Um artigo de blog não desaparece depois de ser publicado, mas por quanto tempo se mantém interessante e relevante? O conteúdo evergreen é uma das estratégias mais eficazes para manter o conteúdo relevante ao longo do tempo.
Não tem prazo de validade e tem a capacidade de continuar a atrair tráfego orgânico ao longo do tempo, mas como se pode criar conteúdo que seja verdadeiramente intemporal?
Neste artigo, vamos explorar a importância do conteúdo evergreen e partilhar dicas práticas para criar conteúdo relevante. Continue a ler.
O que é Conteúdo Evergreen?
O conteúdo evergreen é um tipo de conteúdo produzido segundo regras de SEO que permanece relevante e atual para os leitores ao longo do tempo.
É um tipo de informação que não envelhece e que continua útil e interessante para o público-alvo mesmo com o passar do tempo.
Produzir este tipo de conteúdo é primordial para os blogs, já que possibilita conquistar novos clientes dentro do seu mercado, sem que seja necessário criar novos conteúdos regularmente.
O que Não é Conteúdo Evergreen?
Conteúdo que não é evergreen é útil e relevante apenas por um curto período de tempo. Eis alguns exemplos de conteúdo que não é evergreen:
- Notícias;
- Tendências;
- Eventos;
- Promoções limitadas;
- Lançamento de produtos.
É importante perceber a diferença entre conteúdo evergreen e conteúdo sazonal.
O que é Conteúdo Sazonal?
Conteúdo sazonal é aquele criado para ser relevante durante períodos específicos do ano. Atrai mais tráfego durante essas ocasiões, mas perde relevância fora delas.
Quais os Tipos de conteúdo Evergreen?
Alguns exemplos de formatos de conteúdo evergreen são:
- Guia passo a passo;
- Checklist;
- Perguntas frequentes (FAQs);
- Artigos de dicas;
- Recomendações;
- Glossário;
- Estudos de caso;
- Infográficos.
Por que é Importante o Conteúdo Evergreen numa Estratégia de Marketing Digital?
Produzir conteúdo evergreen garante uma visibilidade constante e possibilita um maior tempo de vida útil dos conteúdos, continuando a ser acedido por muitos utilizadores a longo prazo. Eis algumas das restantes vantagens:
1. Reforça a Autoridade da Marca
Um dos pilares do inbound marketing é a construção de uma marca forte na internet, que seja vista como referência.
Como sabemos, conhecimento gera autoridade. Marcas que demonstram e partilham conhecimento são vistas como mais credíveis, o que naturalmente se traduz, para a empresa, num aumento do volume de vendas.
Por consequência, o conteúdo evergreen reforça a autoridade de uma marca, pois agrega informações úteis e sem prazo de validade, com muito mais probabilidade de ficar gravado na mente no consumidor. Fazendo isto, fortalece a autoridade, que automaticamente será reconhecida como referência.
2. Referência Através de Backlinks
Quanto mais completo for o conteúdo, maiores são as probabilidades de outros sites fazerem referência, através de backlinks para o seu conteúdo. O conteúdo evergreen consegue aumentar, não só a quantidade, como a qualidade de links externos para o blog.
Ter backlinks é importante não só do ponto de vista de influência e prestígio, como também de autoridade perante os motores de pesquisa.
Isto acontece, porque a probabilidade de aparecer nos primeiros resultados aumenta, quanto maior for o número de sites que fazem referência a um link do seu site.
3. Melhora o SEO de um Site ou Blog
Alcançar o topo dos resultados dos motores de pesquisa garante mais visibilidade para a marca, acessos ao site e, consequentemente, aumenta o volume das vendas. Técnicas de SEO ajudam a melhorar o ranqueamento de um conteúdo nos motores de pesquisa, como por exemplo, do Google.
E produzir conteúdos completos, com informação relevante e capaz de atrair backlinks é um dos aspetos mais importantes de uma estratégia de SEO.
Entre os vários aspetos que o Google analisa na hora de ranquear uma página nos resultados de pesquisa é justamente a relevância das informações que oferece. E nisso o conteúdo evergreen é imbatível.
4. Segmenta Leads
O conteúdo evergreen tem um alto poder de gerar mais leads qualificadas, dado que, este tipo de conteúdo aborda assuntos que os visitantes podem estar à procura.
Assim, quando se deparam com um material no qual o utilizador consegue obter todas as respostas para as suas dúvidas num só lugar, as probabilidades de se converterem em lead são bem maiores.
5. Maior Retorno sobre o Investimento
Criar conteúdo evergreen exige um esforço inicial, mas o retorno sobre o investimento é duradouro.
6. Aumenta o Tráfego Orgânico
O principal objetivo do conteúdo evergreen é fazer com que os utilizadores acedam a esse mesmo conteúdo. O chamado tráfego orgânico acontece quando os utilizadores chegam ao local desejado naturalmente, sem a presença de investimento financeiro.
Neste método são utilizadas palavras-chave de alta relevância e otimização para motores de pesquisa. Assim, sempre que um utilizador faz uma pesquisa, é direcionado para a página que melhor responde às suas dúvidas.
