- Escrito por: flarecon
- Tags: Estratégias de Marketing, marketing
Num mercado cada vez mais competitivo, é imperativo destacar-se da concorrência. É aqui que entram os serviços de marketing.
Quer seja uma pequena empresa, focada em dar os primeiros passos no mundo digital, ou uma grande empresa, já consolidada, investir em estratégias de marketing eficazes, pode ser o fator decisivo entre estagnar e crescer.
Neste artigo, vai conhecer a lista de serviços de marketing digital que podem fazer crescer o seu negócio, atrair clientes e fortalecer a presença da sua marca.
O que são Serviços de Marketing?
Serviços de marketing são um conjunto de estratégias utilizadas para promover serviços, produtos ou marcas, com o objetivo de aumentar o volume de vendas, atrair clientes, aumentar a notoriedade da marca, gerar mais leads e, consequentemente, construir uma reputação sólida no mercado.
Qual a Diferença entre Serviços de Marketing Tradicional e Serviços de Marketing Digital?
Com a evolução natural do marketing digital, muito se fala entre este e o marketing tradicional.
Os serviços de marketing tradicional recorrem a meios como a televisão, a rádio, as revistas, outdoors e flyers. Neste modelo, a comunicação é unidirecional, ou seja, parte da empresa para o consumidor e a segmentação do público é pouco precisa. Para além disto, os custos de implementação tendem a ser elevados e a avaliação dos resultados é limitada.
A grande diferença para o marketing digital reside no facto de que, neste, é possível medir em tempo real o retorno sobre qualquer investimento (ROI), ao contrário do que acontece com o marketing tradicional.
Se a tudo isto juntarmos a possibilidade de segmentar uma comunicação, para um público-alvo bem definido, com base em interesses, comportamentos e dados demográficos, então o marketing digital é uma oportunidade incrível de divulgação de negócios.
Outro ponto a favor do marketing digital é a acessibilidade dos serviços de marketing digital, que se adaptam a diferentes orçamentos e tipos de negócio. Entre os principais serviços de marketing digital, destaca-se o SEO, o marketing de conteúdo, as campanhas PPC (pay-per-click) e a gestão de redes sociais. Mas há mais, explicamos mais alguns dos serviços de marketing no ponto seguinte.
Quais são os Principais Serviços de Marketing Digital?
Existem diferentes serviços de marketing que podem ser adaptados consoante os objetivos, setor de atuação e perfil do público-alvo. Eis a lista de serviços de marketing digital:
Gestão de Redes Sociais
A gestão de redes sociais é um dos serviços de marketing digital usado para fortalecer a presença online e criar uma relação de confiança com os utilizadores.
Contratar uma agência de marketing digital para fazer a gestão das redes sociais tem como principais vantagens:
- Planeamento de conteúdos;
- Publicações consistentes;
- Otimização de tempo;
- Melhoria do ROI;
- Acesso a ferramentas digitais.
Publicidade Paga
A publicidade paga sem desperdício é outro dos serviços de marketing digital para investir em anúncios capazes de mostrar o seu conteúdo para os utilizadores, mediante um investimento feito de forma segmentada.
As principais fontes de tráfego pago são o google ads, facebook ads, instagram ads, linkedin ads, pinterest ads e youtube ads.
A publicidade paga permite:
- Obter resultados rápidos;
- Ter total controlo da campanha;
- Melhorar a taxa de conversão;
- Segmentar o público;
- Ter acesso a métricas em tempo real.
Email Marketing
O email marketing é um dos principais serviços de marketing digital que gera resultados e consiste na estratégia de envio de emails com conteúdo relevante, com o objetivo de levar cada destinatário a realizar uma ação específica.
Os principais benefícios do email marketing são:
- Comunicar diretamente com alguém que está interessado em ouvir o que tem a dizer;
- Melhoria do alcance;
- Comunicação personalizada;
- Elevado retorno sobre o investimento.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é, nada mais, nada menos, do que um dos pilares dos serviços de marketing digital, dado que consiste na criação de conteúdo relevante que converte.
