CTA: O que significa e exemplos que convertem

CTA: O que significa e exemplos que convertem

O que é um Call to Action (CTA)?

Cta, Call to Action ou Chamada para Ação é uma forma não intrusiva de fazer com que os seus seguidores interajam com o conteúdo que publica, seja através de comentários, partilhas, identificações, etc.

Um CTA pode ser colocado em artigos de bloglanding pages e pode também ser utilizado no email marketing com o objetivo de deixar bem claro ao lead qual a ação que deve seguir. É uma das principais ferramentas de marketing digital para a conversão de leads. No entanto, não serve apenas para aumentar o volume de vendas. Serve também para incentivar outras ações importantes, como por exemplo, fazer o download de ficheiros ou subscrever uma newsletter.

Qual a importância de um call to action?

Um CTA é, certamente, um dos pontos mais importantes em qualquer comunicação de marketing de uma empresa. Simples e direto, é capaz de eliminar obstáculos na jornada de compra e levar o lead à próxima etapa do funil de vendas. Para que isso aconteça, é necessário que seja o mais atrativo possível, para que chame à atenção do leitor.

É por isto que, no Marketing de Conteúdo, o CTA está presente em todo o processo, auxiliando em cada etapa do funil de vendas, desde a primeira visita até ao momento em que o lead se torna efetivamente cliente.

Por exemplo, se o visitante ainda estiver no topo do funil, ainda não sabe muito bem o que deve fazer para resolver um problema. Neste caso, vai precisar de um incentivo para que tome uma decisão. É aí que o CTA entra para ajudá-lo a seguir os próximos passos, até que chegue ao fundo do funil. O Call to Action tem esta função de explicar qual o caminho a percorrer até encontrar a informação desejada.

Eis um exemplo prático. Se um utilizador procura um orçamento sobre um produto, é importante que o botão disponibilizado abaixo do formulário de contato utilize expressões, como “Solicite um orçamento”. Quanto mais claro o CTA, maior a taxa de conversão.

7 Dicas para criar um Call to Action que converte

Não basta criar um CTA com um texto aliciante e simplesmente colocá-lo em qualquer lugar. Por vezes, um CTA acaba por se perder no meio de uma página de conteúdo disperso, prejudicando os resultados. Posto isto, confira 9 dicas para criar um CTA eficaz e aumentar as conversões:

1. Contraste de cores

O CTA precisa de ser chamativo. Segundo dados estatísticos, um CTA laranja aumenta cerca de 33% a taxa de conversão. Portanto, para o utilizador reparar no CTA principal, é necessário que esteja visível e se destaque do restante conteúdo.

Usar uma cor que contraste com os outros elementos da página pode ser uma boa forma de garantir a atenção para o CTA.

2. Benefício em destaque

Ao invés de utilizar um CTA, como “clica aqui” ou “inscreve-te aqui”, opta por algo mais específico, como “Faz Download do teu E-book” ou “Solicita o teu orçamento”.

Assim, reforça-se o benefício da ação para o utilizador e tudo fica mais claro, para que não restem dúvidas.

3. Ser claro e objetivo

Deve indicar de forma direta a ação que é esperada que o visitante faça. Dê preferência a frases curtas, com duas ou três palavras no máximo.

4. Senso de urgência

Uma página pode ter distrações para os visitantes. Por isso, utilizar o senso de urgência para demonstrar que a oferta está disponível por tempo limitado, faz com que o leitor sinta medo de perder a oportunidade e entenda que tem um prazo para aproveitar as vantagens da oferta. Isto impulsionará o visitante a agir imediatamente.

Exemplos:

1. Página que promove um desconto relâmpago:

Clique aqui e garanta o seu desconto.

2. Página anuncia as últimas unidades de um produto:

Reserve o meu agora!

Clique aqui e reserve o seu.

5. Posicionamento do CTA

Posicione o CTA num lugar visível, para onde o olhar do utilizador vá naturalmente. O design certo pode fazer toda a diferença nas taxas de conversão.

6. Testes A/B

Para otimizar ainda mais os resultados, aposte nos testes A/B, ou seja, faça pequenas mudanças de layout ou conteúdo e compare com a versão original para entender qual tem melhor desempenho. Com vários testes específicos, é possível perceber mais facilmente o que deve mudar para chegar ao CTA ideal.

7. Escolher como escrever

Utilize verbos no imperativo. Esta conjugação ajuda a melhorar as conversões, já que foi feita justamente para induzir à ação.
Exemplos:

  • Compre
  • Reserve
  • Clique
  • Confira
  • Aproveite

Escrever na primeira pessoa é também uma forma eficiente de chamar à atenção.
Exemplos:

  • Quero aproveitar o desconto!
  • Quero subscrever a newsletter.

Outra conjugação muito utilizada é o infinitivo. Este tipo de CTA indica qual será a ação realizada ao clicar no link, sendo clara e direta.

Exemplos:

  • Comprar
  • Fazer download

Exemplos de Call to Action de sucesso

Para que possa entender melhor como devemos utilizar cada tipo de CTA, eis alguns exemplos práticos.

Subscrever a newsletter

Quando uma pessoa subscreve uma newsletter, é porque está realmente interessada no conteúdo. Isto faz com que o utilizador avance inconscientemente para a próxima etapa do funil de vendas.

E qual é, afinal, a vantagem deste tipo de CTA para as estratégias de marketing de conteúdo? Quando tem a oportunidade de enviar mensagens diretamente para a caixa de entrada, também ganha a oportunidade de:

  • Aumentar o engagement
  • Aumentar o número de visitas do seu site
  • Aumentar a taxa de partilha dos conteúdos nas redes sociais
  • Gerar novas leads

Exemplo

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Fazer download

Ao fazer download de um ficheiro, consegue transmitir às pessoas que é uma autoridade naquele assunto e acaba por fortalecer a relação com potenciais clientes.

Exemplo

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Seguir nas redes sociais

O objetivo deste tipo de CTA é bastante óbvio: convidar os utilizadores que visitam o seu website a também seguir a marca nas redes sociais. Acaba por ser uma excelente forma de aumentar o tráfego e a notoriedade da marca.

Exemplo

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É importante que tenha sempre um CTA, dado que a sua empresa pode aumentar o tráfego e as taxas de conversão de leads e vendas. Eleve o seu negócio a outro patamar! Fale connosco.

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