6 Segredos para criar copy para textos que vendem

Criar copy para textos que vendem é nada mais, nada menos do que utilizar um conjunto de palavras capazes de ajudar a divulgar, posicionar e elevar a sua marca aos primeiros lugares dos motores de pesquisa. É no fundo o segredo para vender mais.

Mas para vender mais, tem de utilizar técnicas para conquistar a atenção do público. Este conjunto de técnicas são nada mais, nada menos do que copywriting.

Continue a ler o artigo e saiba o que é o copywriting e conheça 6 dicas infalíveis para criar copy para textos que vendem.

Copywriting vs Content Writing

Copywriting ou Content Writing? Com certeza que já leu ou ouviu falar destes dois termos e se questionou qual é a diferença entre ambos. Provavelmente, achou que eram apenas duas formas de dizer o mesmo, mas não é. Apesar de muito semelhantes, há alguns aspetos que os distinguem.

O que é copywriting?

Copywriting é a arte de escrever mensagens altamente persuasivas com o objetivo de levar as pessoas a realizar uma ação imediata, tais como preencher um formulário de contactos, comprar algo ou simplesmente clicar num botão.

O copywriting é focado principalmente numa meta direta de curto prazo com grandes retornos.

O seu foco são os anúncios, emails e páginas  de vendas, landing pages e muito mais.

Quando se trata de marketing e publicidade da sua empresa, o copywriting é uma habilidade ou cargo de grande importância. E não basta que o copywriter escreva bem e não cometa erros ortográficos.

É preciso que tenha conhecimentos de marketing e até da mente e do comportamento humano para poder escrever as palavras certas, no momento certo, que despertem curiosidade, interesse e espoletem uma ação no leitor.

O que é Content Writing?

Content Writing inclui a redação de artigos para blog, publicações para as redes sociais, emails, eBooks e outros materiais que educam, divertem e informam o público sobre um determinado tópico.

O Content Writer foca-se em criar envolvimento com o público através de conteúdo relevante, para que com o tempo comecem a confiar na marca e se interessem pelo seu negócio e pelos seus produtos ou serviços.

A melhor parte deste tipo de conteúdo é que é gratuito para os leitores, portanto, o redator de conteúdo precisa de ter bons conhecimentos sobre otimização para os motores de pesquisa (SEO) para garantir que o público e, especificamente, as personas do seu negócio encontram os conteúdos.

Prova disto e de acordo com um estudo da Hubspot, cerca de 69% dos profissionais de marketing investem em SEO para criar copy para textos que vendem.

Antes de passarmos para os segredos do copy dos textos que vendem, é importante saber que, para escrever copy é necessário conhecer as técnicas que realmente funcionam e saber utilizá-las.

6 Segredos para criar um copy para textos que vendem

Agora que já entendeu o que é o Copywriting e o que o difere do Content Writer, está na hora de lhe dizermos o que é um bom copy para textos que vendem.

Deixamos-lhe 6 dicas de copywriting que a(o) vão ajudar a prender o leitor aos seus conteúdos e fazê-lo agir.

1. Crie títulos atraentes

É preciso captar a atenção do leitor pelo título e despertar curiosidade. Utilizar perguntas ou números nos títulos são formas de atrair o leitor, dado que geram interesse e organizam os pensamentos.

2. Utilize fórmulas de copywriting

Apesar de parecer clichê, utilizar fórmulas de copywriting continua a trazer resultados para as empresas.

Utilize-as para estruturar os textos e vai conquistar os seus objetivos, mesmo que ache que não nasceu para escrever.

Uma das fórmulas mais conhecidas para gerar vendas é o modelo AIDA:

modelo aida

Etapa 1: Atenção

A primeira etapa do modelo AIDA corresponde ao primeiro contacto entre o consumidor e a empresa. É uma etapa dedicada a atrair a atenção dos consumidores e merece especial atenção, dado que se esta etapa não acontecer, nenhuma das outras acontece.

Nesta etapa é fundamental conhecer bem as personas do seu negócio, dado que a persona representa o consumidor ideal para o seu produto/serviço.

A partir do momento que se identifica a persona, a comunicação fica mais fácil e isso permite que seja criado conteúdo diretamente para essa persona.

Etapa 2 : Interesse 

Na segunda etapa do modelo aida, pode explicar aos seus leitores ou potenciais clientes que o problema que enfrentam está a afetar negativamente as suas vidas.

