Alcance Orgânico VS Alcance Pago: O que é em Marketing

No mundo do marketing digital, entender a diferença entre alcance orgânico e alcance pago é fundamental para qualquer estratégia de sucesso. Estas duas abordagens têm impactos distintos na visibilidade online de uma marca e, dependendo dos objetivos da empresa, uma pode ser mais vantajosa do que a outra.

Neste artigo, vai ficar a saber como distinguir alcance orgânico de alcance pago, como funcionam e qual pode ser mais eficaz para a sua estratégia de marketing. 

Vamos analisar as vantagens e desvantagens de cada abordagem, ajudando a decidir qual delas pode gerar melhores resultados para o seu negócio.

Alcance Pago vs Alcance Orgânico

Tanto o alcance pago como o alcance orgânico são importantes numa estratégia de marketing e devem ser trabalhadas em conjunto para manter um equilíbrio e alcançar os melhores resultados para o seu negócio.

O que é o Alcance Orgânico no Marketing Digital?

No marketing digital, o alcance orgânico é o termo usado para indicar a quantidade de pessoas que visualizaram um conteúdo publicado de forma natural, ou seja, sem que tenha sido pago ou patrocinado.

É importante destacar que no momento de pesquisa, o Google apresenta para os consumidores os melhores resultados e o alcance orgânico é conseguido através de técnicas de marketing de conteúdo e estratégias de SEO que ajudam o conteúdo de uma página a alcançar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa.

Exemplo: as visitas ao site e a leitura de artigos do blog que aconteceram de forma direta, através de pesquisas dos utilizadores e sem influência de publicidade.

Por que Razão o Alcance Orgânico do Facebook Tem Diminuído?

O alcance orgânico do Facebook tem diminuído ao longo dos últimos anos por várias razões, principalmente devido a mudanças nos algoritmos e à crescente concorrência no feed de notícias.

Na última atualização do Facebook, a rede alterou a forma como disponibiliza as publicações no feed. A prioridade é dos conteúdos de maior relevância para o utilizador, ou seja, o conteúdo que aparece no feed baseia-se no perfil do utilizador.

Facebook justifica que esta alteração foi feita pelo facto de existir muito conteúdo e pouco tempo para o consumir. Por esta razão, para uma melhor experiência, cada utilizador recebe apenas conteúdo que é do seu interesse.

Aqui estão as principais razões para essa diminuição:

  • Mudanças no Algoritmo do Facebook: Nos últimos anos, a plataforma tem priorizado conteúdos de amigos e familiares em vez de conteúdos de páginas de negócios, marcas e publicações. Como os algoritmos do Facebook diminuíram o alcance dos posts orgânicos (em média um post no Facebook tem 6.4% dos gostos da página). Estas mudanças no algoritmo implicam que para que uma publicação de uma marca apareça no feed precisa de pagar para aumentar o alcance. Como resposta a esta luta pelo aparecimento no feed de notícias, cerca de 64% dos profissionais de marketing prevê aumentar o seu investimento em anúncios pagos no Facebook no próximo ano.
  • Ênfase à Publicidade Paga: Para incentivar as empresas a investir em anúncios pagos, o Facebook tem reduzido gradualmente o alcance orgânico. 

Quais as Vantagens do Alcance Orgânico?

Eis algumas das principais vantagens do alcance orgânico:

  • Não requer investimento;
  • Oferece maior grau de confiança e credibilidade: A empresa não pagou para aparecer nos lugares de topo dos motores de pesquisa;
  • Reconhecimento de solução de problemas: Quando um conteúdo aparece de forma orgânica no Google, os utilizadores reconhecem que esse conteúdo pode resolver os seus problemas;
  • Maior taxa de cliques (CTR): Face aos anúncios pagos;
  • Maior potencial de interação e qualificação de leads: Conteúdos orgânicos frequentemente geram mais interações. São mais propícios à interação dos utilizadores e, consequentemente, à qualificação de leads.

engagement redes sociais: definição

Quais as Desvantagens do Alcance Orgânico?

Embora o alcance orgânico ofereça várias vantagens, também possui desvantagens que podem limitar a sua eficácia:

  • Crescimento lento: Construir um alcance orgânico significativo pode levar semanas e até meses para dar lucro;
  • Dependência do algoritmo: O alcance orgânico está fortemente dependente dos algoritmos e as mudanças podem impactar negativamente a visibilidade do conteúdo, reduzindo o alcance sem aviso prévio;
  • Necessidade de criar conteúdo relevante: Para manter e aumentar o alcance orgânico, é necessário criar e atualizar regularmente o conteúdo.

Quais são as Principais Estratégias para Aumentar o Alcance Orgânico?

Para aumentar o alcance orgânico, é essencial aplicar um conjunto de estratégias bem definidas:

Como Posso Medir o Sucesso do Alcance Orgânico?

Medir o sucesso do alcance orgânico é crucial para entender o impacto das suas estratégias e fazer ajustes, quando necessários. Eis as principais métricas a ter em atenção:

  • Tráfego orgânico;
  • Posicionamentos nos motores de pesquisa;
  • Taxa de cliques;
  • Taxa de rejeição;
  • Tempo médio de permanência no site;
  • Backlinks;
  • Retorno sobre o investimento.

