Como criar personas para o seu negócio

A quem é que a sua marca quer chegar? Para quem produz conteúdos? Com quem pretende comunicar? Quem deseja educar, entreter e converter? Quem é a sua persona? Como criar personas?

Todas as empresas, independentemente do seu tamanho ou daquilo que vendem, têm pelo menos uma coisa em comum: querem clientes. De preferência, muitos clientes.

E se o objetivo é que as pessoas cheguem até aos seus negócios, é importante que conheçam o seu público-alvo o mais detalhadamente possível.

Neste artigo, vamos explicar o que é e como criar personas para o seu negócio e mostrar-lhe como podem ajudar a atingir os seus objetivos.

Mas, antes de mais, por ser uma dúvida muito comum, é importante fazermos a distinção entre público-alvo e persona.

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

O que é o público-alvo?

O público-alvo é o primeiro passo a definir quando se constrói um plano de marketing e inclui informações mais abrangentes como:

  • O estado civil;
  • O género;
  • A idade;
  • A formação:
  • A profissão;
  • A localização;
  • Os hábitos de compra.

Exemplo de público-alvo

  • Homens e mulheres, entre os 20 e os 30 anos, solteiros e licenciados em engenharia.

Para que serve a definição do público-alvo?

A definição do público-alvo costuma ser muito útil quando se pensa em criar produtos novos, abrir uma empresa ou mesmo segmentar campanhas.

Porém, por serem descrições muito vagas sobre o seu target, as empresas têm-se focado cada vez mais em saber como construir personas.

Mas antes disso vamos dar a definição de persona.

O que é uma persona?

Uma persona, também conhecida por buyer persona, é uma personificação do cliente ideal, baseado em dados e comportamentos reais.

Para que serve uma buyer persona?

A resposta é simples, a persona serve para direcionar da melhor forma possível, o conteúdo de uma estratégia de marketing digital.

Se conseguir descrever o seu cliente ideal como se fosse um amigo seu, facilmente conseguirá fazer com que este o escute e compre os seus produtos ou adira aos seus serviços.

Com a persona fica mais fácil criar posts para as redes sociais, criar e-books, textos para blog e email marketing com assuntos específicos e relevantes, que tragam valor ao público.

Entretanto, tenha cuidado, não confunda buyer persona com público-alvo. Em ambos os conceitos encontramos informações sobre os possíveis clientes de uma empresa, o que acaba por gerar confusão.

Exemplos de personas

Contrariamente ao público-alvo, numa persona encontramos todos os dados do público-alvo e outros, como por exemplo:

  • “A Joana tem 38 anos, é casada e é mãe de 2 meninas. Gosta de ler e corre 2 vezes por semana para se manter saudável. Acredita ser altruísta e é defensora dos direitos humanos. É Diretora de Recursos Humanos de uma empresa portuguesa que fatura mais de 15 milhões de euros por ano e procura uma plataforma digital que melhore o funcionamento do seu departamento. Ela acha que a forma como trabalham atualmente é arcaica e atrasa os processos. Conhece os nossos produtos e sabe que podem ser uma solução para ela. Dado o orçamento destinado ao seu departamento, o preço é algo que pode pesar muito na sua decisão de compra.”

Agora que já explicamos o que é uma persona, para que serve e demos exemplos de personas, sabe quais as vantagens de criar personas? Confira o ponto seguinte.

Quais os benefícios de construir personas?

Ao conhecer bem o perfil do consumidor, a sua empresa terá as seguintes vantagens:

Direcionamento de esforços e conteúdo

Criar a persona da sua empresa significa ser capaz de se relacionar de maneira mais eficaz e positiva com o cliente, dado que passará a comunicar de uma forma mais correta, nos momentos certos e terá mais hipóteses de obter bons resultados.

Maior probabilidade de atingir os objetivos

Para além de lhe indicar o caminho a seguir, saber como definir uma persona oferece-lhe informações poderosas que aumentam a probabilidade de atingir os seus objetivos.

Capacidade de responder às necessidades e desejos do cliente

Se sabe quem é a sua persona, como se comporta, quais as suas ambições, medos e preocupações da pessoa para quem está a comunicar, é mais provável que ela escolha escutá-lo e dê uma oportunidade aos seus serviços e produtos.

