Uma das formas de melhor transmitir informação é através da imagem. A expressão “uma imagem vale mais do que mil palavras” é um bom resumo desta evidência e o infográfico simples é um dos meios mais eficazes para atingir este objetivo.
De acordo com dados estatísticos, as pessoas lembram-se de cerca de 65% da informação se for exibida através de recursos visuais.
Quando a informação é apresentada verbalmente, as pessoas só se lembram de 10% daquilo que ouvem.
Continue a ler este artigo e descubra como fazer um infográfico impossível de ser ignorado.
O que é um infográfico?
Um infográfico é uma representação visual, cujo principal objetivo é transmitir informações através do uso de imagens, vídeos, diagramas e elementos visuais gráficos.
Para que serve um infográfico?
Geralmente, o infográfico simples acompanha um texto, funcionando como um resumo didático e simples do conteúdo escrito, ou seja, é uma ferramenta eficaz para apresentar dados e explicar questões complexas da forma mais clara e objetiva possível.
De acordo com um estudo, as taxas de leitores são 80% mais altas quando o conteúdo contém recursos visuais, como por exemplo, tabelas, gráficos e imagens.
Por juntar texto e imagens, o infográfico atua em duas zonas distintas do cérebro humano:
- O lado direito, responsável por compreender e interpretar figuras;
- O lado esquerdo, que se foca na escrita e no raciocínio lógico.
Assim, os infográficos interativos acabam por simplificar a interpretação dos conteúdos, dado que as duas áreas do cérebro atuam em conjunto. No entanto, é de realçar que cerca de 50% das informações transmitidas ao cérebro são visuais.
O que devem ter os infográficos criativos?
Os infográficos interativos devem:
- Estar bem organizados;
- Ser claros;
- Ser concisos a nível visual e textual;
- Ter um bom equilíbrio entre texto e imagens;
- Ter dados relevantes;
- Ter gráficos e tabelas de qualidade.
O melhor exemplo de infográfico é o infográfico simples, mas quanto mais criativos forem, mais eficazes serão, visto que atraem mais a atenção dos utilizadores e não os deixam abandonar sem que antes vejam o conteúdo.
Por que deve investir em infográficos?
- Os infográficos estão associados a uma melhor aprendizagem. Um estudo mostrou um aumento de 78% na aprendizagem e retenção das informações;
- Os infográficos interativos estão mais aptos a ser lidos do que os textos corridos. Prova disto é que os utilizadores gastam 10% mais tempo a olhar para imagens, do que a ler texto.
Se quer investir numa estratégia digital para a sua empresa, mas não definiu ainda o que fazer, esteja ciente de que optar por criar um infográfico é uma alternativa mais do que interessante.
Como fazer um infográfico simples
Ao investir em infográficos, o ponto chave é a simplicidade, dado que são ótimas ferramentas para assimilar informação mais rapidamente e causar maior impacto ao utilizador.
1. Organize as informações
Sempre que se produz conteúdo, independente do formato, é fundamental organizar as ideias e garantir que o conteúdo é relevante e que funciona realmente para o leitor.
Depois disto, é altura de dar forma ao infográfico e fazer o esboço.
2. Defina o tema do infográfico
Vai investir num infográfico para gerar tráfego para o seu site? Então deve definir como vai fazê-lo:
- Qual o assunto do conteúdo?
- Qual será o tema abordado?
- Quais serão as fontes de informação?
Não adianta criar um infográfico sem definir anteriormente estes aspetos. Caso contrário, vai perder tempo e, como se costuma dizer, tempo é dinheiro.
Então, para definir o tema do conteúdo precisa de conhecer as dores do seu público e mostrar a solução para os seus problemas.
Quando conhece a sua persona, é possível criar um conteúdo mais assertivo.
3. Determine a ordem das informações
Um infográfico precisa de ser objetivo e relevante para ser atraente para os utilizadores, portanto, é imprescindível que seja avaliada a forma e a ordem, com que cada informação será passada.
A organização começa na fase das ideias. Separe as ideias que fazem mais sentido para o projeto, dado que quanto mais estiverem agrupadas e organizadas, melhor.
A ordem de apresentação ajuda a tornar claro o processo responsável pela criação de um bom infográfico.
4. Crie um design de infográficos atrativo
É o design que vai conduzir ou não à leitura do infográfico. Portanto:
- Seja criativo na escolha das fontes utilizadas nos títulos, subtítulos e texto;
- O infográfico deve ter dados com percentagens e utilizar cores e fontes de modelos e tamanhos diferentes. O uso de cores em elementos visuais está associado a um aumento de 80% nos níveis de motivação quando se trata de ler conteúdo.
5. Acrescente um CTA
O objetivo dos infográficos é gerar conversões ou gerar valor para uma marca. Seja qual for o objetivo, é indispensável que o CTA esteja alinhado e a apontar diretamente para este objetivo nítido e claro.
Agora já sabe como criar um infográfico.
Quais as vantagens dos infográficos simples?
Os infográficos interativos têm o poder de apresentar dados complexos de maneira concisa e altamente visual. Eis as principais vantagens do infográfico simples:
- Maior absorção do conteúdo;
- Faz sucesso nas redes sociais;
- Aumenta o tráfego;
- A informação fica mais organizada.
Agora já conhece alguns dos motivos pelos quais o infográfico simples é uma disposição de informação tão útil e apelativa. Já implementou os infográficos na sua estratégia? Do que está à espera?
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- Written by: flarecon
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- Tags: infográfico