- Escrito por: flarecon
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Quer saber como aparecer nos primeiros resultados do Google? Chegar ao topo dos resultados de pesquisa não acontece por acaso—exige uma estratégia bem definida e um trabalho contínuo. Mas a boa notícia é que os resultados compensam e trazem retorno a longo prazo.
Neste artigo, vamos revelar o que é necessário fazer para aparecer nos primeiros resultados do Google.
O que é o SEO?
É bastante provável que já tenha ouvido falar no termo SEO, que significa Search Engine Optimization que, traduzido de forma literal para português, significa otimização para motores de pesquisa.
SEO é um conjunto de estratégias de otimização de sites e páginas, para que sejam mais facilmente entendidos pelos motores de pesquisa.
A aplicação destas estratégias e técnicas de otimização ajudam os robots dos motores de pesquisa a entender o conteúdo, a sua hierarquia e relevância. Para além disto, ajudam a determinar a pertinência de um conteúdo e relação a outros, posicionando os conteúdos mais relevantes no topo das páginas de resultados orgânicos de pesquisas.
Qual é a Diferença entre SEO On-Page e SEO Off-Page?
O SEO divide-se em duas vertentes distintas: SEO on-page e SEO off-page. No SEO on-page, falamos de todas a otimização de SEO que é realizada dentro do site. No SEO off-page, falamos de toda a otimização de SEO que acontece fora dele.
Os fatores on-page estão diretamente relacionados com a estrutura do site e dos conteúdos, enquanto que os fatores off-page se relacionam com o link building, redes sociais, entre outros.
Para responder à pergunta “Como aparecer na primeira página do Google”, é fundamental conhecer e dominar algumas noções relativas ao SEO, que vamos explicar de seguida.
Como Aparecer na Primeira Página do Google?
Se quer que o seu site apareça nos primeiros resultados do Google, precisa de uma estratégia de marketing, mais concretamente de SEO, muito bem estruturada.
Assim, aumenta significativamente as hipóteses de alcançar e manter uma posição de destaque nos motores de pesquisa.
Eis o que precisa de fazer para conseguir uma posição de destaque:
- Pesquisa de palavras-chave e análise do volume de pesquisa: ferramentas como o Google Keyword Planner, Ahrefs ou SEMrush são excelentes exemplos para identificar as palavras-chave certas.
- Conteúdo relevante e bem estruturado – que responda às dúvidas do público-alvo.
- SEO On-Page: deve focar-se nos títulos, meta descrição, url amigável, atributos de texto alternativo em imagens, tags de cabeçalho, utilização das palavras-chave, qualidade do conteúdo e no tempo de carregamento das páginas.
- SEO Técnico: o site tem de ser user friendly para melhorar a taxa de retenção e reduzir a taxa de rejeição.
- SEO Off-Page: é nada mais, nada menos que o número de links noutros sites que apontam para o seu e para os seus conteúdos, os fatores de redes sociais, que incluem o número de gostos e partilhas dos seus conteúdos, a autoridade e confiança do endereço de domínio do seu site e das suas páginas de conteúdos.
Por que é que é Importante Aparecer na Primeira Página do Google?
A primeira página do Google é onde se concentra a maior parte do tráfego de pesquisa. Estudos indicam que os primeiros três resultados orgânicos recebem cerca de 75% dos cliques.
Se o seu site não estiver entre os primeiros resultados, as hipóteses de ser encontrado pelos utilizadores diminuem drasticamente. Aqui estão algumas razões pelas quais é essencial aparecer na primeira página:
Aumento da Visibilidade: Quanto mais alto estiver nos resultados dos motores de pesquisa, mais cliques recebe.
Maior Tráfego Orgânico: Os sites bem classificados recebem mais visitantes sem a necessidade de investir em publicidade paga.
Credibilidade e Autoridade: Os utilizadores tendem a confiar mais nos sites que aparecem no topo, pois assumem que são mais credíveis.
Melhor Taxa de Conversão: Tráfego qualificado gera mais leads e aumenta o volume de vendas.
Cada posição conta!
A luta pelo topo da primeira página do Google vale a pena – veja, no quadro abaixo, o impacto direto na taxa de cliques (CTR).
Percebe agora por que deve investir em SEO? Só assim poderá conquistar o lugar que o seu negócio merece!
Como é que a Otimização para Dispositivos Móveis Impacta o SEO?
Garantir que o site está otimizado para dispositivos móveis não só melhora a experiência do utilizador, como também a posição nos resultados de pesquisa.
Atualmente, a maioria dos utilizadores acede ao Google através de smartphones e tablets e, portanto, ter um site otimizado para dispositivos móveis é um fator crucial para o SEO, dado que o Google avalia primeiro a versão mobile para determinar os rankings.
Assim sendo, para garantir uma boa experiência móvel, o site deve:
- Ser responsivo e adaptar-se a diferentes tamanho de ecrã;
- Carregar rápido;
- Ser fácil de navegar;
- Evitar elementos que dificultam a navegação.
Como Posso Otimizar as Imagens do Site para SEO?
Para otimizar as imagens do site deve:
- Utilizar formatos leves: WebP, JPEG ou PNG.
- Comprimir o tamanho das imagens: usar o TinyPNG para comprimir sem perder qualidade.
- Adicionar Texto Alt.
Quanto Tempo Demora a Ver Resultados Após Implementar Estratégias de SEO?
Regra geral, o tempo para ver resultados após a implementação de estratégias de SEO podem ser notadas em algumas semanas, no entanto, pode demorar até 12 meses, caso haja muita competitividade.
Agora já sabe como aparecer na primeira página do Google. Não fique para trás e invista na consultoria SEO ou numa consultoria de marketing digital.
Se ainda não está a investir em SEO, está a perder oportunidades. Para garantir que o seu site aparece nas pesquisas, precisa de uma estratégia eficaz.
Não sabe por onde começar? Fale connosco.