Como Melhorar o Alcance Orgânico no Facebook?

Melhorar o alcance orgânico no Facebook pode ser um desafio, especialmente considerando as constantes mudanças nos algoritmos. De seguida deixamos algumas dicas para melhorar o alcance orgânico no Facebook.

1.Crie Conteúdo de Qualidade

Produza conteúdos que sejam relevantes e interessantes para o público-alvo

2. Conheça o Público

O alcance orgânico tem como objetivo oferecer a melhor experiência possível ao utilizador. A melhor forma de garantir isto é através da produção de conteúdo de qualidade que vá de encontro aos interesses dos utilizadores.

3. Analise as Métricas

Analise as métricas dos conteúdos que já tem. Analise quais os temas, assuntos e formatos que mais geram interação e quais não chamam tanto à atenção.

alcance do facebook: definição

4. Interaja o Máximo Possível

O algoritmo do Facebook entende que, quanto maior a taxa de interação, maior o engagement e, maior a relevância do post, ou seja, mais hipóteses tem em aparecer no feed.

5. Publique Regularmente

Publique com consistência. O algoritmo do Facebook entende que se nos primeiros minutos um post não tiver uma quantidade significativa de interações, é entendido com menor relevância e, por isso, será mostrado para um menor número de pessoas. Por isso, é importante testar qual o dia e hora mais apropriada para publicar o conteúdo e assim ter um maior alcance e engagement.

6. Faça o Teste A/B

Analise o desempenho dos seus posts e faça testes. A partir do momento em que identificar qual o tipo de conteúdo que o público gosta, use essas informações para continuar a garantir os melhores resultados em termos de taxas de conversão.

Teste A/B: Exemplo

Quando Devo Usar Alcance Orgânico em vez de Alcance Pago?

Usar alcance orgânico é mais adequado para estratégias a longo prazo, enquanto o alcance pago é ideal para resultados rápidos, segmentação precisa e campanhas de curto prazo.

No entanto, uma estratégia de marketing eficaz combina o alcance orgânico e o alcance pago.

O que é o Alcance Pago em Marketing Digital?

O alcance pago em marketing digital representa o número de pessoas que visualizaram conteúdo através de publicidade paga.

Anúncios pagos também são conhecidos como uma das formas mais efetivas de promover um negócio de acordo com o público-alvo da empresa, mediante um investimento feito de forma segmentada.

As empresas utilizam os anúncios pagos para ter um controlo maior sobre o perfil demográfico, região e faixa etária do público que será impactado pela publicação. Cerca de 93% dos profissionais de marketing utilizam anúncios pagos no Facebook.

Exemplo: as visitas ao site ou as leituras dos conteúdos de um blog que aconteceram de forma indireta, através de um investimento em publicidade (anúncios, links patrocinados).

Quais as Vantagens do Alcance Pago?

O alcance pago em marketing digital oferece uma série de vantagens que podem ser extremamente benéficas para um negócio:

  • Resultados imediatos: Os anúncios começam a aparecer rapidamente, gerando resultados quase instantâneos em termos de tráfego e envolvimento;

  • Segmentação precisa: Permite direcionar os anúncios para públicos específicos com base em dados demográficos, interesses e comportamentos, garantindo relevância. Cerca de 26% dos utilizadores do Facebook que clicaram em anúncios passaram a comprar nessa loja/marca, ou seja, as taxas de conversão aumentaram;

  • Controlo de custos: Os anúncios podem ser direcionados por um intervalo de tempo específico e pagos apenas se o utilizador clicar para entrar no site ou landing page, por exemplo. Isto permite controlar os custos;

  • Acompanhamento das campanhas: Através dos programas PPC (pay per click), a empresa consegue acompanhar o progresso dos anúncios em tempo real, e se quiser até pode parar a campanha, caso não esteja a obter os resultados pretendidos;
  • Ajustes em tempo real: Permite modificar campanhas de forma instantânea para otimizar o desempenho com base nos resultados obtidos.

Quais as Desvantagens do Alcance Pago?

Apesar das vantagens, o alcance pago também apresenta algumas desvantagens:

  • Requer um investimento contínuo: Os anúncios só aparecem enquanto o orçamento não terminar;
  • Menor impacto a longo prazo: O alcance pago pode gerar resultados imediatos, mas a menos que seja continuamente renovado e financiado, o impacto pode ser menos duradouro em comparação com estratégias orgânicas que constroem a visibilidade ao longo do tempo.

Quando Investir em Alcance Pago?

Investir em alcance pago é mais apropriado quando se necessita de resultados rápidos, quando se tem uma campanha de curto prazo, ou quando se quer alcançar um público específico com precisão. 

O que é Mais Importante: Alcance Orgânico ou Alcance Pago?

Ambos desempenham papéis cruciais numa estratégia de marketing. A importância de cada um depende dos objetivos específicos da empresa, dos recursos disponíveis e da necessidade de resultados rápidos ou a longo prazo. 

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