O blog de uma empresa é utilizado para publicar conteúdo relevante, sendo uma das melhores formas de desenvolver uma forte presença digital para se envolver e comunicar com os seus clientes. Quer saber como criar um blog de sucesso?
Leia este artigo e descubra por que deve criar um blog e como pode criar um blog de sucesso para rentabilizar o seu negócio da melhor forma possível.
O que é um blog?
O blog é um espaço onde é publicado conteúdo relevante e de qualidade, direcionando tráfego para os sites de forma orgânica e atraindo potenciais clientes, ao mesmo tempo que se trabalha o brand awareness e o posicionamento de uma marca no mercado.
Se ainda tem dúvidas se deve investir em conteúdo, fique a conhecer 7 razões para criar um blog de sucesso para a sua empresa.
Quais os motivos para criar um blog para a sua empresa?
1. O blog é o lado humano da sua empresa
O blog é o lado humano do seu negócio, onde encontra e define a sua voz e pode comunicar diretamente com o seu público.
Criar um blog para a sua empresa é a melhor forma de explorar os problemas e preocupações das suas personas e de lhes mostrar que tem conhecimento sobre a sua área de negócio.
Um blog é, no fundo, o que o ajuda diferenciar-se da concorrência e uma das fontes de informação mais credíveis.
2. Criar um blog faz da sua empresa especialista
O blog é uma boa maneira da sua empresa afirmar a sua posição no mercado em que atua e ganhar a confiança dos seus seguidores.
Ao fornecer conteúdo que será visto como informação valiosa, irá demonstrar aos seus leitores a experiência, conhecimento e competências que detém sobre determinada área.
3. Criar um blog de sucesso conduz tráfego para o site
Um blog dá-lhe a oportunidade de criar conteúdo relevante para os seus potenciais clientes. Ao escrever bom conteúdo está a posicionar-se organicamente nos motores de pesquisa e a aumentar as probabilidades de ser encontrado pelo seu público-alvo.
Criar um blog é como criar uma coleção em evolução de artigos ricos em informação e soluções para os seus clientes.
Se tem redes sociais utilize-as para partilhar os artigos, dado que vai ajudar a aumentar o tráfego.
4. Criar um blog de sucesso melhora o posicionamento orgânico
O blog da sua empresa pode ajudá-lo a melhorar o SEO do seu site e a melhorar automaticamente o posicionamento da marca nos motores de pesquisa e no mercado.
Conteúdo novo e relevante é a chave para superar os seus concorrentes na página de resultados do Google.
Construa a sua estratégia de marketing de conteúdo e certifique-se que os artigos são estruturados com todas as regras de SEO necessárias para posicionar os seus artigos organicamente.
Acompanhe os resultados e vá melhorando o posicionamento com o passar do tempo. Isto vai ajudá-lo a chegar ao seu público-alvo e fazê-lo subir posições nos resultados dos motores de pesquisa.
5. Criar um blog de sucesso mantém as redes sociais ativas
Outro grande motivo para criar um blog e incluí-lo na sua estratégia de marketing e conteúdo é a ajuda que lhe dá com as redes sociais, mantendo-as ativas.
Um artigo de blog fomenta a partilha e discussão. Portanto, escolha tópicos que acredita que podem ser facilmente partilhados e mostre-os à sua rede.
6. Criar um blog de sucesso fortalece a relação com os clientes
Para além de atrair novos clientes, criar um blog é uma forma de aprofundar a conexão com os seus atuais clientes.
Ao partilhar conteúdos relevantes de forma consistente dá-lhes a oportunidade de conhecer melhor a sua empresa, produto e serviços, para além de que se torna automaticamente numa fonte de informação – e resolução de problemas – fidedigna.
Lembre-se, os consumidores gostam de ser informados e educados.
Mais do que esperar por um comentário, promova a ação no seu blog com Call to Actions (CTA). Torne-o dinâmico. Diga ao seu leitor o que fazer e potencie a comunicação.
7. Criar um blog de sucesso constrói reputação e posicionamento
Um artigo de blog bem escrito ajuda a construir a reputação da sua empresa e a posicioná-la como líder do setor.
Os seus leitores vão reconhecê-lo como a fonte de conhecimento para os produtos, serviços e soluções que desejam. Quanto mais mostrar que está bem informado sobre a área de negócio, mais probabilidades existem dos seus potenciais clientes confiarem em si.
Um blog ajuda a que o seu negócio se torne numa fonte valiosa e credível de informações e dá-lhe a oportunidade de captar novos clientes antes mesmo de terem pensado em procurá-lo.
Criar um blog de sucesso é uma tática inteligente que lhe vai trazer retorno a médio e longo prazo. Saiba como criar um blog para o seu site no ponto seguinte.
