Se quer começar a utilizar esta estratégia no seu negócio, continue a ler e confira 13 passos para elaborar as melhores newsletters.
Por ser enviada por email, muitos confundem a newsletter com o email marketing. Mas são coisas distintas. Ora veja a explicação no ponto seguinte.
O que é uma newsletter?
Uma newsletter é um email com conteúdo útil, relevante e de qualidade, direcionado para um público específico e enviado com frequência para fortalecer o relacionamento de uma empresa com os subscritores e potenciais clientes.
As newsletters permitem o envio de diferentes tipos de conteúdo, o que as torna uma ótima forma de iniciar uma estratégia de email marketing.
Qual a diferença entre email marketing e newsletter?
O email marketing é utilizado para fins comerciais, ou seja, tem como objetivo impulsionar as vendas. Já para elaborar uma newsletter o foco está na produção de conteúdo, o seu objetivo é trazer informações relevantes para o público e é apenas entregue a pessoas que optaram por receber o conteúdo da empresa, regra geral através do preenchimento de um formulário.
Qual o objetivo de uma newsletter?
- Promove produtos ou serviços;
- Divulga novidades;
- Fideliza a audiência;
- A newsletter permite gerar mais tráfego para o site/blog;
- Com a newsletter conquista mais clientes;
- Com a newsletter mantém um contacto regular;
- Com a newsletter ganha autoridade;
- Com a newsletter aumenta a credibilidade;
- Com a newsletter torna-se referência no setor.
Como elaborar as melhores newsletters?
De nada adianta enviar uma newsletter se não passa das visualizações. É preciso resultados e conversões. Para isto, é precisa seguir um bom planeamento.
Segue abaixo um passo a passo para ajudar a elaborar as melhores newsletters possíveis. Certamente, notará uma melhoria significativa nos seus resultados ao aplicar estes passos:
1. Defina os objetivos com a newsletter
Para começar, como qualquer ação de marketing, nas melhores newsletters também precisa de saber qual é o objetivo da sua empresa com essa comunicação. Eis alguns exemplos:
- Nutrir as leads;
- Fidelizar os clientes;
- Gerar leads;
- Converter em vendas;
- Aumentar o tráfego no site ou blog.
Dependendo do objetivo selecionado, a newsletter deverá ter frequência, conteúdos e templates diferentes.
Esta é a forma de saber se a sua newsletter está a caminhar na direção certa. Por isso antes de pensar em qualquer outro aspeto, como por exemplo, design, conteúdo e frequência de envio, saiba que traçar os objetivos e metas é o mais importante se o seu objetivo é criar as melhores newsletters.
2. Segmente a lista de leads
Alguns leads já estão prontos para comprar. Outros, precisam de saber mais sobre os seus produtos e empresa.
Como pode imaginar, cada um desses contactos precisa de receber um email que vá de encontro ao momento em que se encontra.
De acordo com dados estatísticos, cerca de 31% dos profissionais de marketing B2B afirmam que as newsletters são a melhor estratégia para nutrir leads.
3. As melhores newsletters têm conteúdo relevante
Depois de ter o público da newsletter bem definido, pensar no tipo de conteúdo e no formato fica bem mais simples.
A chave para uma campanha de email marketing de sucesso passa pela criação de um bom conteúdo. Eis alguns exemplos de conteúdo para o seu email:
- Artigos do blog da empresa;
- Ebooks;
- Estudos de caso;
- Promoções;
- Anúncios da empresa;
- Eventos;
- Webinars.
4. As melhores newsletters têm conteúdo user friendly e responsivo
A maioria das pessoas consome conteúdo online no smartphone e com emails não é diferente.
Tenha a certeza de que o layout do seu site user friendly é responsivo em dispositivo mobile.
Faça testes e garanta que as imagens abrem em qualquer dispositivo sem que percam qualidade!
5. Prefira um layout simples
De que adianta um conteúdo excelente se o layout da newsletter não é atrativo? Demasiada informação pode desviar a atenção do objetivo da newsletter.
Dê preferência a templates mais simples, com bastante espaçamento entre imagens e textos. Desta forma, tudo tem o devido destaque.
De acordo com dados científicos, os dispositivos móveis são responsáveis por 42% de todos os emails abertos e também segundo um estudo, cerca de 42% dos utilizadores excluirão um email se não estiver otimizado para outros dispositivos.
Isto significa que é essencial ter emails responsivos, adaptáveis a qualquer dipositivo.
