Landing page: O que é e como criar

O principal objetivo de uma landing page de sucesso é converter o maior número possível de utilizadores em leads ou em vendas. Para isso, o utilizador precisa de clicar no botão CTA (call to action ou chamada para ação), dado que é através dele que os utilizadores se tornam leads.

Veja neste artigo como fazer uma landing page com 11 dicas fundamentais! Continue a ler o artigo.

O que são landing pages?

Landing Pages são páginas de conversão, também chamadas de páginas de destino. A landing page é simples e direta e tem como objetivo responder a uma procura específica por parte do utilizador.

Ao fazer uma landing page procura-se que o utilizador não navegue por outras páginas, mas que faça uma ação específica na landing page.

Para que serve uma landing page?

Uma landing page serve para completar o objetivo de marketing que o vendedor pretende atingir.

Seja para converter leads ou para vender um serviço ou produto, ao fazer uma landing page deve seguir uma estratégia bem pensada para atingir esse mesmo objetivo.

Caso contrário, pode desperdiçar recursos valiosos, como tempo e dinheiro.

Quais as vantagens de fazer uma landing page?

As vantagens de fazer uma landing page são:

  • Aumento da taxa de conversão;
  • Ajuda no lead scoring;
  • Redução do custo de aquisição de clientes.
  • Ajuda na segmentação de leads;

Para saber mais sobre a geração de leads, consulte o nossos artigos O que é lead generation e que estratégias existem e Como gerar leads B2B: estratégias para qualificar.

Confira no ponto seguinte 11 dicas para fazer uma landing page de sucesso.

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11 Dicas para criar uma landing page

Deve seguir as seguintes dicas para fazer uma landing page de sucesso:

1. Crie um objetivo real

Antes de tudo, qual o objetivo que quer atingir ao fazer uma landing page? É crucial ter uma resposta preparada para esta pergunta.

Ao fazer uma landing page deve ter um plano bem delineado com o respetivo objetivo da landing page. Não deve fazer uma landing page simplesmente porque sim.

2. Crie títulos simples e objetivos

Comece a sua landing page com um título capaz de instigar curiosidade. Cative a atenção do utilizador e faça-o explorar a página.

Deve transmitir de forma clara e direta a proposta de valor da sua oferta, para que quando um utilizador chegue à landing page, entenda que se trata de uma oferta interessante, que é precisamente aquilo que procura e que vale a pena ler o resto do conteúdo.

Pesquisas feitas em 2022 indicam que 8 em cada 10 utilizadores que chegam a uma página leem apenas o cabeçalho. Isto significa que tem poucos caracteres para despertar o interesse do cliente, cativá-lo e fazer com que tome uma ação.

3. Organize a informação

Deve fazer uma landing page que seja organizada. Caso contrário, atrapalha não só o visitante no momento da navegação, como também prejudica o alcance do resultado.

landing page

4. Faça o Teste A/B

Faça variações de landing pages através de testes A/B para descobrir qual a versão que apresenta melhores resultados.

Divida os clientes em dois grupos para um teste A e um teste B. Desta forma poderá compreender o que funciona melhor para o seu negócio.

O detalhe da cor e texto de um elemento pode fazer toda a diferença nas conversões. Mude o design, o conteúdo e tudo o que for necessário para se tornar uma landing page de sucesso.

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5. Mantenha a identidade visual do site

Procure manter o conjunto de cores da identidade visual do seu negócio. Assim, para além de reforçar o branding, a landing page enquadra-se no padrão da empresa.

Utilize cores fortes e chamativas apenas em pontos estratégicos, onde quer dar destaque.

Por exemplo, cores como o verde e o laranja podem encaixar bem nos botões dos formulários, incentivando o cliente a tomar uma ação e, consequentemente, converter.

O resto da página pode ser criada com cores mais suaves. Assim quando usar o contraste de uma cor forte, o utilizador sabe onde deve interagir.

6. Crie um CTA claro e objetivo

O CTA é o texto ou botão que convida o utilizador a realizar uma ação. Por isso, não deve deixar dúvidas daquilo que vai acontecer depois de clicar no botão.

É fundamental que o botão de CTA tenha um forte contraste com o resto, justamente para que chame a atenção. Frases como “Baixar agora” e “Assistir ao webinar” são exemplos de CTA’s que funcionam.

Para saber mais sobre CTA, consulte o nosso artigo CTA: O que significa e exemplos que convertem.

7. Crie formulários

O formulário é o que permite a conversão em si.

Não há uma regra específica que determine o tamanho ideal do formulário, mas é importante conhecer bem o seu público-alvo para não ser intrusivo e exagerar na quantidade de dados que pede.

Em geral, quanto mais informações forem exigidas, menor é a taxa de conversão.

8. Seja simples

Não inclua menus. A sua landing page deve ter o simples objetivo de converter, por isso foque-se em proporcionar uma boa experiência ao utilizador, em que o clique sirva apenas para fazer um registo no formulário ou comprar o produto/serviço oferecido.

9. Coloque provas sociais

Muitas pessoas precisam de um reforço para interagirem com o CTA de uma landing page, ou seja, precisam de provas sociais.

Estas transmitem confiança ao visitante para cumprir o objetivo que definiu inicialmente.

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10. Não coloque links externos

Evite ao máximo qualquer link ou distração que retire o utilizador da página e do seu foco principal.

Um link pode levar o utilizador a sair da página sem fazer nenhuma ação e não é o que se pretende com uma landing page.

Quanto menor o número de opções de clique, melhor.

Posto isto, deve colocar todas as informações que o cliente procura saber, sem que seja necessário ir para outra página.

11. Associe um serviço de email marketing

Se quer que a landing page atinja um número maior de pessoas, coloque botões de redes sociais para que possa ser facilmente partilhável através de um clique, sem que seja necessário sair da página.

Também pode associar um serviço de email marketing, dado que automatizar os processos de comunicação em ambiente digital é sinónimo de maior conversão.

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Agora já sabe como fazer uma landing page eficiente e atrativa, capaz de gerar resultados positivos para a sua empresa.

Se ainda continua com dúvidas sobre como fazer uma landing page não hesite em falar connosco!

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