Os 5 grandes benefícios do Marketing de Conteúdo

Os 5 grandes benefícios do Marketing de Conteúdo

Se quer que a sua empresa se destaque perante a concorrência, vai ter de trabalhar na forma como o público vê o seu negócio. Como? Produzindo bom conteúdo. É já consensual os grandes benefícios do marketing de conteúdo e o quanto agrega a qualquer marca ou negócio. Prova disto é que cerca de 70% dos profissionais de marketing estão a investir ativamente em marketing de conteúdo. Uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz não só potencia o envolvimento do público com a sua marca, como desenvolve a sua presença no mercado, gera leads e impulsiona vendas.

Abaixo, mostramos-lhe quais alguns dos maiores benefícios em produzir conteúdo consistente e de alta qualidade para a sua empresa e como pode obter os resultados que deseja com ele.

Estratégia de Marketing de Conteúdo: os verdadeiros benefícios

Um conteúdo que resolve problemas e educa, conquista a confiança do público e dá-lhe autoridade na sua área de negócio. Se ainda está a pensar se o marketing de conteúdo é bom ou não para a sua empresa, leia os pontos que se seguem.

SEO: os resultados melhoram

Um bom conteúdo facilmente melhora o seu posicionamento nos motores de busca. Prova disto é que os negócios que utilizam o marketing de conteúdo, isto é, sites e blogs que apresentam conteúdos estruturados por estratégias como o Inbound Marketing, geram mais tráfego. No entanto, existem muitas empresas que o fazem sem ter em consideração o mais importante: as pessoas. Por isso, queremos deixar-lhe uma dica: se o seu único objetivo para a produção de conteúdo for melhorar a sua posição na página de pesquisas usando forçosamente palavras-chave, pare e reavalie a sua estratégia.

Lembre-se que, antes de escrever para o Google, está a escrever para pessoas e  o seu principal objetivo deve ser sempre acrescentar valor a quem lê os seus conteúdos. O seu foco deve ser resolver problemas, responder a questões e educar o seu público. Se o fizer desta forma, vai com certeza gerar bons resultados.

Ao produzir conteúdo de qualidade de forma consistente, a sua empresa torna-se visível e constrói autoridade com o seu público.

não precisamos de mais conteúdo. Precisamos de mais conteúdo relevante: Jason Miller

Ajuda a construir autoridade

Produzir conteúdo relevante, informativo e educacional vai impactar a forma como as pessoas veem e pensam sobre a sua marca. Além disso, ao produzir bom conteúdo, vai fazer com que o seu público o veja como uma marca de confiança e expert na sua área de negócio – logo, alguém em quem podem confiar e apostar. Pense sempre que os conteúdos que partilhar devem transparecer os seus conhecimentos na sua área e oferecer soluções à sua audiência.

E claro, não nos vamos esquecer da autoridade online. A criação de conteúdo de qualidade também ajuda a que o Google “o veja com bons olhos”. Se a sua empresa for apontada como relevante e válida para obter informações, é mais provável que tenha uma classificação mais elevada nos motores de busca.

No fundo é um círculo em constante movimento. Se o público considerar o seu conteúdo relevante, ao clicar nele, ler e partilhar, por exemplo, o Google recebe indicações de que o que publicou é efetivamente bom para a sua audiência. Por outro lado, se os conteúdos estiverem bem estruturados e cumprirem com as normas de SEO, o Google também o irá beneficiar, apresentando-os a mais pessoas.

Gera Leads qualificadas

Um dos maiores benefícios do marketing de conteúdo é a capacidade de atrair novos leads. Pesquisas indicam que os negócios que adotam o marketing de conteúdo geram 3 vezes mais leads, ou seja, a taxa de conversão é maior nos sites e blogs que utilizem o marketing de conteúdo como estratégia. Para além disto, tem um custo 62% mais baixo que o marketing tradicional. Criar bons artigos para o seu blogue, oferecer PDF’s, eBooks ou infográficos, é uma maneira fácil de gerar leads qualificadas e de aumentar a sua base de dados.

Após obter os dados dos seus potenciais clientes, vai ser capaz de melhorar a sua estratégia e assim oferecer-lhes conteúdo que realmente satisfaz as suas necessidades e resolve os seus problemas. Desta forma, está a fazer com que dêem mais um passo em frente em direção ao fundo do seu funil de vendas.

O marketing de conteúdo tem um retorno sobre o investimento (ROI) fabuloso, já que os conteúdos podem continuar a gerar leads ao longo do tempo. Para isso, pense sempre em criar conteúdo “perene” (que se mantenha atualizado durante muito tempo) ou vá atualizando os conteúdos consoante as mudanças do mercado.

marketing de conteúdo é mostrar porque é uma estrela: Robert RoseAjuda a construir uma boa relação com o seu público

A criação e partilha de conteúdo relevante de forma consistente, ajuda-o a construir uma relação próxima com o seu público. E a verdade é que, quando criamos valor sem pedir nada em troca é mais provável que confiem nos nossos conselhos e recomendações.

A médio e longo prazo, o retorno é verdadeiramente positivo. Ainda que nem sempre exista conversão, a reputação da sua marca está a ser trabalhada com a partilha de conteúdos que ajudam a sua audiência a resolver os seus problemas. E quanto mais conteúdos de qualidade eles virem, mais probabilidade existe de criarem uma ligação emocional positiva com a sua marca.

Melhora a tração nos canais de Social Media

Cada pessoa que encontrar o seu conteúdo e o achar valioso vai torna-se num potencial defensor da sua marca.

Muitos desses leitores vão começar a segui-lo no Facebook ou no Instagram para que possam manter-se atualizados sobre os próximos conteúdos que escrever. Muitos deles vão também partilhar os seus conteúdos com amigos e familiares nas redes sociais, o que ajuda a aumentar exponencialmente o número de seguidores ao longo do tempo, o brand awarness e a autoridade da sua marca.

Uma estratégia de marketing conteúdo sólida afeta a tomada de decisão do seu público mais do que qualquer outra técnica. A sua marca precisa de uma voz ativa para crescer e manter um posicionamento sólido no mercado. O Marketing de Conteúdo ajuda a estabelecer a sua credibilidade, constrói confiança e fortalece a sua reputação.

Conhece mais algum benefício de uma boa estratégia de conteúdo? Partilhe connosco nos comentários.

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