6. As melhores newsletters têm um assunto de email impossível de ignorar
O assunto de uma newsletter é tão importante quanto o conteúdo, uma vez que é o cartão de visita e ponto fundamental para decidir se deve ou não abrir o email.
Para o email ser aberto é preciso que tenha algo de diferente face a todos os outros emails na caixa de entrada. É preciso que chame a atenção e desperte a curiosidade do leitor.
Com base em dados estatísticos, a linha de assunto é responsável por cerca de 47% das aberturas de email.
Posto isto, é fundamental esmerar no título para garantir que o email é visto na caixa de entrada e posteriormente aberto.
7. Faça testes A/B
Entender como o leitor se comporta e como consome o conteúdo faz toda a diferença. Afinal de contas, ninguém melhor do que eles para mostrar aquilo que funciona ou não, certo? Não vale a pena falar em A se o leitor quer saber de B.
O teste A/B compara variáveis de marketing com o objetivo de perceber qual a que traz melhores resultados em termos de taxas de conversão.
Simples de fazer, o público é dividido em dois grupos aleatórios que receberão duas versões diferentes de uma mesma comunicação.
Experimente:
- Diferentes CTA’s;
- Mudanças no layout;
- Mudanças no assunto do email;
- Links inseridos no texto;
- Diferentes horários do envio da newsletter;
- Alterar o tamanho do copy;
- Novos formatos de títulos, fontes e imagens.
Utilizar corretamente o teste A/B pode fazer a diferença para criar as melhores newsletters, trazer excelentes resultados para o seu negócio e aumentar significativamente a taxa de conversão.
8. Adicione uma assinatura ao rodapé do email
Na assinatura do email pode incluir informações, como por exemplo o contacto e os ícones das redes sociais.
Para além disto, é sempre bom incluir o nome da empresa, o endereço e um link para o cancelamento da subscrição.
Respeitar a vontade dos leads e clientes é o primeiro passo para estabelecer um relacionamento duradouro com a audiência.
9. Faça um teste de envio
Para garantir que cria as melhores newsletters e que atinge os melhores resultados, faça uma revisão a todo o conteúdo do email, desde textos, imagens, links e clique em cada um dos CTA’s da newsletter.
Esta revisão ajudará a evitar problemas de formatação, a detetar imagens mal configuradas, erros gramaticais, etc.
10. As melhores newsletters mantêm a estratégia constante e coerente
Evite a estratégia de enviar uma newsletter e a seguinte três meses depois.
Se procura desenvolver um relacionamento verdadeiro com os seus leads e clientes, precisa de ser coerente na sua proposta.
Organize-se e programe com antecedência para não falhar no dia do envio da newsletter.
11. Mantenha a frequência de envio e só envie quando for relevante
Não adianta encher a caixa de entrada dos leads com uma newsletter que não gera valor.
É recomendado enviar pelo menos uma newsletter por mês, para que a sua empresa não caia no esquecimento dos subscritores.
Nesta linha de pensamento, segundo um estudo, a sua audiência irá recompensá-lo com maiores taxas de abertura e cliques se não enviar mais de cinco newsletters por semana.
Por outro lado, se já produz conteúdo suficiente ou sente que o público espera por mais emails, pode e deve aumentar a frequência de newsletters enviadas.
12. Facilite o cancelamento da subscrição da newsletter
É importante que as pessoas que já não estão interessadas em receber uma newsletter consigam cancelar a subscrição com facilidade.
Isto é benéfico tanto para o seu negócio como para o subscritor.
Em primeiro lugar, é bom para o seu negócio porque evita que seja considerado spam por quem não quer mais ser subscritor e em segundo lugar porque mantém na lista de contactos apenas as pessoas que estão interessadas em receber o seu conteúdo.
Por isso, inclua no final de todos os emails um link de cancelamento de subscrição da newsletter.
13. Medir os resultados é fundamental para criar as melhores newsletters
Acompanhe as métricas e descubra os horários mais pertinentes para o envio, além dos temas e tipos de texto mais bem-sucedidos.
Para medir os resultados da melhor forma possível, é preciso definir e analisar as métricas de email marketing, das quais se destacam a taxa de conversão, a taxa de abertura, a taxa de cliques e a taxa de rejeição.
Agora que chegou ao final da nossa lista de passos e já sabe como criar uma newsletter, ficou animado para começar a sua?
Agora já sabe como elaborar as melhores newsletters. Está com dúvidas? Conte connosco para ajudar! Entre em contato.
- Written by: flarecon
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- Tags: empresa, negócios, newsletter