Alcance orgânico: Por que tem diminuído e como superar

Alcance orgânico: Por que tem diminuído e como superar

Neste artigo, vai ficar a saber como distinguir alcance orgânico de alcance pago, as vantagens e desvantagens de cada um deles e como é possível melhorar o alcance orgânico no Facebook.

Alcance pago vs Alcance orgânico

Tanto o alcance pago como o alcance orgânico são importantes numa estratégia de divulgação e devem ser trabalhadas em conjunto para manter um equilíbrio e alcançar os melhores resultados para o seu negócio.

O que é o alcance orgânico?

Alcance orgânico é o termo usado para indicar a quantidade de pessoas que visualizaram um conteúdo publicado sem que tenha sido pago ou patrocinado. É importante destacar que no momento de pesquisa, o Google apresenta para os consumidores os melhores resultados e o alcance orgânico é conseguido através de técnicas de marketing de conteúdo e estratégias de SEO que ajudam o conteúdo de uma página a alcançar os primeiros lugares nos resultados de pesquisa.

Exemplo: as visitas ao site e a leitura de artigos do blog que aconteceram de forma direta, através de pesquisas dos utilizadores e sem influência de publicidade.

Por que razão o alcance orgânico do Facebook tem diminuído?

Na última atualização do Facebook, a rede alterou a forma como disponibiliza as publicações no feed. A prioridade é dos conteúdos de maior relevância para o utilizador, ou seja, o conteúdo que aparece no feed baseia-se no perfil do utilizador. O Facebook justifica que essa alteração foi feita pelo facto de existir muito conteúdo e pouco tempo para consumi-lo. Por esta razão, para uma melhor experiência, cada utilizador recebe apenas conteúdo que é do seu interesse.

Como os algoritmos do Facebook diminuíram o alcance dos posts orgânicos (em média um post no Facebook tem 6.4% dos gostos da página). Estas mudanças no algoritmo implicam que para que uma publicação de uma marca apareça no feed precisa de pagar para aumentar o alcance. Como resposta a esta luta pelo aparecimento no feed de notícias, cerca de 64% dos profissionais de marketing prevê aumentar o seu investimento em anúncios pagos no Facebook no próximo ano.

Vantagens do alcance orgânico

  • Não tem custos associados;
  • Oferece maior grau de confiança e credibilidade, porque a empresa não pagou para aparecer nos lugares de topo dos motores de busca;
  • Quando um conteúdo aparece de forma orgânica no Google, os utilizadores reconhecem que esse conteúdo pode resolver os seus problemas;
  • Maior taxa de cliques (CTR) face aos anúncios pagos;
  • São mais propícias à interação dos utilizadores e, consequentemente, à qualificação de leads.

engagement redes sociais: definição

Desvantagens do alcance orgânico

  • Resultados demorados: pode levar semanas e até meses para dar lucro;
  • Exige a dedicação de um profissional especializado na elaboração de conteúdo.

O que é o alcance pago?

Alcance pago representa o número de pessoas que visualizaram um post patrocinado. Anúncios pagos também são conhecidos como uma das formas mais efetivas de promover um negócio de acordo com o público-alvo da empresa, mediante um investimento feito de forma segmentada. As empresas utilizam os anúncios pagos para ter um controlo maior sobre o perfil demográfico, região e faixa etária do público que será impactado pela publicação. Cerca de 93% dos profissionais de marketing utilizam anúncios pagos no Facebook.

Exemplo: as visitas ao site ou as leituras dos conteúdos de um blog que aconteceram de forma indireta, através de um investimento em publicidade (anúncios, links patrocinados).

Vantagens do alcance pago

  • Determinar as palavras-chave e estabelecer um orçamento para atingir as pessoas certas. Cerca de 26% dos utilizadores do Facebook que clicaram em anúncios passaram a comprar nessa loja/marca, ou seja, as taxas de conversão aumentaram.
  • Os anúncios podem ser direcionados por um intervalo de tempo específico e pagos apenas se o utilizador clicar para entrar no site ou landing page, por exemplo. Isto permite controlar os custos.
  • Através dos programas PPC (pay per click), a empresa consegue acompanhar o progresso dos anúncios em tempo real, e se quiser até pode parar a campanha, caso não esteja a obter os resultados pretendidos.

Desvantagens do alcance pago

  • Os anúncios só aparecem enquanto o orçamento o permitir, ou seja, enquanto o orçamento não terminar;
  • Oferece menor credibilidade, em relação ao alcance orgânico.

Como melhorar o alcance orgânico no Facebook

Agora que tem noção da diferença entre os dois tipos de alcance e de como o Facebook apresenta o conteúdo, de seguida deixamos algumas dicas para melhorar o alcance orgânico no Facebook.

1. Conheça o público

O alcance orgânico tem como objetivo oferecer a melhor experiência possível ao utilizador. A melhor forma de garantir isto é através da produção de conteúdo de qualidade que vá de encontro aos interesses dos utilizadores.

2. Analise as métricas

Analise as métricas dos conteúdos que já tem. Analise quais os temas, assuntos e formatos que mais geram interação e quais não chamam tanto à atenção.

alcance do facebook: definição

3. Interaja o máximo possível

O algoritmo do Facebook entende que, quanto maior a taxa de interação, maior o engagement e, maior a relevância do post, ou seja, mais hipóteses tem em aparecer no feed.

4. Publique nos melhores dias e horários

O algoritmo do Facebook entende que se nos primeiros minutos um post não tiver uma quantidade significativa de interações, é entendido com menor relevância e, por isso, será mostrado para um menor número de pessoas. Por isso, é importante testar qual o dia e hora mais apropriada para publicar o conteúdo e assim ter um maior alcance e engagement.

5. Teste A/B

Analise o desempenho dos seus posts e faça testes. A partir do momento em que identificar qual o tipo de conteúdo que o público gosta, use essas informações para continuar a garantir os melhores resultados em termos de taxas de conversão.

Teste A/B: Exemplo

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