Como criar um blog para um site
Graças às ferramentas apresentadas nas plataformas digitais é possível criar um blog de sucesso. Para tal, deve seguir estes passos:
1. Escolha o nome do blog
O nome é uma das partes mais importantes quando se pensa em criar um blog.
Tenha cuidado com a parte do site que irá carregar todos os conteúdos que irá publicar. Escolha um servidor que carregue os seus conteúdos de forma rápida e que não o limite no número de artigos que pode escrever.
2. Trabalhe com o WordPress
Segundo a plataforma W3 Techs, mais de 43% dos websites na internet são feitos em WordPress, dado que permite criar conteúdo com a ajuda de plugins que são intuitivos, permitindo criar um blog de sucesso sem restrições.
3. Escolha um tema
É aconselhável que selecione um tema de blog com cores atrativas e que se distingam da concorrência.
4. Adicione plugins
O wordpress permite adicionar plugins que ajudam a encontrar possíveis leitores, a obter estatísticas provenientes dos artigos e a melhorar os artigos para SEO.
5. Crie conteúdo relevante
Criar conteúdo relevante é o passo mais importante para o sucesso do blog de uma empresa. Ao criar conteúdo relevante com dicas e conselhos que os seguidores valorizam, está no caminho certo para obter retorno daquilo que investiu.
Agora que sabe como criar um blog, de seguida iremos dar 11 dicas para ter um blog de sucesso.
11 Dicas para criar um blog de sucesso
1. Encontre o mercado em que se encaixa
O conteúdo relevante que vai ser partilhado no blog deve ir de encontro aos serviços e produtos que o seu negócio oferece. Lembre-se que este conteúdo deve ser visto como conteúdo rico para o público-alvo para que haja interação e para que seja visto várias vezes.
2. Resolva problemas
Se a solução para os problemas dos leitores estiver nos artigos de blog, voltarão à procura de mais conteúdos e de mais dicas. Fidelizar um leitor a um blog é das melhores formas de o tornar num possível cliente.
3. Seja original
Certamente existem outros blogs que falam do mesmo assunto que irá explorar, mas existem inúmeras abordagens que pode tomar para falar sobre o mesmo tema.
Lembre-se de alinhar o blog com os valores da marca e seguramente conseguirá criar um blog de sucesso.
4. Seja autêntico
Os leitores valorizam honestidade e transparência.
5. Crie um plano
Não é suficiente criar um blog com um bom tema e boas imagens.
Para criar um blog de sucesso deve ter um plano de artigos para que seja criado conteúdo com frequência.
6. Publique com frequência
A consistência é um dos passos chave para tornar ainda mais relevante o seu blog, portanto tente publicar conteúdo com frequência.
Segundo o WordPress mais de 70 milhões de artigos são publicados mensalmente em blogs.
7. Partilhe nas redes sociais
As redes sociais são um ótimo meio para dar a conhecer o conteúdo e gerar discussão. Selecione tópicos que sejam fáceis de partilhar nas suas redes sociais.
8. Faça uma boa pesquisa
9. Seja simples
A simplicidade pode trazer os melhores resultados. Não coloque demasiados CTA’s ao longo do artigo. Coloque o essencial e certamente chegará aos resultados que pretende.
10. Atenção aos comentários nos artigos
Pode ativar os comentários nos artigos, mas deve ter cuidado com comentários spam.
Por outro lado, pode optar também por os desativar através de palavras-chave, graças às funcionalidades do WordPress.
11. Utilize imagens
As imagens enriquecem os artigos que publica. Adicione imagens atrativas que captem a atenção dos leitores menos atentos.
Esperamos ter-lhe dado algumas ideias úteis sobre a importância de criar um blog de sucesso para rentabilizar o seu negócio da melhor forma.
Caso ainda tenha dúvidas, a Flare Content dispõe de profissionais qualificados capazes de o ajudar. Fale connosco.[/vc_column_text][vc_empty_space height=”100″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” css=”.vc_custom_1604578315623{background-image: url(https://flarecontent.pt/wp-content/uploads/2020/10/diagonostico.jpg?id=664) !important;background-position: center !important;background-repeat: no-repeat !important;background-size: cover !important;}” z_index=””][vc_column][vc_row_inner row_type=”row” type=”full_width” text_align=”center” css_animation=”element_from_fade” css=”.vc_custom_1601570146809{padding-top: 43px !important;padding-right: 50px !important;padding-bottom: 43px !important;padding-left: 50px !important;}”][vc_column_inner css=”.vc_custom_1604578114341{background-color: #294639 !important;}”][vc_empty_space height=”60″][button style=”white” target=”_self” hover_type=”default” text_align=”center” text=”DIAGNÓSTICO” link=”https://flarecontent.pt/diagnostico/”][vc_empty_space height=”60″][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_empty_space height=”120px”][/vc_column][/vc_row]