Campanha Email Marketing: Como criar a melhor estratégia

Campanha Email Marketing: Como criar a melhor estratégia

O que é uma campanha de email marketing?

Uma campanha email marketing é uma estratégia de Marketing Digital que se baseia no envio de emails para uma lista de contactos, proveniente de uma base de dados de clientes ou leads gerados através de outras estratégias.

Qual o objetivo do email marketing?

O email marketing tornou-se num canal de comunicação direto entre o remetente e o destinatário e tem como objetivo criar e manter o relacionamento com os clientes, impulsionar as vendas e cumprir certos objetivos de marketing.

campanha email marketing: compras

Por que deve utilizar o email marketing no seu negócio?

Mas afinal porque é que o email marketing é tão importante? Confira as principais vantagens que uma campanha de email marketing traz para as empresas:

Alcance

Existem 4 biliões de utilizadores de email e cerca de 64% das pequenas empresas utilizam o email marketing para alcançar clientes. Portanto, o email deve ser explorado ao máximo. Quando investe no email marketing, pode alcançar um vasto número de pessoas que podem não estar presentes nas redes sociais ou outros canais, mas que certamente têm um email.

campanha email marketing: alcance

campanha email marketing: smartphone

Comunicação personalizada

As mensagens podem conter links, imagens e GIFs, não têm limite de caracteres e podem ter o layout que bem entender. Portanto, uma campanha de email marketing é totalmente personalizável e poder ser tudo aquilo que desejar.

campanha email marketing: comunicação personalizada

Custo-benefício

O ROI do email marketing é um dos mais altos dos canais de marketing, isto porque o investimento é baixo e as taxas de conversão são altas.

Para começar uma estratégia de email marketing precisa de apenas 3 coisas: um domínio, uma ferramenta de automação e um profissional para executar toda a estratégia.

Como criar uma estratégia de sucesso para a sua campanha email marketing?

Confira algumas dicas para ser bem-sucedido numa campanha email marketing.

1. Defina o objetivo da sua campanha email marketing

Antes de enviar qualquer e-mail marketing responda à pergunta: “qual o objetivo geral que pretendo atingir com esta campanha?”.

  • Deseja divulgar uma promoção?
  • Reativar clientes antigos?
  • Quer dar as boas vindas aos novos leads?
  • Estreitar o relacionamento da sua marca com o lead e gerar engagement?
  • Oferecer informações que faça o lead caminhar pelas etapas do funil de vendas?

Tendo esta resposta fica mais fácil todo o processo de organização do conteúdo e de decisão daquilo que estará no conteúdo do e-mail.

2. Conheça a sua persona

Para além de saber sobre aquilo que vai falar no email, outra etapa importante é entender para quem enviá-lo. Criar personas e segmentar o público vai ajudar neste processo, de forma a enviar o conteúdo certo, para o lead certo no momento certo.

3. Crie e segmente a base de dados de emails

Tendo objetivos definidos e uma lista segmentada de acordo com o seu público, poderá garantir que cada pessoa recebe o conteúdo mais adequado aos seus interesses. Ter a própria base de dados é um objetivo importante para aumentar o alcance do seu negócio, dado que aumenta a capacidade de gerar leads e, consequentemente, aumenta o volume de vendas.

4. Nunca envie emails em massa

Enviar e-mails em massa reduz a taxa de abertura e de cliques. Para além disto, acaba por saturar os leitores e gerar uma desativação de contactos em massa e passar uma má imagem da sua empresa.

5. Envie conteúdo relevante

Se o conteúdo for um sucesso, é muito provável que as pessoas deem mais credibilidade à sua empresa e sintam vontade de aprender mais, saber mais sobre o produto e até mesmo indicá-lo a alguém. A dica mais relevante de boas práticas de e-mail marketing é manter o texto claro e objetivo, ser criativo, fazer perguntas e usar emojis.

6. Crie um bom assunto de email

Uma das métricas mais importantes para avaliar o sucesso de uma estratégia de email marketing é a taxa de abertura. Assim sendo é importante pensar num assunto que chame à atenção e aumente a curiosidade, incentivando os leitores a abrir os emails.

Não interessa se o conteúdo é perfeito. Se o assunto não despertar curiosidade, será mais um email enviado para o lixo, sem ser sequer aberto.

7. Crie CTA’s focados na conversão

CTA’s são as chamadas para ação do lead que aparecem ao longo do corpo de texto do e-mail. Em geral os CTA’s são botões que levam o leitor a clicar para que possam ser direcionados para, por exemplo, uma página externa, geralmente um post do blog, página do site ou um formulário de contato. É muito importante para incentivar a que o leitor do email tome uma ação, influenciando a taxa de cliques.

Na prática o clique no CTA é a confirmação de que a campanha foi bem executada, dado que depois de ter lido o assunto do e-mail e lido o texto, o utilizador decidiu clicar no botão que leva a uma outra página.

A melhor estratégia na maioria dos casos é escolher apenas um CTA e repeti-lo ao longo do e-mail, de forma a não confundir o leitor.

8. Análise das métricas

As métricas fazem parte de todas as estratégias de marketing e não seria diferente no e-mail marketing. As ferramentas de automação de marketing oferecem relatórios para o acompanhamento de métricas relevantes sobre o resultado da campanha.

Algumas das métricas mais relevantes são:

  • Taxa de entrega
  • Taxa de abertura
  • Taxas de clique
  • Endereços inválidos
  • Taxa de conversão

Através destes dados é possível identificar falhas, fazer melhorias e otimizar futuras campanhas.

Concluindo, a sua empresa deve incluir o email marketing na estratégia de comunicação, dado que é uma ferramenta poderosa, de baixo custo de investimento e com grande capacidade de conversão. Para além disto, é fundamental para aumentar a notoriedade e autoridade da sua marca.

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