O email marketing é uma tendência nas estratégias de marketing. Neste artigo vamos explicar-lhe o que é o email marketing, como criar uma campanha de email marketing e ainda por que deve apostar neste tipo de estratégia.
O que é o email marketing?
O email marketing é a estratégia de envio de emails para que cada um dos destinatários execute algum objetivo pretendido pelo remetente.
O email marketing é utilizado através de ferramentas de automação com o propósito de publicitar produtos ou serviços de lojas online.
Quais são as principais métricas do email marketing?
- Taxa de entrega;
- Taxa de rejeição;
- Taxa de abertura;
- Taxa de cliques ou CTR;
- Taxa de conversão;
- Cancelar subscrição;
- Taxa de crescimento da base de dados.
O que é uma campanha de email marketing?
Uma campanha de email marketing é uma estratégia de marketing digital que se baseia no envio de emails para uma lista de contactos, proveniente de uma base de dados de clientes ou leads gerados através de outras estratégias.
Quais são os diferentes tipos de campanhas de email marketing?
- Campanha de email marketing de lançamento de novos produtos;
- Email marketing promocional;
- Email de pesquisa de satisfação;
- Newsletter.
Se procura saber como fazer as melhores newsletters, consulte o nosso artigo 13 Dicas para fazer as melhores newsletters.
Mas afinal porque é que o email marketing é tão importante? Confira as principais vantagens que uma campanha de email marketing pode trazer para um negócio.
Quais as razões para utilizar o email marketing?
Alcance
Atualmente existem 4 biliões de utilizadores de email e cerca de 64% das pequenas empresas utilizam o email marketing para alcançar clientes. Portanto, o email marketing deve ser explorado ao máximo.
Quando investe numa campanha de email marketing, pode alcançar um vasto número de pessoas que podem não estar presentes nas redes sociais, mas que certamente têm um email.
Comunicação personalizada
Cerca de 72% dos consumidores escolhem o email como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas.
As mensagens de uma campanha de email marketing podem conter links, imagens, caracteres, layout e GIFs que bem entender.
Portanto, uma campanha de email marketing é totalmente personalizável e poder ser tudo aquilo que desejar.
Custo-benefício
O ROI do email marketing é um dos mais altos dos canais de marketing, isto porque o investimento é baixo e as taxas de conversão são altas.
Para começar uma campanha de email marketing precisa de apenas 3 coisas: um domínio, uma ferramenta de automação e um profissional para executar toda a estratégia.
Como se cria uma campanha de email marketing de sucesso?
Para ser bem-sucedido numa campanha de email marketing deve seguir os seguintes passos.
Defina o objetivo da campanha de email marketing
Antes de enviar qualquer email, deve responder à pergunta: “qual o objetivo geral que pretendo atingir com esta campanha de email marketing?”.
- Divulgar uma promoção?
- Reativar clientes antigos?
- Dar as boas vindas aos novos leads?
- Estreitar o relacionamento da sua marca com o lead e gerar engagement?
- Oferecer informações que faça o lead caminhar pelas etapas do funil de vendas?
Tendo a resposta a esta pergunta fica mais fácil todo o processo de organização do conteúdo e de decisão daquilo que estará no conteúdo do email.
Conheça a sua persona
Para além de saber sobre aquilo que vai falar no email, outra etapa importante é entender para quem enviá-lo.
Criar personas e segmentar o público vai ajudá-lo neste processo para enviar o conteúdo certo para o lead certo no momento certo.
Crie e segmente a base de dados de emails
Tendo objetivos definidos e uma lista segmentada de acordo com o público, poderá garantir que cada pessoa recebe o conteúdo mais adequado aos seus interesses.
Ter a própria base de dados é um objetivo importante para aumentar o alcance do negócio, dado que aumenta a capacidade de gerar leads e, consequentemente, o volume de vendas.
Nunca envie emails em massa
Enviar emails em massa reduz a taxa de abertura e de cliques, dado que satura os leitores, acabando por levar ao cancelamento da subscrição do email.
Envie conteúdo relevante
Se o conteúdo for um sucesso, é muito provável que as pessoas deem mais credibilidade à sua empresa e sintam vontade de aprender mais, saber mais sobre o produto e até mesmo indicá-lo a alguém.
A dica mais relevante de boas práticas de uma campanha de email marketing é manter o texto claro e objetivo, ser criativo, fazer perguntas e usar emojis.
Crie um bom assunto de email
Uma das métricas de email marketing mais importantes para avaliar o sucesso de uma campanha de email marketing é a taxa de abertura.
Assim sendo é importante pensar num assunto que chame à atenção e aumente a curiosidade, incentivando os leitores a abrir os emails.
Não interessa se o conteúdo é perfeito. Se o assunto não despertar curiosidade, será mais um email enviado para o lixo, sem ser sequer aberto.
Crie CTA’s focados na conversão
CTA’s são as chamadas para ação que aparecem ao longo do corpo de texto do email, isto é, são botões que levam o leitor a clicar para que possam ser direcionados para uma página externa, geralmente um post do blog, uma página do site ou um formulário de contato.
É muito importante utilizar CTA’s para incentivar o leitor a tomar uma ação, influenciando a taxa de cliques.
Na prática, o clique no CTA é a confirmação de que a campanha de email marketing foi bem executada, dado que depois de ter lido o assunto do email e lido o texto, o utilizador decidiu clicar no botão que levou a uma outra página.
A melhor estratégia na maioria dos casos é escolher apenas um CTA e repeti-lo ao longo do email para não confundir o leitor.
Analise as métricas
As métricas fazem parte de todas as estratégias de marketing e não seria diferente no email marketing. As ferramentas de automação de marketing oferecem relatórios para o acompanhamento de métricas relevantes sobre o resultado da campanha.
Através destes dados é possível identificar falhas, fazer melhorias e otimizar futuras campanhas de email marketing.
Concluindo, a sua empresa deve incluir o email marketing na estratégia de comunicação, dado que é uma ferramenta poderosa, de baixo custo de investimento e com grande capacidade de conversão.
Para além disto, uma campanha de email marketing é fundamental para aumentar a notoriedade e autoridade da sua marca.
Caso ainda tenha dúvidas, a Flare Content tem à sua disposição serviços de email marketing para o seu negócio. Fale connosco.
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