User Friendly: O que é e qual a sua importância para um site

user friendly: 3 dispositivos com diferentes dimensões

User Friendly: O que é e qual a sua importância para um site

Podemos dizer que um website é user friendly quando o utilizador consegue perceber como funciona todo o mecanismo de forma instantânea, intuitiva, concisa e direta, sendo capaz de executar ações com total autonomia.

O que é user friendly?

User friendly é basicamente quando um website é fácil de ser utilizado, permitindo ao utilizador localizar-se e entender como tudo funciona de forma rápida, sem rodeios.

Geralmente, um website user friendly mantém apenas o estritamente necessário, ou seja, é de fácil compreensão para que os utilizadores não tenham que pensar muito.

Quais as vantagens de ter um website user friendly?

O objetivo do user friendly consiste em tornar a interação digital o mais simples, fluída, intuitiva e eficiente possível. Deste modo, deve ser garantida a facilidade de acesso, compreensão e utilização, maximizando a experiência do utilizador.

1. Aquisição de Novos Clientes

Um website user friendly bem-sucedido contribui para uma experiência do utilizador positiva, que se reflete em vantagem competitiva face aos concorrentes e pode, sem dúvida alguma, ser um fator diferenciador da marca. Desta forma, atrai novos clientes e, consequentemente, aumenta as vendas.

2. Maior Engagement

Uma melhor navegação e simplificação da pesquisa atrai não só novos utilizadores, como também faz com que queiram dar continuidade à sua experiência digital. Deste modo, existe uma menor probabilidade de rejeição e uma maior taxa de conversão. Um design de interface do utilizador bem projetado estimula o envolvimento do cliente, o que o leva a tornar-se fiel à marca.

engagement nas redes sociais

3. Aumento da Produtividade

A entrega da melhor interface do utilizador leva a melhorias na produtividade. Esta produtividade reflete-se no utilizador e na marca. Com uma interface user friendly e de fácil navegação, o utilizador diminui o tempo de pesquisa e aumenta a sua satisfação, cumprindo as suas necessidades de uma forma rápida e eficiente. Por outro lado, a marca aumenta o volume de vendas e melhora a fidelização dos clientes.

Saiba como estruturar um site que proporcione uma boa experiência ao consumidor.

7 dicas para tornar o website user friendly

1. Eficiência

Websites user friendly mantêm apenas o que é realmente necessário, desde o produto em si, até ao conteúdo, botões, funcionalidades e por aí adiante.

Quando possui muita informação, muitos botões e funcionalidades, não só o utilizador não usufrui da experiência, como fica igualmente confuso.

Quanto mais difícil é usar uma ferramenta, mais dependente de formação e suporte ficam os utilizadores e mais restrito se torna o grupo de pessoas que a utiliza.

2. Velocidade

Um site rápido torna a experiência do utilizador mais agradável. Pesquisas indicam que os visitantes não querem esperar mais de 3 segundos pelo carregamento de um site: 40% abandona se tiver de esperar mais do que isso.

user friendly: velocidade do site

3. Menos é mais

Como se costuma dizer: menos é mais, ou seja, deve dar-se prioridade ao que realmente importa e diminuir a quantidade de informação irrelevante.

4. Otimize as imagens do seu site

A utilização de boas imagens no website pode melhorar consideravelmente o nível de interação com o utilizador. Os elementos visuais proporcionam uma visita mais agradável ao website e a uma melhor compreensão dos assuntos que estão a ser abordados. É fundamental saber usar as imagens no website para que não atrapalhem a experiência do leitor. Procure usar poucas imagens, deixando apenas as que realmente agregam valor ao conteúdo. É importante fazer com que essas imagens tenham boa qualidade e um peso reduzido, caso contrário, fará com que a página demore mais tempo a ser carregada, podendo levar o utilizador a abandonar o site.

5. Fácil de navegar

É importante que a estrutura do site permita uma navegação fluída, ou seja, é essencial que o utilizador saiba onde está, para onde deve ir e o que tem de fazer no site. Por isso, a navegação deve ser bem estruturada e organizada de forma a que o utilizador tenha interesse em voltar.

O objetivo principal é tornar o trabalho do utilizador final mais fácil. Se isso puder ser alcançado com um design mais ousado, perfeito. Mas se o seu design ousado for ineficiente e contraintuitivo, passará ao lado do user friendly.

user friendly: design otimizado

6. Funcionalidade

O utilizador deve ser capaz de completar as tarefas sem dificuldade e com total autonomia. Se a audiência não conseguir utilizar o site, por que voltaria a visitá-lo? O utilizador deve ser capaz de navegar de forma simples.

7. Acessibilidade

Cada vez mais a internet é usada em dispositivos móveis, por isso, é essencial que o site seja estruturado de forma a adaptar-se à plataforma escolhida pelo utilizador para a visita.

Perante a grande quantidade de informação que existe atualmente, a experiência do utilizador tem-se tornado cada vez mais importante e tida em consideração por diversas empresas como ponto estratégico para conquistar novos clientes.

user friendly: site responsivo

Agora que já sabe o que é um website user friendly, quais são seus benefícios e algumas dicas de como aplicá-lo de forma a proporcionar uma boa experiência ao utilizador, é hora de rever o que tem feito e o que precisa de melhorar para otimizar os seus resultados.

Ainda não tem um website user friendly para a sua empresa? Fale connosco.

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