As atualizações do algoritmo do Google têm sido recorrentes nos últimos anos, o que obriga a que os produtores de conteúdo e especialistas em SEO estejam sempre atentos. No entanto, existe uma coisa que se manteve bastante consistente com o passar do tempo: a pesquisa de palavras-chave.
Não há como fugir ou tentar contornar. Se o seu objetivo é otimizar os seus conteúdos para que o motor de pesquisa os considere relevantes o suficiente para serem apresentados ao seu público-alvo, vai ter mesmo de investir tempo a fazer a pesquisa de palavras-chave certas.
A primeira etapa do funil de vendas tem como objetivo atrair visitantes para o site ou página, certo? Para isto acontecer, a sua página ou site precisam de aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. Mas como se garante isto?
É fácil! Fazendo a pesquisa de palavras-chave certas! Não sabe como pesquisar palavras-chaves? Então este artigo é para si.
Vamos explicar como deve pesquisar as palavras-chave no Google para ter um bom posicionamento orgânico.
O que é a pesquisa de palavras-chave?
A pesquisa de palavras-chave consiste em procurar, encontrar e analisar as palavras-chave mais pesquisadas, ou seja, as palavras que as pessoas inserem nos motores de pesquisa com o objetivo de encontrar o que desejam para satisfazer uma necessidade ou resolver um problema específico.
Imagine que tem uma sapataria e está agora a definir a sua estratégia de conteúdo.
A pesquisa das palavras-chave é fundamental para perceber como o seu público-alvo (e, especificamente, as suas personas) pesquisam.
Os insights que vai obter dessa investigação podem ajudar a melhorar a sua estratégia de conteúdo, bem como toda a sua estratégia de marketing.
Será que o seu público-alvo pesquisa por “comprar sapatos”? Ou será que pesquisam por “sapatarias”?
É aqui que começa o trabalho de pesquisa de palavras-chave.
Esta pesquisa vai revelar, entre outras coisas, a popularidade da palavra-chave que quer posicionar no seu site ou artigo de blog e a dificuldade de posicionamento da mesma, o que lhe vai permitir fazer uma escolha adequada de palavras e assim aumentar a probabilidade dos seus conteúdos serem encontrados pelo seu público.
Como fazer a pesquisa de palavras-chave
As palavras-chave são como uma bússola para os seus conteúdos e campanhas de SEO, dado que dizem para onde deve ir e se está a ir para onde quer ou não.
Como referimos anteriormente, a pesquisa de palavras-chave ajuda a entender melhor o seu público-alvo, fornecendo informações sobre o que estão à procura e como procuram.
Se não sabe como fazer este trabalho de pesquisa de palavra-chave, siga os próximos passos.
1. Faça uma lista de tópicos importantes sobre o seu negócio
Para dar início ao processo de pesquisa de palavras-chave, pense no seu negócio e escolha alguns tópicos para o classificar.
Escreva os termos que mais utiliza no seu dia a dia com os seus colegas, parceiros de negócio e mesmo com os seus clientes.
Para ser mais fácil, imagine que é um cliente da sua própria empresa.
Como gostaria que fosse a pesquisa de palavras-chave que o seu cliente utiliza para pesquisar sobre o seu negócio? Através de que palavras-chave quer ser encontrado?
2. Escolha as palavras-chave
Agora que já definiu esses tópicos relevantes para o seu negócio, está na hora de se debruçar sobre eles e fazer a pesquisa de palavras-chave. Pode escolher mais do que uma por tópico.
Pegando no exemplo da sapataria, faça um brainstorming de algumas palavras-chave que acredita que as pessoas utilizam ao pesquisar por sapatarias, sapatos ou calçado.
Eis algumas formas de pesquisar por uma palavra-chave:
- Sapatarias;
- As melhores sapatarias;
- Como escolher os melhores sapatos;
- Quais são os melhores sapatos;
- Sapatos mais confortáveis;
- Sapatos em cortiça;
- Sapatos de salto alto.
O objetivo desta etapa não é apresentar a lista definitiva das suas palavras-chave – até porque cada conteúdo que criar vai necessitar de palavras distintas e específicas.
O que importa aqui é que consiga definir um conjunto de palavras-chave para o seu negócio.
Repita este exercício algumas vezes por ano e lembre-se de o fazer com a sua equipa, sobretudo com as pessoas que trabalham diretamente com os clientes.
3. Entenda a importância da intenção de cada palavra-chave
Se agora que tem a pesquisa de palavras-chave concluída e pensa que basta colocá-las ao longo da página do site ou dos artigos do blog está completamente errado!
O Google está cada vez mais inteligente e consegue perceber a intenção de cada palavra e de cada frase.
Para além disso, lembre-se que antes de estar a escrever para os motores de pesquisa, está a escrever para pessoas. Portanto é fundamental que os textos sejam fluídos e de fácil leitura e claro, que resolvam o problema a quem os lê.
Uma maneira simples de descobrir qual é a intenção de uma palavra-chave, é inseri-la no motor de pesquisa e ver que tipos de resultados aparecem.
Verifique se o tipo de conteúdos que aparecem no Google estão relacionados com o conteúdo que pretende criar com a palavra-chave que escolheu e faça os devidos ajustes.
4. Verifique os termos de pesquisa relacionados
Agora que já fez a pesquisa de palavras-chave e já entende que a intenção de cada uma é igualmente importante, chegou a hora de prestar atenção às variações das palavras-chave.
Uma boa forma de encontrar essas variações é pesquisar no Google e dar uma vista de olhos nos termos de pesquisa relacionados que geralmente aparecem intitulados de “Pesquisas relacionadas”.
As pesquisas relacionadas são no fundo sugestões de pesquisa relacionadas com a sua pesquisa original que podem dar-lhe ideias para outras palavras-chave.
5. Escolha uma boa ferramenta de pesquisa de palavras-chave
Não existe “uma melhor ferramenta de pesquisa de palavra-chave”. Há várias ferramentas que permitem fazer a pesquisa de palavras-chave. Conheça as principais no ponto seguinte.
Quais as principais ferramentas de pesquisa de palavras-chave?
- Google Keyword Planner;
- SEMrush;
- Moz Keyword Explorer;
- Ubersuggest;
- Google Search Console.
6. Tenha em atenção a dificuldade de posicionamento e o volume de pesquisa
Quando começar o seu trabalho de pesquisa de palavras-chave nestas ferramentas, lembre-se de ter em consideração outros aspetos para além do volume de pesquisa.
Uma palavra-chave pode, por exemplo, ter um volume de pesquisa elevado, mas em contrapartida, ser muito difícil de posicionar. Nestes casos, talvez não seja uma boa palavra-chave para utilizar no seu conteúdo.
Para além do volume de pesquisa, tenha sempre em consideração a relevância e também a autoridade das palavras-chave.
Lembre-se de reavaliar as palavras-chave, no mínimo, trimestralmente e de fazer um acompanhamento dos seus artigos e do seu posicionamento orgânico.
Verifique se se estão a posicionar com as palavras-chave que escolheu e que ajustes pode fazer para que o seu posicionamento no Google melhore e os seus objetivos sejam cumpridos.
Existe mais algum passo que utilize na pesquisa de palavras-chave ou tem dúvidas em pesquisar por palavras-chave no Google? Entre em contacto connosco.
- Written by: flarecon
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