Conte uma história envolvente que o faça “sentir” o problema como algo urgente, levando-o a procurar por uma solução definitiva.

Etapa 3: Desejo

A terceira etapa do modelo aida é a parte onde pode envolver emocionalmente o leitor para que queira o que lhe está a oferecer.

Aqui pode explicar as características do seu produto ou serviço e todos os benefícios relacionados. Ilustre como os benefícios vão dar resposta às suas necessidades e transformar as suas vidas.

Etapa 4: Ação

A última etapa do modelo aida representa a conversão do seu potencial cliente em cliente, cujo objetivo é persuadi-lo e levá-lo a agir.

3. Utilize palavras poderosas

Já ouvir falar em palavras de Copywriting? É verdade, existem palavras específicas que:

  • Despertam a atenção;
  • Ajudam a converter;
  • Despertam o senso de urgência;
  • Mostram a exclusividade do produto;
  • Apontam uma mudança depois da leitura;
  • Mostram os benefícios.

Deixamos-lhe uma lista com algumas das palavras que pode começar já a utilizar nos seus conteúdos:

  • Especialista;
  • Sucesso;
  • Oportunidade;
  • Desconto;
  • Foco;
  • Venda;
  • Maravilhoso;
  • Verdadeiramente;
  • Único;
  • Novo;
  • Segredo;
  • Escasso;
  • Desafiante;
  • Especial;
  • Alerta;
  • Raro;
  • Exclusivo;
  • Desafio;
  • Testado;
  • Famoso;
  • Destino;
  • Vitalício;
  • Forte;
  • Imediatamente;
  • Genuíno;
  • Limitado;
  • Fundamental;
  • Estranho;
  • Seguro;
  • Medo;
  • Coragem;
  • Proibido;
  • Raiva.

Flare Content - Instagram

4. Utilize Call to Action

Escolher o tipo certo de CTA no copy faz toda a diferença, dado que convida e estimula o leitor a realizar uma ação, dado que são palavras que criam um senso de urgência e indicam aos consumidores o que quer que seja feito.

O tipo de CTA escolhido dependerá muito do objetivo do negócio e público.

5. Menos é mais

Conteúdo converte, mas é importante que seja mestre do resumo se quer que o seu copy traga os resultados esperados em textos que vendem.

Cada texto que escrever deve conter o propósito com o mínimo de palavras possível. Deixe os textos longos, informativos e educacionais para o blog.

Ainda que possa estender-se em alguns conteúdos, é importante que se lembre do seu verdadeiro propósito: captar a atenção do leitor e levá-lo a agir.

Pense na principal lição que quer transmitir. Qual é o problema que está a resolver? O que vai o leitor exatamente conquistar ao ler o que escreveu ou a comprar o seu produto?

6. Defina o tom da sua marca

Para além da criar personas, este é um dos passos mais importantes que garantem que escreve um conteúdo bom e persuasivo.

Escrever sem uma direção, um estilo e um tom exclusivo não lhe vai trazer resultados. Imagine os seus leitores e aquilo que estão a sentir ao ler o que escreve. Utilize uma linguagem que qualquer cliente provavelmente usaria numa conversa normal com os amigos ou colegas de trabalho.

O objetivo aqui é criar um nicho exclusivo dentro da sua área de negócio. Fale com eles para que o entendam, de maneira simples e descomplicada, mas que transmita exatamente o que querem ouvir.

Comece por se concentrar em atrair a atenção do seu público-alvo. Utilize as fórmulas de copywriting e use uma linguagem poderosa que mexa com as emoções de quem lê. Os resultados vão certamente aparecer.

Conhecimentos aprofundados e específicos são fundamentais no momento de criar copy para textos que vendem. Mas sabemos que escrever não é uma tarefa tão simples como parece, ainda mais quando a intenção é realizar conversões.

Por isso mesmo, contar com profissionais que podem ajudar, pode fazer toda a diferença na estratégia de vendas.

Precisa de ajuda para criar copy para textos que vendem?

No meio de tanto conteúdo, destaca-se quem conseguir manter uma linguagem alinhada com o público.

Afinal de contas, a comunicação é a chave para captar a atenção dos leitores. A partir daí, é possível encantar, converter e fidelizar clientes.

Precisa de ajuda? A Flare Content pode ajudar o seu negócio a criar copy para textos que vendem. Entre em contato.

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