a ser abordados.
É fundamental saber usar as imagens no site para que não atrapalhem a experiência do leitor.
Procure usar poucas imagens, deixando apenas as que realmente agregam valor ao conteúdo.
É importante fazer com que essas imagens tenham boa qualidade e um peso reduzido, caso contrário, fará com que a página demore mais tempo a ser carregada, podendo levar o utilizador a abandonar o site.
6. Facilidade de navegação no site
Websites user friendly mantêm apenas o que é realmente necessário, desde o produto em si, até ao conteúdo, botões, funcionalidades e por aí adiante.
Caso contrário, não só o utilizador não usufrui da experiência, como fica igualmente confuso.
Quanto mais difícil é usar uma ferramenta, mais dependente de formação e suporte ficam os utilizadores e mais restrito se torna o grupo de pessoas que a utiliza.
O utilizador deve ser capaz de completar as tarefas sem dificuldade e com total autonomia. Se a audiência não conseguir utilizar o site, por que voltaria a visitá-lo? O utilizador deve ser capaz de navegar de forma simples.
7. Compatibilidade com dispositivos móveis
Cada vez mais a internet é usada em dispositivos móveis, por isso, é essencial que o site seja estruturado de forma a adaptar-se à plataforma escolhida pelo utilizador para a visita.
Perante a grande quantidade de informação que existe atualmente, a experiência do utilizador tem-se tornado cada vez mais importante e tida em consideração por diversas empresas como ponto estratégico para conquistar novos clientes.
Agora que já sabe o que é um website user friendly, quais são seus benefícios e algumas dicas de como aplicá-lo de forma a proporcionar uma boa experiência ao utilizador, é hora de rever o que tem feito e o que precisa de melhorar para otimizar os seus resultados.
Ainda não tem um website user friendly para a sua empresa? Fale connosco.
- Written by: flarecon
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