Entre as principais vantagens do marketing de conteúdo destacam-se as seguintes:
- Melhoria do posicionamento nos motores de pesquisa;
- Reforço da autoridade da marca;
- Geração de leads qualificadas;
- Fortalecimento da relação com o público.
Desenvolvimento de Websites
Ter um site otimizado é crucial para garantir que sua presença online seja eficaz e competitiva.
Um site otimizado:
- Melhora a visibilidade nos motores de pesquisa;
- Atrai mais visitantes qualificados;
- Transmite confiança.
SEO
SEO é outro dos serviços de marketing digital que inclui um conjunto de várias estratégias de otimização de websites ou páginas, para aparecer nos primeiros resultados do Google, por exemplo.
Estudos indicam que os primeiros três resultados orgânicos do Google recebem cerca de 75% dos cliques. Portanto, se o seu site não estiver entre os primeiros resultados, as hipóteses de ser encontrado pelos utilizadores diminuem drasticamente.
Das vantagens de se trabalhar com uma estratégia de SEO, destacam-se:
- A obtenção de um maior tráfego orgânico para o site ou blog;
- O aumento das leads e conversões.
Design Gráfico
O design vai muito além da estética. É através dele que uma marca comunica, impressiona e cria conexões emocionais.
Identidade Visual
Através da identidade visual é possível:
- Criar logótipos;
- Definir a paleta de cores e tipografia.
Como Escolher os Serviços de Marketing Mais Adequados para a sua Empresa?
Para escolher os serviços de marketing digital mais adequados para o seu negócio deve considerar os seguintes passos:
Defina Objetivos:
Antes de tudo é importante saber o que pretende alcançar.
- Quer aumentar as vendas?
- Deseja aumentar a notoriedade da marca?
- Precisa de gerar leads qualificadas?
- O foco está em aumentar o tráfego do site?
- Pretende fidelizar clientes que já existem?
Conheça o seu Público-Alvo:
É essencial saber quem são os seus clientes para comunicar com eficácia.
- Quem são os seus clientes?
- Onde vivem?
- Que redes sociais utilizam?
- O que pesquisam?
- Que tipo de conteúdo preferem?
Avalie o Orçamento Disponível:
Os custos variam de acordo com os serviços de marketing.
SEO, redes sociais e email marketing tendem a ser mais económicos a médio/longo prazo.
Publicidade paga (Google Ads, Facebook Ads) exige investimento contínuo, mas traz resultados quase imediatos.
Por que se Deve Investir em Serviços Marketing?
Investir em serviços de marketing é importante por várias razões:
- Aumenta a visibilidade da marca: Os serviços de marketing ajudam no posicionamento de marca.
Atrai e converte mais clientes: Campanhas de marketing bem direcionadas alcançam as pessoas certas, no momento certo, aumentando a probabilidade de conversão.
- Gera retorno sobre o investimento: Serviços de marketing eficazes, aumentam as vendas e impulsionam o crescimento da marca.
Quanto Custa Investir em Serviços de Marketing?
O preço dos serviços de marketing varia de acordo com o tipo de serviço, a dimensão do projeto, a experiência da agência de marketing e dos objetivos da empresa.
Onde Encontrar Empresas com Serviços de Marketing?
Encontrar empresas especializadas em serviços de marketing é simples e está ao alcance de poucos cliques. A nossa agência de marketing é experiente e destaca-se por oferecer soluções orientadas para resultados, com base numa estratégia de marketing bem definida desde o início e alinhada com os objetivos da sua empresa.
Agora que já conhece os principais serviços de marketing digital disponíveis na nossa agência de marketing digital, entre em contacto para estudarmos o seu caso e definirmos uma estratégia com os serviços que realmente fazem sentido para o seu negócio.