O funil de vendas no marketing digital é também chamado de funil de marketing ou de “pipeline” e está dividido em 3 etapas: topo do funil (ToFu), meio do funil (MoFu) e fundo do funil (BoFu).
Por outras palavras, as etapas do funil de vendas no marketing digital estão diretamente ligadas às fases da jornada de compra.
O que é o funil de vendas?
O Funil de vendas no marketing digital é a representação de todas as etapas pelas quais um potencial cliente passa, desde o primeiro contacto com a empresa até ao momento da venda.
Qualquer empresa com presença digital pode capturar leads, nutrir, converter e aumentar o volume das vendas usando um funil de vendas no marketing digital.
Imagine um funil de vendas de marketing digital. Os seus clientes em potencial começarão no topo do funil de vendas e, em seguida, através de estratégias de marketing digital, como sequências de emails e postagens em blogs, passarão por cada etapa até que se tornem clientes.
Vejamos de forma pormenorizada o funil de vendas na imagem abaixo:
- Topo do funil de vendas: Conteúdo para atrair;
- Meio do funil de vendas: Conteúdo para considerar;
- Fundo do funil de vendas: Conteúdo para converter.
Quais são as etapas do funil de vendas no marketing digital?
Durante a sua jornada, o consumidor passa por três etapas: o topo do funil (ToFu), o meio do funil (MoFu) e o fundo do funil (BoFu). Cada uma delas aproxima cada vez mais o indivíduo da conversão final.
Para compreender a posição do consumidor em relação à decisão de compra, o funil de vendas no marketing digital é segmentado por etapas para que a empresa possa ajudar o cliente com a informação e conteúdo que precisa no momento ideal.
Topo do funil de vendas no marketing digital
No topo do funil de vendas no marketing digital consiste na etapa de aprendizagem e descoberta, onde os visitantes descobrem que têm uma necessidade ou problema por resolver.
Assim, as empresas devem criar conteúdos ricos, simples, de fácil consumo para atrair e educar os visitantes, como por exemplo, publicações feitas nas redes sociais, redação de artigos de blog, que podem ser descarregados a partir de uma landing page com um formulário para esclarecer dúvidas e chamar à atenção dos consumidores.
Os formulários de inscrição com melhor desempenho incluem campos de email e número de telefone e têm uma taxa de conversão de 10 a 15%.
Quando os clientes fornecem as informações de contacto, tornam-se leads e avançam para a próxima etapa do funil de vendas.
Meio do funil de vendas
No meio do funil de vendas no marketing digital consiste na etapa de reconhecimento do problema e consideração de compra, onde já estamos a trabalhar com as leads. Esta é a fase para aumentar a relevância e transformar leads em oportunidades de vendas.
Neste momento, já reconheceram o problema e estão a procurar formas de o resolver, ainda que não saibam como fazê-lo.
O papel da sua empresa é ajudar as leads com dicas e técnicas. Aqui ainda é cedo para vender a sua solução. Ainda é preciso qualificar os leads, de forma a deixá-las prontas para avançar mais uma etapa no funil de vendas no marketing digital.

Fundo do funil de vendas no marketing digital
No fundo do funil de vendas no marketing digital consiste na etapa de avaliação e decisão de compra, onde as leads qualificadas passam a oportunidades e estão praticamente preparadas para serem contactadas pela equipa de vendas.
Neste momento, já procuram soluções para o problema e a empresa já apresenta os benefícios do produto para o consumidor e cria ações que incentivem à compra. Geralmente isto é feito via email marketing.
É importante ressaltar que o funil de vendas no marketing digital apresenta um topo largo, por onde “entram” as pessoas que demonstraram algum tipo de interesse no produto/serviço. Conforme o funil se estreita, os interessados transformam-se em leads, clientes e clientes fiéis.
É importante que as empresas acompanhem de forma contínua todas as etapas do funil de vendas, para que consigam identificar quais as estratégias que estão a ser eficazes, que ferramentas estão ou não a funcionar e que metas estão ou não a ser cumpridas.
Quais os benefícios do funil de vendas no marketing digital?
Para aumentar o volume de vendas e gerar mais oportunidades em menos tempo, a empresa precisa de um funil de vendas assertivo.
Se o funil de vendas for bem trabalhado e estiver alinhado com o foco da empresa pode trazer excelentes resultados e benefícios para o negócio. Algumas vantagens de ter um funil de vendas no marketing digital para o seu negócio são:
Maior previsibilidade dos resultados
Ao acompanhar como as leads se movem no funil de vendas no marketing digital, a sua empresa pode fazer previsões e tomar decisões mais assertivas sobre futuras compras.
Pode por exemplo ter uma melhor estimativa do volume de vendas que terá com base no número de novos subscritores que obtém ao longo do tempo.
É possível saber exatamente quantas pessoas estão em cada uma das etapas do funil de vendas e ter maior conhecimento do seu comportamento.
O funil de vendas no marketing digital otimiza o processo de vendas
Com o funil de vendas no marketing digital é possível ter uma perceção das etapas que precisam de ser melhoradas e assim há um menor desperdício de oportunidades de vendas.
O funil de vendas no marketing digital permite identificar o momento ideal para abordar o cliente
Com o funil de vendas no marketing digital é possível definir os melhores métodos para abordar os clientes.
Maior produtividade da equipa comercial e de marketing
Com a ajuda de um funil de vendas no marketing digital, há um aumento da produtividade da equipa e o processo comercial torna-se mais eficiente, o que gera melhores conversões.
Maior aproveitamento das oportunidades de negócio
Com o funil de vendas no marketing digital fica mais fácil encontrar as pessoas certas e encaminhá-las para o processo de compra.
O funil de vendas no marketing digital permite um aumento das margens de lucro
Ter uma compreensão mais profunda do funil de vendas no marketing digital permite fazer melhores estimativas do custo de aquisição de clientes. Isto pode mostrar quais são os métodos de obtenção de clientes mais lucrativos.
Agora que já percebemos a importância do funil de vendas no marketing digital para os negócios, podemos concluir que é um excelente aliado para conhecermos melhor as nossas leads e facilitar o processo de criação de conteúdo adequado a cada etapa do processo de vendas.
Vale a pena realçar que apesar de nem todas as leads se converterem em clientes, quanto mais as nutrirmos, maior a probabilidade de gerar oportunidades de negócio, no futuro.
Em qual destas etapas aposta mais no seu negócio?
Precisa de ajuda? Não hesite em falar connosco!
- Written by: flarecon
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