Guia SEO: Como fazer a pesquisa de palavras-chave

Guia SEO: Como fazer a pesquisa de palavras-chave

As atualizações do algoritmo do Google têm sido recorrentes nos últimos anos, o que obriga a que os produtores de conteúdo e especialistas em SEO estejam sempre atentos. No entanto, existe uma coisa que se manteve bastante consistente com o passar do tempo: a pesquisa de palavras-chave.

Não há como fugir ou tentar contornar. Se o seu objetivo é otimizar os seus conteúdos de forma a que o motor de busca os considere relevantes o suficiente para serem apresentados ao seu público-alvo, vai ter mesmo de investir tempo a pesquisar as palavras certas.

 

O que é a pesquisa de palavras-chave e porque é tão importante?

A pesquisa de palavra-chave consiste em procurar, encontrar e analisar palavras que as pessoas inserem nos motores de busca com o objetivo de encontrar o que desejam para satisfazer uma necessidade ou resolver um problema específico.

Imagine que tem uma sapataria e está agora a definir a sua estratégia de conteúdo. A pesquisa das palavras-chave é fundamental para perceber como o seu público-alvo (e, especificamente, as suas personas) pesquisam. Os insights que vai obter dessa investigação podem ajudar a melhorar a sua estratégia de conteúdo, bem como toda a sua estratégia de marketing.

Será que o seu público-alvo pesquisa por “comprar sapatos”? Ou será que é por “sapatarias”? É aqui que começa o trabalho de pesquisa de keywords ou palavras-chave.

Esta pesquisa vai revelar, entre outras coisas, a popularidade da palavra que quer posicionar no seu site ou artigo de blogue e a dificuldade de posicionamento da mesma, o que lhe vai permitir fazer uma escolha adequada de palavras e assim aumentar a probabilidade dos seus conteúdos serem encontrados pelo seu público.

 

Como fazer a pesquisa de palavras-chave

As palavras-chave são como uma bússola para os seus conteúdos e campanhas de SEO. Dizem para onde deve ir e se está a ir para onde quer ou não.

Como referimos anteriormente, a pesquisa de keywords ajuda-o a entender melhor o seu público-alvo, fornecendo informações sobre o que estão à procura e como procuram.

Se não sabe como fazer este trabalho de pesquisa de palavra-chave, siga os próximos passos.

 

Passo 1: Faça uma lista de tópicos importantes sobre o seu negócio

Para dar início ao processo de pesquisa de palavras-chave, pense no seu negócio e escolha alguns tópicos para o classificar. Escreva os termos que mais utiliza no seu dia-a-dia com os seus colegas, parceiros de negócio e mesmo com os seus clientes.

Para ser mais fácil, imagine que é um cliente da sua própria empresa. Que palavras gostaria que o seu cliente usasse para pesquisar sobre o seu negócio? Através de que palavras quer ser encontrado?

 

Passo 2: Escolha as palavras-chave

Agora que já definiu esses tópicos relevantes para o seu negócio, está na hora de se debruçar sobre eles e identificar algumas palavras-chave. Pode escolher mais do que uma por tópico.

Pegando no exemplo da sapataria, faça um brainstorming de algumas palavras-chave que acredita que as pessoas usariam ao pesquisar por sapatarias, sapatos ou calçado.

Por exemplo:

– Sapatarias
– As melhores sapatarias
– Como escolher os melhores sapatos
– Quais são os melhores sapatos
– Sapatos mais confortáveis
– Sapatos em cortiça
– Sapatos de salto alto
– Etc

O objetivo desta etapa não é apresentar a lista definitiva das suas palavras-chave – até porque cada conteúdo que criar vai necessitar de palavras distintas e específicas. O que importa aqui é que consiga definir um conjunto de palavras-chave para o seu negócio.

Repita este exercício algumas vezes por ano e lembre-se de o fazer com a sua equipa, sobretudo com as pessoas que trabalham diretamente com os seus clientes.

 

Passo 3: Entenda a importância da intenção de cada palavra-chave

Se agora que tem as palavras-chave definidas pensa que basta colocá-las ao longo dos seus textos, esqueça essa ideia. O Google está cada vez mais inteligente e consegue perceber a intenção de cada palavra e de cada frase. Além disso, lembre-se que antes de estar a escrever para os motores de busca, está a escrever para pessoas. É fundamental que os textos sejam fluídos e de fácil leitura e claro, que resolvam o problema a quem os lê.

Uma maneira simples de descobrir qual é a intenção de uma palavra-chave, é inserindo-a no motor de busca e ver que tipos de resultados aparecem. Verifique se o tipo de conteúdos que aparecem no Google estão relacionados com o conteúdo que pretende criar com a palavra-chave que escolheu e faça os devidos ajustes.

 

Passo 4: Verifique os termos de pesquisa relacionados

Agora que já tem as suas palavras-chave e já entende que a intenção de cada uma é igualmente importante, chegou a hora de prestar atenção às variações das mesmas.

Uma boa forma de encontrar essas variações de palavras-chave é pesquisando no Google e dando uma vista de olhos nos termos de pesquisa relacionados que aparecem geralmente com o nome “As pessoas também pesquisam”. Estas são no fundo sugestões de pesquisa relacionadas com a sua pesquisa original e podem dar-lhe ideias para outras palavras-chave.

 

Passo 5: Escolha uma boa ferramenta de pesquisa de keywords

Uma ferramenta de pesquisa de keywords – como Google Trends ou AnswerThePublic – é um aliado fundamental na sua estratégia de conteúdo. Dá-lhe diversas informações importantes sobre as palavras-chave e ainda o ajudam a ter mais ideias de palavras para usar nos seus conteúdos.

Quando começar o seu trabalho de pesquisa de palavras-chave nestas ferramentas lembre-se de ter em consideração outros itens além do volume de pesquisas. Uma palavra-chave pode, por exemplo, ter milhares de pesquisas mas ser muito difícil de posicionar. Logo, talvez não seja uma boa palavra para usar no seu conteúdo.

Além do volume de pesquisas, tenha sempre em consideração a relevância e também a autoridade das palavras-chave.

Lembre-se de reavaliar as palavras-chave, no mínimo, trimestralmente. Além disso, é importante que faça um acompanhamento dos seus artigos e do seu posicionamento orgânico. Verifique se se estão a posicionar com as palavras que escolheu e que ajustes pode fazer para que o seu posicionamento no Google melhore e os seus objetivos sejam cumpridos.

Existe mais algum passo ou truque que utilize na pesquisa das suas palavras-chave? Partilhe connosco nos comentários.

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