7. Poupa Tempo
Ao criar conteúdo evergreen, há uma menor necessidade de criar novos conteúdos.
Como Manter o Conteúdo Evergreen Relevante ao Longo do Tempo?
Para manter o conteúdo evergreen relevante ao longo do tempo, é importante:
- Fazer otimização SEO: melhorar descrições, adicionar novos títulos, imagens e palavras-chave estratégicas;
- Melhorar o layout, adicionar imagens e vídeos para tornar o conteúdo mais apelativo e melhorar a experiência do utilizador para o tornar user friendly;
- Partilhar o conteúdo nas redes sociais e em campanhas de email marketing.
O que diz o Algoritmo do Google sobre Conteúdo Evergreen?
O algoritmo do Google valoriza o conteúdo evergreen pela sua relevância contínua. Deve ser otimizado com base nas boas práticas de SEO e atualizado com regularidade. Para além disto, o conteúdo deve ser bem estruturado e conter links internos e externos para melhorar a autoridade.
O Conteúdo Evergreen Ajuda a Melhorar o Ranking nos Motores de Pesquisa?
Sim, o conteúdo evergreen pode ajudar a melhorar o ranking nos motores de pesquisa. Se otimizado com palavras-chave, boas práticas de SEO e atualizado periodicamente, pode melhorar a classificação e a visibilidade nos resultados de pesquisa.
Como Ter Ideias de Conteúdo Evergreen?
Para ter ideias para conteúdo evergreen deve:
- Pesquisar por perguntas frequentes;
- Analisar as palavras-chave com um volume de pesquisa constante ao longo do tempo;
- Analisar a concorrência e retirar ideias de temas;
- Otimizar o conteúdo antigo.
Como Criar Conteúdo Evergreen?
Eis algumas das principais práticas para criar conteúdo evergreen:
Escolha um Tema Intemporal
Evite tópicos sazonais. Opte por criar conteúdo que oferece valor duradouro.
Atualize com Frequência
Embora o conteúdo evergreen seja intemporal, é importante rever periodicamente para garantir que está atual.
Otimize para SEO
Crie títulos, use palavras-chave e meta descrições, inclua links internos e links externos para melhorar o posicionamento nos motores de pesquisa.
Invista em Links Internos
Como já vimos anteriormente, um conteúdo evergreen tem grandes probabilidades de ter um bom ranking nos motores de pesquisa e de receber backlinks de outros sites.
Portanto, aproveite esta oportunidade e crie links internos nos seus artigos que levem até outros posts do seu site.
Com isto, os motores de pesquisa entenderão que o seu site possui outras páginas relevantes com conteúdo evergreen e será visto como uma autoridade.
Inclua Elementos Visuais
Inclua formatos mais dinâmicos como vídeos, imagens e infográficos.
Partilhe o Conteúdo
Partilhe o conteúdo nas redes sociais e newsletters.
Utilize Call to action (CTA)
Todo o conteúdo tem um objetivo. Por isso, é fundamental inserir uma chamada para a ação e estimular um novo passo na jornada de compra do utilizador.
Por exemplo, ofereça materiais de topo de funil, tais como: ebooks e infográficos. Desta forma, conseguirá captar leads e poderá fazer com que avancem para a próxima etapa do funil de vendas.
Portanto, investir em CTA’s é essencial para obter excelentes resultados.
Opte por Conteúdos de Topo de Funil
A fase do topo de funil é a etapa da jornada de compra onde o cliente ainda está a descobrir sobre o tema, a reconhecer que tem um problema e que precisa de encontrar uma solução.
É preciso reconhecer que os utilizadores podem ingressar em diferentes etapas no funil de vendas. Tudo depende do quão próximo a persona está do momento da compra.
No início, surgem dúvidas mais genéricas, normalmente associadas a conceitos. Um bom exemplo, neste caso, será produzir conteúdo com o título “o que é conteúdo evergreen”.
Atualizar Conteúdos Antigos Pode Fazer a Diferença na sua Estratégia
Se está a pensar em trabalhar com conteúdo evergreen, é importante saber que em alguns casos, por mais que o conteúdo seja intemporal na época em que foi escrito, fazer atualizações é uma ação necessária. Na altura, fez sucesso, mas lendo agora percebe que algumas coisas mudaram desde então.
Deste modo ao invés de criar material do zero, o melhor caminho é atualizar o conteúdo antigo, tornando-o ainda mais completo e otimizado.
Incluir a produção de conteúdo evergreen na sua estratégia é essencial. Talvez a principal vantagem de criar um conteúdo deste tipo esteja relacionada com o poder que terão a longo prazo, isto é, o que é publicado hoje, poderá ser pesquisado e encontrado a longo prazo. Para além de ter um prazo de validade maior, ajuda a qualificar as leads do seu negócio.
Se a sua empresa ainda não possui uma estratégia de conteúdo, fale connosco. Dispomos de um conjunto de serviços de marketing digital e ajudamos a planear, implementar e avaliar os resultados de uma estratégia perfeitamente adaptada aos objetivos da sua empresa.
- Written by: flarecon
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