Condições para traçar melhor as estratégias de marketing de conteúdo

Ao conhecer bem as suas personas, vai conseguir:

  • Adaptar a linguagem;
  • Saber que assuntos deve abordar;
  • Quando deve falar neles;
  • Que palavras-chave utilizar;
  • Em que meios de comunicação deve ou não investir;
  • Em que redes sociais deve fazer publicações e investir em anúncios;
  • Qual a periodicidade de emails a enviar;
  • Quais os melhores formatos de conteúdos;
  • Identificar oportunidades de upsell e crosssell.

Agora que sabe os benefícios de criar uma buyer persona, vamos explicar qual a sua importância.

Para ser bem-sucedido no Marketing – e especialmente no Marketing de Conteúdo – precisa de reunir todos os seus esforços e apontar numa única direção.

Se fala para todas as pessoas de forma indiscriminada ou aleatória, a probabilidade de ser ouvido pelas pessoas que realmente interessam é muito remota.

Existem muitas técnicas para segmentar os seus clientes. Uma boa abordagem é começar por olhar para todos eles e depois concentrar-se no melhor cliente.

Identificado o cliente ideal, faça tudo o que puder para conhecer essa pessoa ao pormenor. Assim vai ser capaz de encontrar outros clientes como a persona.

Flare Content - Instagram

Qual a importância de criar personas?

Para além de ser importante conhecer as características do seu cliente, é fundamental que entenda o seu contexto – quais as suas preocupações e como é a sua jornada de compra. Só assim vai conseguir construir boas personas.

Sabe como construir personas? Explicamos tudo no ponto seguinte.

Como criar Personas para o seu negócio?

Para construir as personas do seu negócio comece por pedir algumas informações básicas à sua equipa de vendas e de apoio ao cliente. Por lidarem diretamente com os seus clientes podem ter informações valiosas para lhe fornecer.

Para desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdo que lhe traga bons resultados, precisa de entender um conjunto de aspetos fundamentais acerca dos seus clientes. Dependendo da sua área de negócio, as questões podem variar, mas há um conjunto de questões base que pode sempre seguir:

  • Quem é o meu potencial cliente? Nome? Idade? Género?
  • Estado civil? Tem filhos?
  • Onde trabalha?
  • Tem estudos? Em que área?
  • Quais são os seus interesses?
  • Porque é que tem interesse na minha marca/produto?
  • Que tipo de conteúdo consome e onde?
  • Que canais de comunicação e redes sociais utiliza no dia-a-dia?
  • Quais os seus desafios diários? E que desafios posso ajudar a superar?
  • É introvertido? É extrovertido?

O objetivo é identificar algumas das características mais importantes dos clientes atuais e assim, com base neles, saber como criar personas. Essas características incluem:

1. Recolha o nome e o seu papel no processo de compra

É gestor de empresa, um membro da equipa de marketing, um diretor de recursos humanos ou um CEO? Toma decisões ou está só a pesquisar para passar as informações para outras pessoas?

2. Identifique como se comporta e quais são as suas dores ou dificuldades

O que motiva este cliente? Tem algum problema que o produto ou serviço pode resolver? Quais as suas expectativas? Que necessidades precisa de ver satisfeitas para avançar para a compra? Quais as razões que o podem levar a hesitar?

3. Peça informações demográficas

Onde mora? Onde trabalha e em que departamento? Qual o seu orçamento mensal e quais as suas principais responsabilidades?

4. Identifique os benefícios dos seus produtos

Quais os principais benefícios que irá obter ao utilizar os produtos ou serviços da sua empresa?

5. Analise o processo de compra

O que o fez procurar a sua empresa e os seus produtos/serviços? De que forma fez essa pesquisa e como chegou até si? Que caminho percorreu até à compra?

6. Tenha em conta os fatores decisivos

Que tipo de coisas procura num produto ou serviço como o seu?

Ao fazer este pequeno exercício vai conseguir conhecer melhor os seus clientes e assim ser capaz de definir as personas do seu negócio.

Quanto mais humanas e reais lhe parecerem, mais fácil será comunicar com elas.

Ainda não conseguiu criar personas para o seu negócio?

Se tem uma empresa e ainda não definiu as personas do seu negócio, está na hora de o fazer.

Comunicar sem uma direção, é perder tempo e dinheiro. Já sabe o que é e como criar uma persona, então, mãos à obra!

Se já tem as suas personas definidas, partilhe connosco nos comentários como têm ajudado o seu negócio a crescer.

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