Conteúdo evergreen: Vantagens, dicas e qual a sua importância

Conteúdo evergreen: Vantagens, dicas e qual a sua importância

Um artigo de blog não desaparece depois de ser publicado, mas por quanto tempo se mantém interessante e relevante? Por outro lado, um conteúdo evergreen não tem prazo de validade e tem a capacidade de continuar a atrair tráfego orgânico ao longo do tempo. Saiba tudo sobre este tipo de conteúdo no artigo. Continue a ler.

O que é conteúdo evergreen?

O conteúdo evergreen é um tipo de conteúdo produzido segundo regras de SEO que permanece relevante e atual para os seus leitores ao longo de um longo período de tempo – sempre fresco!

É um tipo de informação que não envelhece e que continua útil e interessante para o  público-alvo mesmo com o passar do tempo. Produzir este tipo de conteúdo é primordial para os blogs, já que possibilita conquistar novos clientes dentro do seu mercado, sem que seja necessário criar novos conteúdos regularmente.

Quais os benefícios que o conteúdo evergreen oferece?

O primeiro grande benefício de produzir conteúdo evergreen é que garante uma visibilidade constante e possibilita um maior tempo de vida útil dos conteúdos, continuando a ser acedido por muitos utilizadores a longo prazo. Eis algumas das restantes vantagens:

1. Reforça a autoridade da marca

Um dos pilares do inbound marketing é a construção de uma marca forte na internet, que seja vista como referência. Como sabemos, conhecimento gera autoridade, dado que as marcas que demonstram e compartilham conhecimento são vistas pelo público como sendo mais credíveis, o que naturalmente se traduz, para a empresa, num aumento do volume de vendas.

Por consequência, o conteúdo evergreen reforça a autoridade de uma marca, pois agrega informações úteis e sem prazo de validade, com muito mais probabilidade de ficar gravado na mente no consumidor. Fazendo isto, fortalece a autoridade, que automaticamente será reconhecida como referência no segmento de atuação.

2. Backlinks

Quanto mais completo for o conteúdo, maiores são as probabilidades de outros sites fazerem referência a ele, através de backlinks para o seu conteúdo. O conteúdo evergreen consegue aumentar não só a quantidade como a qualidade de links externos para seu blog.

Ter backlinks é importante não só do ponto de vista de influência e prestígio, como também de autoridade perante os motores de pesquisa. Isto acontece, porque a probabilidade de aparecer nos primeiros resultados aumenta, quanto maior for o número de sites que fazem referência a um link do seu site.

3. Melhora o SEO de um site ou blog

Alcançar o topo dos resultados dos motores de pesquisa garante mais visibilidade para a marca, acessos ao site e, consequentemente, aumenta o volume das vendas. Técnicas de SEO ajudam a melhorar o ranqueamento de um conteúdo nos motores de pesquisa, como por exemplo, do Google.

E produzir conteúdos completos, com informação relevante e capazes de atrair backlinks é um dos aspetos mais importantes de uma estratégia de SEO. Entre os vários aspetos que o Google analisa na hora de ranquear uma página nos resultados de busca é justamente a relevância das informações que oferece. E nisso os conteúdos evergreen são incríveis.

títulos estratégicos conteúdo evergreen

4. Segmentação de leads

O conteúdo evergreen tem um alto poder de gerar mais leads qualificadas, dado que, este tipo de conteúdo aborda assuntos que os visitantes podem estar à procura. Assim, quando se deparam com um material no qual o utilizador consegue obter todas as respostas para as suas dúvidas num só lugar, as probabilidades de se converterem em lead são bem maiores.

5. Atrai mais visitantes vindos dos motores de pesquisa

O conteúdo evergreen contribui para uma quantidade constante de tráfego mesmo após a data de publicação, isto porque este tipo de conteúdo é contínuo, relevante e sempre atual, que acaba por ser sempre procurado pelos utilizadores e priorizado pelo algoritmo dos motores de pesquisa no ranqueamento dos resultados da pesquisa.

6. Tráfego orgânico

O principal objetivo do conteúdo evergreen é fazer com que os utilizadores acedam a esse mesmo conteúdo. O chamado tráfego orgânico acontece quando os utilizadores chegam ao local desejado naturalmente, sem a presença de investimento financeiro. Neste método são utilizadas palavras-chave de alta relevância e otimização para motores de pesquisa. Assim, sempre que um utilizador faz uma pesquisa, é direcionado para a página que melhor responde às suas dúvidas.

3 Dicas para criar conteúdo evergreen

Eis algumas das principais práticas para criar conteúdo evergreen.

Call to action

Todo o conteúdo tem um objetivo. Por isso, é fundamental inserir uma chamada para a ação e estimular um novo passo na jornada de compra do utilizador. Por exemplo, ofereça materiais de topo de funil, tais como: ebooks e infográficos. Desta forma, conseguirá captar leads e poderá fazer com que avançem para a próxima etapa do funil de vendas. Portanto, investir em CTA’s é essencial para obter excelentes resultados.

Invista em links internos

Como já vimos anteriormente, um conteúdo evergreen tem grandes probabilidades de ter um bom ranking nos motores de pesquisa e de receber backlinks de outros sites. Portanto, aproveite esta oportunidade e crie links internos nos seus artigos que levem até outros posts do seu site.

Com isto, os motores de pesquisa entenderão que o seu site possui outras páginas relevantes com conteúdo evergreen e será visto como uma autoridade.

Opte por conteúdos de topo de funil

A fase do topo de funil é a etapa da jornada de compra onde o cliente ainda está a descobrir sobre o tema, a reconhecer que tem um problema e que precisa de encontrar uma solução. É preciso reconhecer que os utilizadores podem ingressar em diferentes etapas no funil de vendas. Tudo depende do quão próximo a persona está do momento da compra. No início, surgem dúvidas mais genéricas, normalmente associadas a conceitos. Um bom exemplo, neste caso, será produzir conteúdo com o título “o que é conteúdo evergreen”.

formatos de conteúdo evergreen

Atualizar conteúdos antigos pode fazer a diferença na sua estratégia

Se está a pensar em trabalhar com conteúdo evergreen, é importante saber que em alguns casos, por mais que o conteúdo seja intemporal na época em que foi escrito, fazer atualizações é uma ação necessária. Na altura, fez sucesso, mas lendo agora percebe que algumas coisas mudaram desde então.

Deste modo ao invés de criar material do zero, o melhor caminho é atualizar o conteúdo antigo, tornando-o ainda mais completo e mais otimizado.

Incluir a produção de conteúdo evergreen na sua estratégia é essencial. Talvez a principal vantagem de criar um conteúdo deste tipo esteja relacionada com o poder que terão a longo prazo, isto é, o que é publicado hoje, poderá ser pesquisado e encontrado a longo prazo. Para além de ter um prazo de validade maior, ajuda a qualificar as leads do seu negócio.

Se a sua empresa ainda não possui uma estratégia de conteúdo, fale connosco. Dispomos de um conjunto de serviços de marketing digital e ajudamos a planear, implementar e avaliar os resultados de uma estratégia perfeitamente adaptada aos objetivos da sua empresa.

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