Como fazer a pesquisa de palavras-chave

As atualizações do algoritmo do Google têm sido recorrentes nos últimos anos, o que obriga a que os produtores de conteúdo e especialistas em SEO estejam sempre atentos. No entanto, existe uma coisa que se manteve bastante consistente com o passar do tempo: a pesquisa de palavras-chave.

Não há como fugir ou tentar contornar. Se o seu objetivo é otimizar os seus conteúdos para que o motor de pesquisa os considere relevantes o suficiente para serem apresentados ao seu público-alvo, vai ter mesmo de investir tempo a fazer a pesquisa de palavras-chave certas.

A primeira etapa do funil de vendas tem como objetivo atrair visitantes para o site ou página, certo? Para isto acontecer, a sua página ou site precisam de aparecer nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. Mas como se garante isto?

É fácil! Fazendo a pesquisa de palavras-chave certas! Não sabe como pesquisar palavras-chaves? Então este artigo é para si.

Vamos explicar como deve pesquisar as palavras-chave no Google para ter um bom posicionamento orgânico.

topo do funil de vendas

O que é a pesquisa de palavras-chave?

A pesquisa de palavras-chave consiste em procurar, encontrar e analisar as palavras-chave mais pesquisadas, ou seja, as palavras que as pessoas inserem nos motores de pesquisa com o objetivo de encontrar o que desejam para satisfazer uma necessidade ou resolver um problema específico.

Imagine que tem uma sapataria e está agora a definir a sua estratégia de conteúdo.

A pesquisa das palavras-chave é fundamental para perceber como o seu público-alvo (e, especificamente, as suas personas) pesquisam.

Os insights que vai obter dessa investigação podem ajudar a melhorar a sua estratégia de conteúdo, bem como toda a sua estratégia de marketing.

Será que o seu público-alvo pesquisa por “comprar sapatos”? Ou será que pesquisam por “sapatarias”?

É aqui que começa o trabalho de pesquisa de palavras-chave.

Esta pesquisa vai revelar, entre outras coisas, a popularidade da palavra-chave que quer posicionar no seu site ou artigo de blog e a dificuldade de posicionamento da mesma, o que lhe vai permitir fazer uma escolha adequada de palavras e assim aumentar a probabilidade dos seus conteúdos serem encontrados pelo seu público.

Como fazer a pesquisa de palavras-chave

As palavras-chave são como uma bússola para os seus conteúdos e campanhas de SEO, dado que dizem para onde deve ir e se está a ir para onde quer ou não.

Como referimos anteriormente, a pesquisa de palavras-chave ajuda a entender melhor o seu público-alvo, fornecendo informações sobre o que estão à procura e como procuram.

Se não sabe como fazer este trabalho de pesquisa de palavra-chave, siga os próximos passos.

1.  Faça uma lista de tópicos importantes sobre o seu negócio

Para dar início ao processo de pesquisa de palavras-chave, pense no seu negócio e escolha alguns tópicos para o classificar.

Escreva os termos que mais utiliza no seu dia a dia com os seus colegas, parceiros de negócio e mesmo com os seus clientes.

Para ser mais fácil, imagine que é um cliente da sua própria empresa.

Como gostaria que fosse a pesquisa de palavras-chave que o seu cliente utiliza para pesquisar sobre o seu negócio? Através de que palavras-chave quer ser encontrado?

2. Escolha as palavras-chave

Agora que já definiu esses tópicos relevantes para o seu negócio, está na hora de se debruçar sobre eles e fazer a pesquisa de palavras-chave. Pode escolher mais do que uma por tópico.

Pegando no exemplo da sapataria, faça um brainstorming de algumas palavras-chave que acredita que as pessoas utilizam ao pesquisar por sapatarias, sapatos ou calçado.

Eis algumas formas de pesquisar por uma palavra-chave:

  • Sapatarias;
  • As melhores sapatarias;
  • Como escolher os melhores sapatos;
  • Quais são os melhores sapatos;
  • Sapatos mais confortáveis;
  • Sapatos em cortiça;
  • Sapatos de salto alto.

O objetivo desta etapa não é apresentar a lista definitiva das suas palavras-chave – até porque cada conteúdo que criar vai necessitar de palavras distintas e específicas.

O que importa aqui é que consiga definir um conjunto de palavras-chave para o seu negócio.

Repita este exercício algumas vezes por ano e lembre-se de o fazer com a sua equipa, sobretudo com as pessoas que trabalham diretamente com os clientes.

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3. Entenda a importância da intenção de cada palavra-chave

Se agora que tem a pesquisa de palavras-chave concluída e pensa que basta colocá-las ao longo da página do site ou dos artigos do blog está completamente errado!

O Google está cada vez mais inteligente e consegue perceber a intenção de cada palavra e de cada frase.

Para além disso, lembre-se que antes de estar a escrever para os motores de pesquisa, está a escrever para pessoas. Portanto é fundamental que os textos sejam fluídos e de fácil leitura e claro, que resolvam o problema a quem os lê.

Uma maneira simples de descobrir qual é a intenção de uma palavra-chave, é inseri-la no motor de pesquisa e ver que tipos de resultados aparecem.

Verifique se o tipo de conteúdos que aparecem no Google estão relacionados com o conteúdo que pretende criar com a palavra-chave que escolheu e faça os devidos ajustes.

4. Verifique os termos de pesquisa relacionados

Agora que já fez a pesquisa de palavras-chave e já entende que a intenção de cada uma é igualmente importante, chegou a hora de prestar atenção às variações das palavras-chave.

Uma boa forma de encontrar essas variações é pesquisar no Google e dar uma vista de olhos nos termos de pesquisa relacionados que geralmente aparecem intitulados de “Pesquisas relacionadas”.

As pesquisas relacionadas são no fundo sugestões de pesquisa relacionadas com a sua pesquisa original que podem dar-lhe ideias para outras palavras-chave.

5. Escolha uma boa ferramenta de pesquisa de palavras-chave

Não existe “uma melhor ferramenta de pesquisa de palavra-chave”. Há várias ferramentas que permitem fazer a pesquisa de palavras-chave. Conheça as principais no ponto seguinte.

Quais as principais ferramentas de pesquisa de palavras-chave?

  • Google Keyword Planner;
  • SEMrush;
  • Moz Keyword Explorer;
  • Ubersuggest;
  • Google Search Console.

6. Tenha em atenção a dificuldade de posicionamento e o volume de pesquisa

Quando começar o seu trabalho de pesquisa de palavras-chave nestas ferramentas, lembre-se de ter em consideração outros aspetos para além do volume de pesquisa.

Uma palavra-chave pode, por exemplo, ter um volume de pesquisa elevado, mas em contrapartida, ser muito difícil de posicionar. Nestes casos, talvez não seja uma boa palavra-chave para utilizar no seu conteúdo.

Para além do volume de pesquisa, tenha sempre em consideração a relevância e também a autoridade das palavras-chave.

Lembre-se de reavaliar as palavras-chave, no mínimo, trimestralmente e de fazer um acompanhamento dos seus artigos e do seu posicionamento orgânico.

Verifique se se estão a posicionar com as palavras-chave que escolheu e que ajustes pode fazer para que o seu posicionamento no Google melhore e os seus objetivos sejam cumpridos.

Existe mais algum passo que utilize na pesquisa de palavras-chave ou tem dúvidas em pesquisar por palavras-chave no Google? Entre em contacto connosco.

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